É um dos mais importantes pedaços da nossa História.

Data de 1497, é atribuído a Álvaro Velho do Barreiro, e faz parte do espólio da Biblioteca Municipal do Porto.

O diário original da viagem de Vasco da Gama à Índia é um manuscrito de valor incalculável e, se me permite a confissão, um regalo aos olhos de qualquer visitante. Aquilo que a Biblioteca Municipal do Porto oferece não tão só ter a possibilidade de estar em contacto com um facto histórico. Palpável. Mensurável. Contrariamente ao que é normal acontecer em museus ou através de outras fontes, históricas ou não, em que podemos "assistir" à História pode detrás de uma vitrine ou escondida numa qualquer caixa de vidro mantida à distancia, aqui temos a possibilidade de consultar o documento. O manuscrito pode ser consultado mediante pedido feito à Biblioteca e o cumprimento de várias regras, que por questões óbvias são obrigatórias. Mesmo assim ... este será o mais próximo de termos história nas nossas mãos. E é bom que esta possibilidade seja aproveitada responsavelmente.

O manuscrito, que se acredita se da autoria de Álvaro Velho do Barreiro, um dos elementos da expedição, relava as aventuras da primeira viajem de Vasco da Gama à Índia.

Uma missão exploratória realizada a pedido do R D. Manuel I de Portugal. A expedição, constituída por cento e sessenta homens, entre marinheiros, soldados e religiosos foi distribuída por quatro embarcações. A São Gabriel, comandada pelo próprio Vasco da Gama e especialmente construída para esta expedição. Trata-se de uma carraca ( navio de mercadorias de três mastros de velas redondas ) de 27 metros de comprimento e 178 toneladas. A São Rafael, embarcação semelhante à São Gabriel. Esta foi comandada por Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, e também construída para a expedição. A Bérrio, uma caravela sob o comando de Nicolau Coelho. E a São Miguel, uma carraca de transporte de mantimentos, comandada por Gonçalo Nunes.

  

 

 

A expedição zarpou de Lisboa a 08 de Julho de 1497 e chegou a Kappakadavu, porto próximo de Calcutá a 20 de Maio de 1498.

A viagem de regresso teve inicio a 29 de Agosto de 1498. Tendo Vasco da Gama chegado a Portugal um ano depois, em Setembro de 1499.

No Diário de Vasco da Gama, de Álvaro Velho do Barreiro, estão relatadas as aventuras desta expedição que parte de Lisboa com cento e sessenta homens e regressa com apenas oitenta. Metade da tripulação morre, entre os quais Paulo da Gama, o irmão do descobridor português. Das quatro embarcações que deixaram o porto de Lisboa em 1497, apenas duas regressam. Álvaro Velho do Barreiro é, ao que se conhece, o autor do único relato presencial desta enorme aventura. Desta enorme página da História de Portugal.

O diário está disponível e patente ao público na Biblioteca Municipal do Porto para todos aqueles que se desejem ver in loco as páginas desta odisseia.

 

 

Para consultar o manuscrito todos os pedidos devem ser endereçados a:

Sofia Alves, directora do Departamento Municipal de Bibliotecas da Câmara do Porto e a;

Maria João Sampaio, chefe de Divisão de Colecções e Desenvolvimento da Câmara do Porto

 

Morada da Biblioteca Municipal do Porto

 

Rua D. João IV ( ao Jardim de São Lázaro )

4049.017 Porto

 

Telf. 225 193 480

Fax: 225 193 488

Email: bpmp@cm-porto.pt

 

Horário

De Terca a Sexta-feira : das 09h00 às 19h30

Segundas e Sábados : das 10h00 às 18h00

Encerramento semanal : Domingo

 

Exibições: 1317

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço