Sentei-me ontem na cadeira de uma sala de cinema. Sentia-me ansiosa para ver o filme que mais interesse me suscitou nos últimos tempos. A sala estava cheia, entre sussurros e ruídos de pipocas, o filme começou e as minhas expectativas estavam ao rubro.


"Cisne Negro" é um alucinante thriller  psicológico de Darren Aronofsky (autor do também controverso "O Lutador"), que conta a história de Nina (Natalie Portman, nomeada para o Óscar de melhor actriz), uma bailarina do New York City Ballet que vive exclusivamente para a dança e que vê a seu sonho, interpretar o papel principal como Rainha dos Cisnes no clássico “Lago dos Cisnes”, tornado realidade.


Controlada pela mãe (uma antiga e frustrada bailarina) e coagida pelo seu mentor Thomas, que a considera pura e inocente como o Cisne Branco mas insuficiente na sensualidade e envolvimento para interpretar o Cisne negro, Nina vive o drama da sua vida.


Decidida a provar a Thomas que conseguirá demonstrar o seu lado mais sedutor, entrega-se totalmente ao seu papel tornando-se incapaz de distinguir o sonho da realidade. Constantemente perseguida por imagens e sensações que não consegue entender, a vida da bailarina gira em torno desta ambiguidade.


Sem conseguir controlar os seus actos e emoções, Nina luta contra tudo o que considera uma ameaça à sua permanência como Rainha dos Cisnes e passa por uma serie de transformações físicas e mentais, reais ou imaginárias. Dominada pelo seu lado negro, a bailarina é conduzida às mais variadas situações de descontrolo, o que nos permite antecipar um desfecho trágico.

 

 

Com um maravilhoso desempenho da actriz Natalie Portman, "Cisne Negro- nomeado para cinco Óscares da Academia, faz um jogo de carácteres, pois o Cisne Branco remete para o nosso “eu” mais puro e ingénuo, onde a inocência está em destaque, o que contrasta com o Cisne Negro, carregado de sensualidade, poder e confiança, aquele que se destaca e impõe. Este filme aborda o tema da dualidade numa sistemática mudança entre o sonho e o real, o bom e o mau, sendo que a instabilidade da mente humana é colocada em evidência assim como a avassaladora ambição de triunfar.


O brilhante e genial trabalho de Aronofsky transporta o seu dualismo para a plateia, que se questiona já rendida ao que vê. Inquietante e sedutor, obriga-nos a ler nas entrelinhas o que nos prende ao ecrã desde o inicio. Arrojado e complexo, confunde-nos a meio mas surpreende-nos com o final que nos deixa insatisfeitos e absolutamente maravilhados.


Saí da sala de cinema com as minhas expectativas superadas e com o meu “cisne interior” desafiado.

 

 

Exibições: 362

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Bretes em 14 Fevereiro 2011 às 1:14

Acabei de ver o filme pela segunda vez e reparei em alguns pormenores interessantes que não dei importância na primeira visualização.

será que alguém viu outros? ;)


Nina retira os Brincos na primeira vez que visita Beth no hospital. Agora percebo porquê;afinal os Brincos eram roubados a Beth e ela devolve-os na segunda visita.



Quando está no Bar, Tom pergunta a Nina o nome e ela responde-lhe que é bailarina.Em vez de dizer o seu nome.
Não é estranho? É mais ou menos nesta altura que ela começa a sentir-se em primeiro lugar Bailarina em oposição ao seu próprio "eu" individual


Há uma primeira cena em que ela pega no pau, e quando ouve a mãe,esconde o pau debaixo da cama. Ainda é timida e mas prestes a perder a pureza que a caracteriza no inicio...

A segunda vez é quando chega a casa, acontece aquela cena perturbadora com a mãe. Nina olha para a mãe e fecha-se no quarto com a porta trancada com o pau. E a seguir é a cena com a amiga. É aqui que ela perde toda a pureza e inocencia perante ela propria ( e tb perante a mãe)

E por fim, a erupção na pele começa a acontecer muito antes de darmos conta porquê que aquilo está acontecer...

Comentário de Erica Duarte em 12 Fevereiro 2011 às 3:58

Até à data é o meu favorito ao Óscar de melhor filme, assim como Natalie Portman ao de melhor actriz.

Comentário de Hugo França em 11 Fevereiro 2011 às 23:33

Eu adorei o filme, apesar de não ser fã de bailados fiquei com curiosidade em ver a peça.

Desde de "Requiem for a Dream" que Darren Aronofsky se tornou num dos meus realizadores favoritos, excelente crítica.

Comentário de Pedro Castanheira em 9 Fevereiro 2011 às 19:17

Quando vou ao cinema, o objectivo é ver um filme que me ponha bem disposto e sorridente. Claro que este filme não será um desses casos. No entanto, a dança é uma paixão e se for bem interpretado, o que não é fácil, então, não podemos perder a oportunidade de o ver.

Ok, vou comprar bilhetes.

Comentário de Erica Duarte em 9 Fevereiro 2011 às 10:42
Devido à complexidade do filme, é possivel que algumas pessoas não gostem ou até mesmo não percebam. Mas as críticas, no geral, são muito boas. Eu achei genial. Espero que não te desiludas Inês!
Comentário de Inês Sousa Almeida em 9 Fevereiro 2011 às 3:51

O Lago dos Cisnes é um dos meus bailados preferidos e tenho um bocadinho de medo de ir ver o filme, não vá ser uma desilusão e estragar o meu Lago dos Cisnes. Mas, com a tua sugestão, fiquei aliciada a ir ao cinema.

Boa crítica.

Comentário de Filipa Studer em 7 Fevereiro 2011 às 15:58

Obrigada pela sugestão Érica. Fiquei cheia de curiosidade...

A dança é uma das minhas grandes paixões e o Lago dos cisnes um dos meus bailados favoritos. Sem dúvida a não perder!

Comentário de Erica Duarte em 6 Fevereiro 2011 às 4:26

Se esta interpretação de Natlie Portman não valer um Óscar, então não sei que mais valerá!

Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 6 Fevereiro 2011 às 3:34

Este é, sem a menor dúvida, o papel da vida de Natalie Portman e que, com toda a certeza, vai premia-la com o seu primeiro Óscar.

O filme é deslumbrante, mas a perfeição com que Natalie interpreta o papel bifacetado de uma bailarina em conflicto, é sem dúvida o grande trunfo desta obra prima, uma das muitas de Aronofsky.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço