CULTURA: Lixo Extraordinário – Do lixo do Rio de Janeiro a obras de arte que tocaram o mundo!

Alguma vez pensaram como seria o maior aterro sanitário do mundo, que recebe todo o lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro? E como são as pessoas cuja profissão é “catar” o lixo produzido pelos outros? E já imaginaram que deste lixo poderiam nascer obras de arte com impacto em todo o Mundo? Vik Muniz imaginou, e o seu trabalho resultou no incrível documentário “Lixo Extraordinário” (Wasted Land), disponível num cinema perto de si!


O documentário de Vik Muniz, “Lixo Extraordinário” é uma co-produção entre Brasil e o Reino Unido, foi exibida na secção Panorama do Festival de Berlim onde ganhou os prémios do público e da Amnistia Internacional (AI), foi nomeado a um oscar em Holywood para melhor documentário, e as fotografias tiradas foram a leilão em Londres, cujo valor obtido foi devolvido aos protagonistas para a aquisição de bens, equipamento e equilibrar as contas do jardim do Gramacho.

 


Lixo Extraordinário” é um documentário que retrata o dia-a-dia dos “catadores” de lixo, no maior aterro sanitário do mundo situado no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. A função dos “catadores” de lixo consiste em procurar nos montes de toneladas de lixo produzidos pela cidade metropolitana, possíveis materiais para reciclar, reaproveitar e reutilizar. Além disso, o documentário apresenta as dificuldades dos “catadores”, os seus anseios e também as suas conquistas, num meio em que por mais incrível que pareça, o que para muitos é completamente descartável, acaba por voltar novamente para a vida dos brasileiros, e muitas vezes inclusive para as suas mesas.

O documentário “Lixo Extraordinário” não aborda a temática de forma dramática e deprimente, mas sim num ponto de vista real, mostrando a veracidade dos factos, sem a necessidade de tornar os protagonistas vítimas do seu próprio mundo. Desta forma, a abordagem efectuada às personagens é tão real como a efectuada a qualquer outra pessoa que encontramos na rua, colocando de lado elementos cinematográficos de sensacionalismo e de surrealismo.

 


Vik Muniz procura ajudar a comunidade brasileira ao mostrar como fazer a arte da transformação do lixo, um elemento constante ao longo do documentário. Desta forma, a obra de arte nasce na comunidade e reverte para a mesma, deixando um legado imortal de conhecimento e criatividade. Vik Muniz concebeu obras artísticas tão extraordinárias, transformadas a partir de uma simples fotografia, resultando na criação de imagens palpáveis onde o lixo é a principal matéria-prima para a reciclagem criativa.


É esta a justificação mais clara para o titulo do documentário “Lixo extraordinário”.



O artista plástico Vik Muniz é de origem brasileira mas reside nos EUA, onde tem diversos trabalhos realizados e colocados em exposição na Florida, Miami, Nova York e também em Montreal, Quebec (Canadá). Para realizar este documentário, Vik Muniz voltou ao Brasil onde morou 2 anos próximo do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo, e que recebe todo o lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro, local onde trabalhou a sua arte plástica.

 

O documentário já teve repercussões práticas devido ao estrondoso impacto nacional e internacional. O imenso aterro começou a ser transformado em polo de reciclagem e a favela que o rodeia foi repensada pelo escritório do reputado arquitecto Norman Foster.

“Lixo Extraordinário” teve estreia no festival FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa no Cinema de São Jorge em Lisboa e está disponível desde o dia 28 num cinema perto de si!

 


Exibições: 4623

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 3 Maio 2011 às 23:21
Realmente é, Vik Muniz está de parabens pelas suas obras e dedicação ao revelar ao mundo esta realidade em conjunto com a sua arte! Pessoalmente, valorizo muito este tipo de universos e actos que se tornam unicos por si só, independentemente do ambito que queiramos abordar, ou seja, "Lixo estraordinário revela ser uma arte e uma realidade ambas extraordinárias! :-)
Comentário de Natacha Costa em 3 Maio 2011 às 22:35

É mesmo "extraordinário" o que fizeram com lixo =)

Comentário de Maria Costa Domingues em 2 Maio 2011 às 19:29
Normalmente gostamos de falar de locais paradisíacos. Mas é importante falar de locais feios como os aterros de lixo, uma forma de consciencializar para a reciclagem, por exemplo. Há poucos dias, também vi uma matéria sobre este tema e fiquei cismada.  Bem pensado, Filipe!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço