CULTURA: Lisbon & Estoril Film Festival 2016

Uma retrospectiva dedicada a um dos maiores nomes da História do cinema, Jean-Luc Godard, e a antestreia de filmes de realizadores aclamados e novos talentos compõem parte da programação de mais uma edição do Lisbon & Estoril Film Festival.

COMPETIÇÃO OFICIAL

Mais uma vez, a Competição Oficial do LEFFEST junta nomes consagrados a jovens realizadores na sua secção competitiva, além de repescar títulos estreados noutros festivais de cinema. Elle, o filme sensação de Cannes este ano, assinado por Paul Verhoven (o herói indepedente do IndieLisboa), encontra-se aqui novamente com American Honey, de Andrea Arnold, com o qual competiu no festival francês.Também vindos da aclamação em Cannes, Harmonium, de Koji Fukada e Dogs, de Bogdan Mirica (vencedor do prémio Un Certain Regard).  Destaque ainda para El Futuro Perfecto, de Nele Wohlatz e Little Men, de Ira Sachs. 

FORA DE COMPETIÇÃO

O LEFFEST mostra em primeira mão alguns dos filmes mais aguardados dos próximos meses, bem como destaques da produção cinematográfica recente. Nesta secção, há Jim Jarmusch a dobrar: Paterson, o seu mais recente filme de ficção e Gimme Danger, o documentário que fez sobre os Stooges (ambos serão apresentados pelo realizador, convidado desta edição). Dois dos mais destacados realizadores franceses contemporâneos encontram presença no festival, Bruno Dumont e Alan Giraudie, com Ma Loute e Rester Vertical, respectivamente, ambos apresentados em competição no Festival de Cannes passado. Tambem vindos de Cannes, os últimos de Asghar Farhadi (The Salesman), David Mackenzie (Hell or High Water), Jean-Pierre e Luc Dardenne (La Fille Inconnue) e Cristian Mungiu (Baccaulareat, vencedor do Prémio de Melhor Realização no Festival). The Woman who Left, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Certain Women, de Kelly Reichardt, ou One More Time with Feeling (o documentário sobre Nick Cave, desvendado em sessão única em Portugal em Setembro passado, no dia anterior ao lançamento do último álbum do músico, e apresentado em 3D no LEFFEST) são outros destaques. O filme de encerramento do festival é Nocturnal Animals (a segunda longa metragem do conhecido estilista Tom Ford) e o de abertura, Hacksaw Ridge (um drama de guerra assinado por Mel Gibson).

HOMENAGENS E RETROSPECTIVAS

O realizador francês Jean-Luc Godard é a figura de destaque desta edição do LEFFEST. Uma retrospectiva integral dará a conhecer a vastíssima, complexa e exigente obra de um dos realizadores mais influentes da História do Cinema, dos primeiros filmes às experimentações do Grupo Dziga Vertov (criado por Godard e Jean Pierre Gorin), passando pelos filmes-ensaio mais recentes e as curtas-metragens. Esta homenagem será complementada por um simpósio, Godard vu par. O outro homenageado em destaque é o polaco Jerzy Skolimowski, vencedor o ano passado neste festival do Prémio para Melhor Filme com 11 Minutos. Mas as homenagens não ficam por aqui: Teresa Villaverde, Emir Kusturica (que verá o seu último filme também apresentado fora de competição), Agustín Diaz Yanes e Daniel Rosenfeld são outros homenageados.

Eventos Paralelos

Desde o início que o LEFFEST tem demonstrado afinidade com outras artes para além do cinema, sobretudo a música e a literatura. Este ano, o festival volta a proporcionar encontros com escritores aclamados, como Peter Handke, Enrique Vila-Matas ou Adonis. O 30º aniversário de Blue Velvet merece um destaque, com a exibição do filme e de um documentário sobre o mesmo  realizado por Peter Braatz. Realizadores novatos, como Gabe Klinger, Lola Peploe, Alberto Morais ou o actor Grégoire Le Prince Ringuet, apresentarão as suas mais recentes obras neste festival. Exposições, como a de fotografia de Chema Prado (ex director da Cinemateca espanhola), leituras, masterclasses e concertos completam a eclética programação do festival.

A decorrer em diferentes espaços de Lisboa e Estoril, o LEFFEST começa a 4 e termina a 13 de Novembro.

Mais informações sobre programação, horários e preços aqui

Exibições: 127

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço