CULTURA: Façam o favor de "rentrer"!

Por mais que custe virar as costas às férias, sabe bem voltar à cidade e aproveitar a sua agitação cultural que, por esta altura, é sempre reforçada.


Depois de alguns dias de preguiça total (para quem teve essa sorte!), com lugar na primeira plateia para o mar ou para um qualquer outro espectáculo da natureza, o palco agora é outro. Nas cidades, as portas dos principais centros culturais e salas de espectáculo reabrem-se e aliciam com programação sugestiva. Perante a oferta, é chegada a hora de fazer escolhas. Deixamos aqui uma selecção de eventos a não perder no próximo trimestre. Goze-os o mais que puder. Afinal, não são só os políticos que têm direito a uma rentrée!


CONCERTOS:


Six Organs of Admitance – 9 Set, Culturgest Porto; 10 Set, Teatro Maria Matos, Lisboa
Apontado como um dos grandes escritores de canções e guitarristas dos Estados Unidos da última década, Ben Chasny regressa a Portugal para apresentar “Asleep on the Floodplain”, disco gravado longe dos estúdios.
Para estas actuações vamos poder escutá-lo a solo, em guitarra acústica e voz, porventura a forma mais plenamente recompensadora de assistir a um concerto deste músico.

Anna Calvi – 12 Set, Hard Club, Porto; 13 Set, Lux, Lisboa

Depois de ter dado nas vistas no Optimus Alive'11, Anna Calvi volta a Portugal para apresentar o seu álbum de estreia, editado em Janeiro deste ano. A artista britânica foi incluída na lista da BBC de 15 promessas para 2011.


Estrela Morente – 15 Set, Coliseu dos Recreios
A menina que reinventou o flamenco apresenta-se no Festival Flamenco de Lisboa 2011.


Sérgio Godinho – 16 Set, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

“O escritor de canções” está de regresso com “Mútuo Consentimento”, o seu novo disco, um trabalho constituído por 11 novas canções como só ele nos sabe oferecer. 


Abdullah Ibrahim Solo – 17 Set, Culturgest, Lisboa
É um dos grandes nomes do jazz dos nossos dias. A sua música, de um lirismo quase místico, estabelece uma relação orgânica entre o jazz americano e as suas raízes africanas. O último CD a solo que gravou, Senzo (2008), recebeu rasgados e merecidos elogios da crítica.

Owl City – 20 Set, Campo Pequeno, Lisboa
O multi-instrumentista norte-americano Adam Young traz pela primeira vez a Portugal o seu projecto a solo.

António Zambujo – 24 Set, Culturgest, Lisboa
“Guia”, o seu mais recente disco, foi considerado, por publicações portuguesas e estrangeiras, como um dos melhores do ano. O trabalho evidencia as suas maiores influências musicais: o cante alentejano, a música brasileira, o jazz, a e o fado. Esta noite, para além de interpretar temas de “Guia”, traz consigo o Grupo de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti – 1 Out, CCB, Belém
Dois dos músicos mais conceituados no panorama da música portuguesa juntaram-se em 2010 para uma produção musical inédita. A obra parte de uma fusão e harmonia entre as personalidades de Carlos do Carmo, um dos mestres do fado, e Bernardo Sassetti, o prodígio do jazz em Portugal.

Peter Murphy – 1 Out, Hard Club, Porto; 2 Out, Coliseu dos Recreios, Lisboa

O mítico músico britânico Peter Murphy vem a Portugal para apresentar o novo álbum de originais, "Ninth", trabalho muito bem recebido pela crítica.


Within Temptation – 11 Out, Coliseu do Porto; 12 Out, Coliseu dos Recreios, Lisboa
Os concertos da banda holandesa terão por base o seu quinto disco de originais, "The Unforgiving", editado este ano e que, além de ser considerado o mais arrojado trabalho da sua discografia, é um álbum cujo conceito envolve uma banda desenhada que acompanha cada tema.


Sintra Misty – 13 a 23 Out, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

Festival de Outono recheado de boa música. O programa inclui nomes como: Stuart A. Staples (dia 13), Sara Tavares (dia 14), Mzgani, Dead Combo (dia 15), John Grant (dia 20), Howe Gelb, Sean Riley and the Slow Riders, (dia 21), Jay-Jay Johanson (dia 22), The Legendary Tiger Man (dia 23). A completar, há uma mostra de cinema “Misty Sessions”, com programa ainda a anunciar.


The Mission – 14 Out, Hard Club, Porto; 15 Out, TMN ao Vivo, Lisboa
Os The Mission vão voltar com três dos membros originais - Hussey, Adams e Hinkler - para uma digressão por toda a Europa, com passagem por Portugal. A promessa é a de apenas tocar os êxitos antigos.


James Blunt – 16 Out, Coliseu dos Recreios, Lisboa
A sua pop melódica tornou-o num dos músicos com maior sucesso de vendas internacionais. O seu último trabalho, “Some Kind of Trouble” estreou-se em 4º lugar no Reino Unido, vendendo mais de 100.000 cópias na primeira semana. “Stay the Night” foi o single de lançamento, produzido pelo próprio músico, em parceria com Linda Perry, produtora e compositora de alguns dos maiores hits da música pop.


Nneka – 20 Out, TMN ao Vivo, Lisboa; 21 Out, Hard Club, Porto
Nneka está de regresso a terras lusas para um espectáculo novo de apresentação do seu mais recente trabalho."Soul is Heavy" conta com a colaboração de nomes como Black Thought (The Roots) no tema "God Knows Why", e Ms. Dynamite em "Sleep", com Nneka a afirmar as suas credenciais como uma estrela em rápida ascensão na música de intervenção negra.

Bonnie Prince Billy – 23 Out, C. Cultural Vila Flor,  Guimarães; 24 Out ,Teatro Maria Matos, Lisboa
Entre a sua vida paralela no cinema e a sua escrita regular de canções, Will Oldham arranja sempre tempo para vir à Europa e visitar os públicos que o amam. Volta a Portugal, agora com um grande e inédito ensemble, para voltarmos a ouvi-lo de modo diferente.

Guano Apes – 29 Out, Coliseu dos Recreios, Lisboa; 30 Out, Coliseu do Porto

Depois de um hiato de alguns anos, regressam a Portugal para gáudio dos fãs. Anunciam agora o seu quarto álbum, que irá ser lançado em Abril com o nome de “Bel Air”.


Corvos – 31 Out, CCB, Lisboa
No Dia das Bruxas, os Corvos comemoram 13 anos de existência. Celebram-nos no CCB com a novidade do primeiro álbum de originais da banda, “Medo”.

Yes – 3 Nov, Coliseu Recreios, Lisboa

Os autores de sucessos como "Owner of a Lonely Heart", "Love Will Find a Way" ou "Lift Me Up" estarão em Lisboa para um concerto único. A banda londrina pioneira do rock progressivo editou até à data 21 álbuns de estúdio, o último dos quais "Fly From Here" em Junho deste ano.

Piers Faccini – 3 Nov , TMN ao Vivo, Lisboa
Com a guitarra, por vezes com a harmónica, Faccini liga-se a uma longa tradição de "singer-songwriters”. Tem um novo trabalho, "My Wilderness", para apresentar.

The Antlers – 3 Nov – Lux, Lisboa
Estreia ao vivo em Portugal dos indie-rockers nova-iorquinos que editaram este ano o quarto longa-duração, "Burst Apart", trabalho que recebeu rasgados elogios da crítica especializada.

Caetano Veloso e Maria Gadú – 3 Nov, Pavilhão Atlântico, Lisboa; 5 Nov; Pavilhão Rosa Mota, Lisboa
A eterna referência e o talento emergente da música brasileira juntam-se para dois imperdíveis espectáculos em Portugal.


Rinôcerôse – 5 Nov – Coliseu Recreios, Lisboa
A banda francesa promete um espectáculo explosivo e incomparável em termos visuais e sonoros. A banda portuense X-Wife faz a primeira parte.


Peter Frampton – 5 Nov, Pavilhão Atlântico, Lisboa
O guitarrista britânico Peter Frampton vai trazer a Portugal a Frampton Comes Alive! 35th Anniversary World Tour, onde toca na íntegra o seminal e multi-platinado "Frampton Comes Alive!".

Britney Spears – 9 Nov, Pavilhão Atlântico, Lisboa
A artista norte-americana vem a Portugal apresentar o novo álbum, "Femme Fatale" (2011), mas não deixará de revisitar os grandes êxitos da sua carreira.


Aurea – 11 Nov, Coliseu do Porto;  18 Nov, Coliseu dos Recreios, Lisboa
Para terminar com chave de ouro este ano ininterrupto de emoções, conquistas e muito trabalho, Aurea levará o seu espectáculo tão especial ao palco dos Coliseus, com algumas novidades.


GNR – 12 Nov, Coliseu do Porto; 19 Nov, Coliseu dos Recreios
A banda que dispensa apresentações celebra este ano 30 anos de carreira com a reedição de toda a sua discografia, concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto e álbum novo intitulado "Voos Domésticos".

Girls – 29 Nov, Lux, Lisboa; 30 Nov, Casa da Música, Porto
Os indie-rockers californianos vêm a Portugal para dois concertos em nome próprio, no qual apresentarão o novo disco, "Father, Son, Holy Ghost", a editar dia 13 de Setembro.

B Fachada – 6 e 7 Dez, Culturgest, Porto

O cantautor acaba de editar mais um marco da produção artística nacional, "Deus, Pátria e Família”. Apresentar-se-á em canções para piano e voz, mas o reportório completo ainda está por definir.


Bryan Adams – 15 Dez, Pavilhão Atlântico, Lisboa
Um espectáculo que vai percorrer a interminável lista de sucessos do cantor com canções como "Cuts Like A Knife", "Summer of ''69", "Kids Wanna Rock", "Can''t Stop This Thing We''ve Started", "(Everything I Do) I Do It For You", “Heaven” e “Run To You”, entre muitas outras.


Rihanna – 17 Dez, Pavilhão Atlântico, Lisboa
Apresentação do novo trabalho “Loud”, da artista que em 2011 foi nomeada para 4 Grammys.


FESTIVAIS:


Deste Viver Aqui Neste Palco Escrito – 15 a 18 Set, S. Luiz, Lisboa
Quatro dias de festa dedicados a António Lobo Antunes.


Big Bang – Festival Europeu de Música e Aventura para Crianças – 14 e 15 Out, CCB, Lisboa
O festival reúne compositores, músicos e performers, tanto portugueses como europeus, empenhados na apresentação de música não comercial para crianças.

Festival Temps D’Images -28 Out a 5 Nov, vários espaços em Lisboa
Festival que persiste há nove anos num caminho de criação, de revelação, de proposta de encontros entre criadores que propiciam o cruzamento de linguagens artísticas, sempre com a imagem como referente último.
Ciclo Andrei Tarkovsky – 7 Nov a 4 Dez, CCB, Lisboa
Um ciclo sobre um dos mais importantes cineastas russos e um dos mais notáveis realizadores da historia do cinema, cujo eixo central é a apresentação de sete obras de culto cinéfilo. A programação do ciclo inclui ainda concertos, debates e uma exposição de fotografias de sua autoria.

Festival Lisboa Mistura – 25 a 27 Nov, S. Luiz, Lisboa
Lisboa Mistura é um espaço de encontro entre pessoas de várias proveniências geoculturais, que mistura músicas, dança, vídeo e poesia.


InShadow – 4 a 11 Dez, S. Luiz, Lisboa
O Festival InShadow afirma-se como uma referência internacional no território da criação contemporânea interdisciplinar - vídeo, performance e tecnologias.


CINEMA:


Douro Film Harvest – 5 a 11 Set
Tem como principal objectivo aliar as paisagens únicas do Douro, onde nascem alguns dos melhores vinhos do Mundo, a uma «colheita» de filmes premiados. A terceira edição deste festival que se distribui por Alijó, Pinhão, Vidago e Favaios, tem com convidados de honra o realizador brasileiro Cacá Diegues, e José Wilker, Stefan Ruzowitzky e Ruy de Carvalho como convidados especiais.

 

Motel X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa – 7 a 11 Set – Cinema S. Jorge, Lisboa

Os filmes norte-americanos são os protagonistas nesta edição do festival de cinema de terror. O homenageado, desta vez, é um dos mais aclamados realizadores contemporâneos de cinema de género, Eli Roth, autor de “Cabin Fever” e dos dois “Hostel”, em exibição durante o Festival. Na secção principal do MOTELx, Serviço de Quarto, destaca-se o regresso de dois nomes históricos, John Landis e John Carpenter, com “Burke & Hare” e “The Ward”, respectivamente. Entre outras novidades, a actual edição volta a premiar a Melhor Curta de Terror Portuguesa.


Meia-Noite em Paris - 15 Set
"Meia-Noite em Paris" é o postal de namorados de Woody Allen à cidade da Luz, uma cidade que ele coloca, em estima, ao nível de Nova Iorque. Conta a história de uma família que viaja até lá em negócios, de um casal, prestes a casar, que durante a sua estadia vai viver um conjunto de experiências que lhes muda a vida, e ainda a história do amor de um jovem pela cidade, e da ilusão, que quase todos partilhamos, de que a vida dos outros é sempre melhor do que a nossa.


15.º Queer Lisboa – Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa – 16 a 24 Set, Cinema S. Jorge
Sob o signo da Transgressão, o Queer Lisboa 15 promete apresentar o melhor cinema queer produzido nos passados dois anos, nas suas secções competitivas para a melhor longa-metragem, melhor documentário e melhor curta-metragem.


Submarino – 29 Set
Filme do realizador britânico Richard Ayoade com música de Alex Turner dos Arctic Monkeys

docLisboa – IX Festival Internacional de Cinema - 20 a 30 Out, Culturgest, Lisboa
11 dias para partilhar um retrato vivo e cinematográfico do estado do mundo e da linguagem do documentário.

TEATRO:


É Como Diz o Outro – A partir de 6 Set, Casino Lisboa

Com encenação a cargo de Tiago Guedes, “É Como Diz o Outro” é uma peça de teatro de comédia que descreve o quotidiano de dois amigos (Bruno Nogueira e Miguel Guilherme) que trabalham juntos, frente a frente. A peça é baseada nos textos escritos e interpretados por Henrique Dias e Frederico Pombares, na rubrica com o mesmo título, emitida no “Cinco Para a Meia – Noite”, da RTP2.


Amadeus - 8 Set a 6 Nov, Teatro N. D. Maria II

Em “Amadeus”, de Peter Shaffer, teatro, música e ficção histórica cruzam-se e são muitos os caminhos abertos pelo ímpeto de vingança de um homem, Antonio Salieri (Diogo Infante), compositor da corte austríaca no século XVIII, em relação a Wolfgang Amadeus Mozart (Ivo Canelas), prova viva de que “a música é a arte de Deus”.


Saturday Night – 15 a 18 Set, Teatro Nacional S. João; 22 a 25 Set, S. Luiz, Lisboa
Concebido por Matthew Lenton dos escoceses Vanishing Point, “Saturday Night” é a irmã mais nova – e também mais sombria e mais surreal – de “Interiors”, o multi-premiado espectáculo que trouxe para a linha da frente da cena europeia uma companhia que vem afirmando uma refrescante linguagem, evocativa e hipnótica.


Rosmersholm – 11 e 12 Out, Teatro Maria Matos, Lisboa
Trabalho de encenação de Gonçalo Waddington para esta que é considerada uma das obras-primas do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen.

Não Se Brinca com o Amor – 19 Out a 19 Nov, Teatro da Politécnica, Lisboa 
Peça escrita por um rapaz de vinte e poucos anos, Alfred de Musset, na volta do incurável desgosto de amor, é a proposta dos Artistas Unidos.


Contos Africanos a partir de Shakespeare – 28 e 29 Out, CCB, Lisboa
Encenador de vários textos de Shakespeare, Krzysztof Warlikowski cria agora a sua própria visão de um herói shakespeariano, com um espectáculo baseado nas peças “Otelo”, “O Mercador de Veneza” e “Rei Lear”.

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? – 24 Nov a 29 Jan, Teatro. N. D. Maria II, Lisboa
Obra-prima da dramaturgia contemporânea, esta é uma peça que nos leva até à sala de estar de um dos casais mais memoráveis - George (Virgílio Castelo) e Martha (Maria João Luís) -, numa noite de revelações, de jogos perigosos e de mútuas agressões.


Dias a Fio – 10 a 20 Nov, S. Luiz, Lisboa
Vinte anos depois de “Nunca Nada de Ninguém”, fresco acutilante da sociedade yuppie da última metade dos anos oitenta, fresco com gente embriagada pela ideia do sucesso, Luísa Costa Gomes e Ana Tamen voltam a encontrar-se para pintar uma paisagem mais sombria, mas não menos grotesca. Os dias, hoje, passam a fio entre os restos de sonhos que afinal são frias transacções imobiliárias. Ou nem isso.


Tristeza e Alegria na Vida das Girafas – 24 a 26 Nov, Culturgest, Lisboa
Este espectáculo baseia-se na história verídica de uma menina de nove anos que desapareceu durante um dia inteiro e atravessou Lisboa sozinha pela primeira vez na vida. Baseando-se no trabalho escolar desta criança e em relatos reais dos intervenientes, Tiago Rodrigues escreve e dirige um espectáculo que aborda o universo infantil mas é destinado ao público adulto. Que mundo imaginam as crianças a partir das palavras dos adultos?

Companhia Maior – 8 a 11 Dez, CCB, Lisboa
Neste espectáculo, composto por artistas com mais de 60 anos, Clara Andermatt irá experimentar uma abordagem distinta daquela que tem vindo a explorar em trabalhos como “Natural” ou “Durações de um Minuto” nos quais a faixa etária dos intérpretes e a sua experiência de vida eram por si só pretexto e mote para o desenvolvimento da criação.

DANÇA:

Violet – 15 a 17 Set, Teatro Maria Matos, Lisboa

Após um período de colaborações artísticas e cruzamento com outras formas de arte, Meg Stuart volta, em “Violet”, ao movimento como o seu motor principal, colocando a par com a coreografia uma alquimia dos sentidos.

19.ª Quinzena de Dança de Almada – 28 Set a 15 Out, Almada, Montijo, Lisboa, Odivelas e Sesimbra
A Companhia de Dança de Almada leva o melhor da Dança Contemporânea às cidades de Almada, Montijo, Lisboa, Odivelas e Sesimbra.


Ballet National de Marseille – 29 e 30 Nov – CCB, Lisboa
O programa que o Ballet National de Marseille traz ao CCB reúne três dos mais marcantes coreógrafos da actualidade – Frederic Flamand, director da companhia, Lucinda Childs e William Forsythe – que propõem uma breve viagem pelos caminhos da dança contemporânea.

Romeu e Julieta – 10 a 22 Dez, T. Camões, Lisboa
Esta versão de "Romeu e Julieta", coreografada pelo sul-africano John Cranko para o Teatro alla Scala de Milão em 1958, foi estreada pela Companhia Nacional de Bailado no ano de 2001 e é, ainda hoje, uma das versões coreográficas de referência.

Orphée – 16 a 18 Dez, Culturgest, Lisboa
Com esta criação a dupla Montalvo-Hervieu convida-nos a um mergulho extravagante nas profundezas do mito de Orfeu. Estes dois filhos de Dada souberam ao longo dos anos conquistar todos os públicos, dando a ver mundos coreográficos e visuais de uma riqueza exuberante. Esta leitura do mito de Orfeu marca uma viragem no seu trabalho, a meio caminho entre a ópera e a comédia musical, misturando vídeo, hip-hop, dança contemporânea e africana, canto e mesmo dança sobre andas…


ESPECTÁCULOS:


PSY – 7 a 9 Out , Culturgest, Lisboa

Les 7 doigts de la main é uma companhia de novo circo criada em 2002 em Montreal, Canadá, por sete artistas que decidiram combinar as suas personalidades, os seus talentos, as suas experiências, para defenderem objectivos artísticos comuns com a destreza e a encantadora falta de jeito de uma mão com sete dedos. Inicialmente o seu propósito era o de trazer o circo para uma escala humana, criando espectáculos de média dimensão que combinam várias linguagens de uma forma completamente inovadora. Rapidamente ganham fama internacional e os seus espectáculos viajam por todo o mundo. PSY é a sua quarta, mais recente e maior criação. Em PSY justapõem-se certas facetas mais sombrias da psique humana à linguagem alegre e exaltante do circo.

Alegría – 21 Dez a 8 Jan, Pavilhão Atlântico, Lisboa

"Alegría" é uma produção clássica do Cirque du Soleil aclamada internacionalmente e que deslumbrou mais de dez milhões de pessoas no mundo inteiro, desde a estreia, em Montreal, em 1994. "Alegría" apresenta um elenco de 55 artistas e músicos originários de 17 países. Tem um estilo barroco e operático, com um guarda-roupa extravagante, música ao vivo e uma actuação elaborada que realça o surpreendente espectáculo artístico e atlético. O resultado é uma impressionante mistura de talento, força e velocidade, combinados com performances elegantes, quase etéreas.

Exibições: 769

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Tomasi em 31 Agosto 2011 às 16:10
Em termos musicais é, para mim, um pouco época baixa. Mas há por aí alguns festivais e espectáculos de dança e de teatro que não vou querer perder!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço