Em 2008, durante o meu período ERASMUS em Valência, vi um filme inesquecível, chocante, uma super-produção espanhola que foi apenas a primeira de muitas que depois vim a ter o prazer de apreciar. Soube através da dica da Agenda MyGuide, dada pela Inês M.C., que na passada quinta-feira este filme que tanto me marcou veio agora para Portugal, e está em exibição até ao final do próximo mês de Abril no cinema do Monumental, em Lisboa.

Baseada em factos reais, Camino conta a história de uma apaixonante menina, que vive no seio de uma família da Opus Dei, em Madrid. Camino (Nerea Camacho) tem apenas 11 anos, mas já se distingue a vários níveis: é uma aluna exemplar, uma óptima filha, uma amiga querida por todos e uma fervorosa crente na palavra de Jesus Cristo. Por um lado, com a exigência e disciplina religiosa de sua mãe, Glória (Carme Elias), por outro com o colo carinhoso de um pai amoroso e dedicado, mas descrente, José (Mariano Venancio), Camino vive entre dois mundos: o que a leva ao caminho da fé e da devoção total a Jesus, e o mundo dos contos de fadas e das mais mirabolantes fantasias e aventuras, normal em qualquer pré-adolescente ávida de vida e sensações.

 

Tardiamente detectado, um tumor cresce na medula de Camino, comprimindo vários dos mais importantes discos da coluna cervical, o que comprometerá, ao longo de uma provação quase sobre-humana, todos os movimentos e funções vitais do seu corpo.

Camino inicia assim uma viagem onde explora a fé, que nada mais é que a força do amor, amor esse maior que tudo o que há no mundo. Um amor por Jesus, Jesus Cristo? Ou um amor por Jesus, o menino do clube de teatro por quem Camino tem uma profunda paixão adolescente?

 

Nesta brilhante longa-metragem de Javier Fesser, a crítica à instituição religiosa da Opus Dei é dura e sem meias palavras. Os limites da fé, os caminhos por onde nos pode levar uma crença cega e sem porquês, as dúvidas e certezas de pessoas que vão ao limiar da força humana para provar algo, pessoalmente, impossível de aceitar. Com a espantosa actuação de Manuela Velles, no papel de Nuria, irmã mais velha de Camino que, após uma desilusão amorosa, decide seguir o caminho religioso, confinando-se numa casa de formação espiritual da Opus Dei, onde a ordem, o rigor e a disciplina religiosas são levadas a um extremo por muitos desconhecido, por outros contestado.

 

Com ou sem veracidade aprovada, Camino é um filme com uma fotografia exemplar e uma edição muito interessante e particular. Já para não falar nos efeitos especiais que não deixam absolutamente nada a desejar a um qualquer filme Hollywoodesco do mesmo género.

 

Não percam. Encontrem o "Camino" do cinema mal possam, porque não se vão arrepender.

Exibições: 758

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 31 Março 2011 às 21:38
Não te preocupes Inês! Garanto-te que a espera vale a pena, porque é um filme realmente fantástico. E tenho a certeza que vais fazer um óptimo comentário;)
Comentário de Inês M.C em 31 Março 2011 às 17:17

Oh pá, acreditam que ainda não fui ver o filme?....

Vi o trailer, achei que devia ser muito bom, venho para aqui recomendá-lo lol e depois....nada....lol

No outro dia fui toda lançada e depois é que me apercebi que já só está em exibição no Monumental...ia tendo um ataque...zinho, porque não tinha sessão para as horas que eu podia...

Portanto, quero ver se não passa deste fim-de-semana porque tou mesmo ANSIOSA!!!!!

E tabém quero comentar com qualquer coisa a sério, quer dizer....

:-)

Comentário de Ana Pracaschandra em 30 Março 2011 às 11:37
Imperdível mesmo! Um filme muito mágico que me provocou uma montanha russa de emoções..é bom sair-se "vivo" do cinema, sentir que acrescentámos algo à nossa pequena existência. Foi muito bom ver este filme no Monumental sábado passado.
Comentário de Natacha Costa em 29 Março 2011 às 12:56
Claúdia mais uma vez convenceste-me a ver este filme. Não sou muito religiosa mas adoro assuntos relacionados com religião, dão sempre muito que falar...Gostei imenso de toda a tua crítica e adorei esta frase: "Os limites da fé, os caminhos por onde nos pode levar uma crença cega e sem porquês, as dúvidas e certezas de pessoas que vão ao limiar da força humana para provar algo, pessoalmente, impossível de aceitar."

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço