É habitual surgirem de ano para ano alguns Biopic, género apreciado pela academia, sendo que os relacionados com o desporto têm sempre muitos adeptos. “The Fighter” acompanha a carreira de um lutador de boxe e a sua relação com a família e é precisamente de luta que fala, não apenas a luta no ringue, mas a luta para trilhar um caminho pessoal e profissional, descarnado da manipulação e pressão constantes na sua relação familiar.

O filme não deixa de ser convencional e é realizado de uma forma bastante leve, ao ponto de não conseguir ser superior a títulos do género, na sétima arte, como “Raging Bull” e “Million Dollar Baby”, mas merece destaques ao nível do elenco. Um desses destaques vai para Christian Bale, no papel de Dicky Ecklund, o irmão viciado em Crack, também ele ex-lutador, e treinador do candidato a campeão de boxe, encarnado por Mark Wahlberg. Bale mostra o amadurecimento na sua interpretação, se começarmos a analisar o seu percurso no ano 2000 onde encarna Patrick Bateman, em “American Psycho”, filme adaptado do romance homónimo de Bret Easton Ellis, passarmos por “The Machinist” em 2004 e pelos dois filmes de Christopher Nolan, onde encarna Batman,  ou mesmo “Harsh Times”, filme de 2005, podemos confirmar efectivamente esse facto em “The Fighter”. O papel é tão forte que ofusca o papel principal de Wahlberg como Micky Ward. Outro destaque na interpretação vai para Melissa Leo no papel da mãe Alice Ward, a matriarca que quer controlar tudo e todos, sem esconder a predilecção pelo filho problemático, Dicky Ecklund.

Enquanto Micky Ward conseguiu cumprir aquilo a que se propôs, marcar de forma equilibrada o seu nome na história do boxe, não abdicando, mas tornando-se mais independente da teia familiar, Mark Wahlberg não conseguiu marcar o seu nome no filme, se comparado a Christian Bale, apesar da sua interpretação sóbria.

Micky Ward: “I'm the one who's fighting. Not you, not you, and not you..” – Na corrida aos Óscares não será assim

 

Exibições: 339

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Erica Duarte em 18 Fevereiro 2011 às 14:20
Pensei que seria só mais um típico filme be boxe mas de facto surpreendeu-me bastante! Gosto muito do Mark Wahlberg e o Christian Bale está perfeito neste filme.
Comentário de Inês Sousa Almeida em 18 Fevereiro 2011 às 11:04
Adoro o Million Dollar Baby e o Cinderela Man, de certeza que também vou adorar este, apesar de serem todos completamente diferentes.
Comentário de Susana Monteiro Fonseca em 17 Fevereiro 2011 às 18:21

Sem dúvida que o Christian Bale é merecedor, vamos ver se é contemplado.

Esqueci-me de referir o Cinderela Man, outro bom exemplo no género

Comentário de Inês Sousa Almeida em 16 Fevereiro 2011 às 21:34

Cinderela Man!

 

Quero ir ver este filme, deve ser fantástico.

Comentário de Milene Cabral em 16 Fevereiro 2011 às 16:39
eu simplesmente adorei e vim rendida com o Christian Bale que espero que leve o óscar porque está mm genial....obrigada pela tua crítica mais uma vez. bjo
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 16 Fevereiro 2011 às 15:33
Adorei o filme! Não tinha muita expectativa e surpreendeu-me. Mas realmente penso que a grande estrela de toda a produção é o Christian Bale. Fiquei chocada com a personagem. O desempenho dele foi simplesmente brilhante. Um óptimo candidato ao Óscar de melhor actor secundário;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço