CULTURA: O Jazz em Portugal tem muito e bom festival

Portugal é cada vez mais um país do jazz e há uma imensa escolha de festivais e eventos de jazz em todo o país. Com o Hot Club Portugal como ¨casa nacional¨ do jazz e o Estoril Jazz Fest como decano dos seus festivais cumprindo este ano a sua 32ª edição, foi a partir destes dois pólos que foi alastrando a febre do jazz no nosso país. E com a celebração do Dia Internacional do Jazz a chegar no dia 30 de Abril, nada como deixar-se atingir pelos loucos ritmos da Jazz e ir começando já a celebrar com os melhores cartazes de festivais de jazz nacionais para os próximos meses.

Nascido no início do século XX, o Jazz é hoje em dia um dos estilos musicais mais tocados em todo o mundo, graças à imensa variedade de influências e subcategorias que o têm atravessado ao longo dos tempos. Originário da zona de Nova Orleães, adaptado da cultura e antigos estilos musicais afro-americanos, tem desde o início sido um marco na criatividade, improviso e invenção musical, resultando num estilo dinâmico e agradável a todos os ouvidos, podendo dizer-se que há jazz para todos os gostos. Partindo dos sons do piano, bateria, saxofone e contrabaixo, hoje em dia qualquer instrumento musical é bem vindo ao jazz, ouvindo-se composições com elementos aparentemente estranhos ao género, como guitarras eléctricas e sintetizadores. A esta grande amplitude de sonoridades junta-se um conjunto igualmente vasto de opções para formações, já que pode-se escutar desde trios, quartetos e quintetos a Big Bands e Orquestras, em improviso ou seguindo os canônes originais do jazz, mas com música sempre marcada por uma variedade de ritmos, harmonias e melodias.

Estilo musical de extrema importância desde o seu aparecimento no século passado, o primeiro homem do jazz a alcançar a fama mundial foi Louis Armstrong, mas depois dele já muitos almejaram reconhecimento em todo o planeta graças à alargada difusão deste género. Nomes que todos conhecem de ouvido fazem parte da extensa lista de vultos de renome do jazz, da qual uma ¨pequena grande¨ amostra são Duke Elington, Earl Hines, Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Count Basie, Frank Sinatra, Herbie Hancock, Miles Davies, Nat King Cole, Nina Simone, Thelonius Monk, Artie Shaw e nomes mais actuais como Diana Krall, Norah Jones e Jamie Cullum.

Estilo reconhecido pela UNESCO como capaz de ¨derrubar barreiras e simbolizar a paz e a unidade¨, celebra-se a dia 30 de Abril o Dia Internacional do Jazz, uma celebração da harmonia mundial, já que o mesmo organismo das Nações Unidas refere que "Onde há pessoas que lutam pela liberdade, o jazz está quase sempre".

E para que a paz esteja convosco, aqui fica a agenda jazzística dos próximos tempos:

Festa do Jazz do Teatro São Luiz - 6 e 7 de Abril

Maior reunião anual do Jazz Português, conta com o maior concurso de escolas de jazz do país, confrontando as diferentes vertentes do jazz nacional

Seia Jazz & Blues Fest - 4 a 7 de Abril

No cenário da Serra da Estrela, este Festival vai apresentar como cabeças de cartaz os agradáveis novos projetos da música nacional  de Cristina Branco e Frankie Chavez

Abril, Mês do Jazz na Baixa-Chiado PT BlueStation

Durante um mês, o Hot Club Portugal vai ser responsável pela programação da estação da Baixa-Chiado, apresentando um cartaz variado com diferentes iniciativas todos os dias da semana

JazzMinde - 10 a 12 de Maio

O Ribatejo tem em Minde o seu mais famoso Festival de Jazz, num evento apresentado pela inspiradora frase de Nietszche "Sem a música, a vida seria um erro".

Estoril Jazz - 10 a 19 de Maio

O Auditório do Casino do Estoril volta a receber o mais antigo festival de jazz do país, sendo esta a 32ª Edição do Festival com programação a cargo de Duarte Mendonça, um evento que recebeu da UNESCO a honra de ser considerado "Evento Comemorativo" do Dia Internacional do Jazz

Funchal Jazz Fest - 4 a 6 de Julho

O Parque de Santa Catarina volta a receber este Festival de Jazz que tem a Baía do Funchal como bonita paisagem de fundo.

EDP Cool Jazz Fest 4 a 27 de Julho

O cartaz que junta mais nomes grandes nacionais e internacionais do jazz celebra este ano o décimo aniversário com a presença de muitos nomes importantes deste género musical.

3º Ciclo de Jazz da Regaleira - 10 de Fevereiro a 2 de Novembro

Procurando espetáculos indicados para vivenciar a atmosfera única deste belo monumento, este festival decorre no belo cenário da Sala da Renascença da Quinta da Regaleira

Ciclo "Isto é Jazz?" - Ciclo anual na Culturgest

Há cinco anos que o Culturgest tem vindo, através deste ciclo, a apresentar as mais inovadoras propostas da realidade contemporânea e os novos caminhos do jazz.

Exibições: 1112

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 28 Abril 2013 às 16:02

É uma música que está sempre presente em mim

Comentário de Joana Sá Pinto em 8 Abril 2013 às 13:07

Tem, sim! Vale a pena ir descobri-lo. Obrigada pela partilha.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço