CULTURA: O Jazz em Portugal tem muito e bom festival

Portugal é cada vez mais um país do jazz e há uma imensa escolha de festivais e eventos de jazz em todo o país. Com o Hot Club Portugal como ¨casa nacional¨ do jazz e o Estoril Jazz Fest como decano dos seus festivais cumprindo este ano a sua 32ª edição, foi a partir destes dois pólos que foi alastrando a febre do jazz no nosso país. E com a celebração do Dia Internacional do Jazz a chegar no dia 30 de Abril, nada como deixar-se atingir pelos loucos ritmos da Jazz e ir começando já a celebrar com os melhores cartazes de festivais de jazz nacionais para os próximos meses.

Nascido no início do século XX, o Jazz é hoje em dia um dos estilos musicais mais tocados em todo o mundo, graças à imensa variedade de influências e subcategorias que o têm atravessado ao longo dos tempos. Originário da zona de Nova Orleães, adaptado da cultura e antigos estilos musicais afro-americanos, tem desde o início sido um marco na criatividade, improviso e invenção musical, resultando num estilo dinâmico e agradável a todos os ouvidos, podendo dizer-se que há jazz para todos os gostos. Partindo dos sons do piano, bateria, saxofone e contrabaixo, hoje em dia qualquer instrumento musical é bem vindo ao jazz, ouvindo-se composições com elementos aparentemente estranhos ao género, como guitarras eléctricas e sintetizadores. A esta grande amplitude de sonoridades junta-se um conjunto igualmente vasto de opções para formações, já que pode-se escutar desde trios, quartetos e quintetos a Big Bands e Orquestras, em improviso ou seguindo os canônes originais do jazz, mas com música sempre marcada por uma variedade de ritmos, harmonias e melodias.

Estilo musical de extrema importância desde o seu aparecimento no século passado, o primeiro homem do jazz a alcançar a fama mundial foi Louis Armstrong, mas depois dele já muitos almejaram reconhecimento em todo o planeta graças à alargada difusão deste género. Nomes que todos conhecem de ouvido fazem parte da extensa lista de vultos de renome do jazz, da qual uma ¨pequena grande¨ amostra são Duke Elington, Earl Hines, Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Count Basie, Frank Sinatra, Herbie Hancock, Miles Davies, Nat King Cole, Nina Simone, Thelonius Monk, Artie Shaw e nomes mais actuais como Diana Krall, Norah Jones e Jamie Cullum.

Estilo reconhecido pela UNESCO como capaz de ¨derrubar barreiras e simbolizar a paz e a unidade¨, celebra-se a dia 30 de Abril o Dia Internacional do Jazz, uma celebração da harmonia mundial, já que o mesmo organismo das Nações Unidas refere que "Onde há pessoas que lutam pela liberdade, o jazz está quase sempre".

E para que a paz esteja convosco, aqui fica a agenda jazzística dos próximos tempos:

Festa do Jazz do Teatro São Luiz - 6 e 7 de Abril

Maior reunião anual do Jazz Português, conta com o maior concurso de escolas de jazz do país, confrontando as diferentes vertentes do jazz nacional

Seia Jazz & Blues Fest - 4 a 7 de Abril

No cenário da Serra da Estrela, este Festival vai apresentar como cabeças de cartaz os agradáveis novos projetos da música nacional  de Cristina Branco e Frankie Chavez

Abril, Mês do Jazz na Baixa-Chiado PT BlueStation

Durante um mês, o Hot Club Portugal vai ser responsável pela programação da estação da Baixa-Chiado, apresentando um cartaz variado com diferentes iniciativas todos os dias da semana

JazzMinde - 10 a 12 de Maio

O Ribatejo tem em Minde o seu mais famoso Festival de Jazz, num evento apresentado pela inspiradora frase de Nietszche "Sem a música, a vida seria um erro".

Estoril Jazz - 10 a 19 de Maio

O Auditório do Casino do Estoril volta a receber o mais antigo festival de jazz do país, sendo esta a 32ª Edição do Festival com programação a cargo de Duarte Mendonça, um evento que recebeu da UNESCO a honra de ser considerado "Evento Comemorativo" do Dia Internacional do Jazz

Funchal Jazz Fest - 4 a 6 de Julho

O Parque de Santa Catarina volta a receber este Festival de Jazz que tem a Baía do Funchal como bonita paisagem de fundo.

EDP Cool Jazz Fest 4 a 27 de Julho

O cartaz que junta mais nomes grandes nacionais e internacionais do jazz celebra este ano o décimo aniversário com a presença de muitos nomes importantes deste género musical.

3º Ciclo de Jazz da Regaleira - 10 de Fevereiro a 2 de Novembro

Procurando espetáculos indicados para vivenciar a atmosfera única deste belo monumento, este festival decorre no belo cenário da Sala da Renascença da Quinta da Regaleira

Ciclo "Isto é Jazz?" - Ciclo anual na Culturgest

Há cinco anos que o Culturgest tem vindo, através deste ciclo, a apresentar as mais inovadoras propostas da realidade contemporânea e os novos caminhos do jazz.

Exibições: 1227

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 28 Abril 2013 às 16:02

É uma música que está sempre presente em mim

Comentário de Joana Sá Pinto em 8 Abril 2013 às 13:07

Tem, sim! Vale a pena ir descobri-lo. Obrigada pela partilha.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço