Na minha habitual ronda pela edição online dos nossos jornais diários encontrei hoje, no Publico, uma notícia com o título “Cientista estima que 24 de Janeiro é o dia mais deprimente do ano”.
Entretive-me a ler a peça e resolvi, como normalmente faço, ir à procura da fonte da mesma. O jornal citava um cientista britânico, o psicólogo Cliff Arnal da Universidade de Cardiff, e um artigo publicado por ele no The Telegrafh, um tablóide inglês.
Andava eu à procura do tal artigo, que acabei por encontrar no site do tablóide inglês – aqui – e percebi que afinal o artigo tem já um ano e que o dia considerado pelo psicólogo como o mais deprimente do ano, era o dia 18 de Janeiro de 2010. A penúltima segunda-feira do mês de Janeiro de 2010.
O jornal Público revela que a conclusão “científica” de Cliff Arnall é conseguida através do calculo da formúla:
1/8C+(D-d) 3/8xTI MxNA
A fórmula explicada resume-se a :
1. “C” corresponde ao factor climático;
2. “D” representa as dívidas do seu cartão de crédito adquiridas durante a época do Natal e que agora terão de ser pagas;
3. “d” em minúscula significa os custos monetários relativos ao mês de Janeiro
4. “T” é o tempo que passou desde o Natal.
5. “I” representa o tempo que passou desde que, por exemplo, tomou aquela decisão para deixar de fumar e continua sem a cumprir. O “I” é a variável acerca do tempo que passou desde a última tentativa falhada de abandonar um mau hábito;
6. “M” são as motivações de cada um;
7. “NA” a necessidade de fazer alguma coisa para mudar de vida.
Seja como for, algumas destas variáveis são difíceis de traduzir em números. Mas enfim.
Não me cabe a mim fazer juízos de valor quanto à validade e pertinência do artigo mas se ficar definido, estipulado ou comummente aceite que a penúltima segunda-feira de Janeiro é o dia mais deprimente do ano gostaria de deixa a “receita” do psicólogo Cliff Arnall quanto à forma para a combater. “Receita” publicada no The Telegrafh a 18 de Janeiro de 2010, aqui.
Deixo então a fórmula e a tradução acerca de como combater o dia mais depressivo do ano. Ou, se quiser, qualquer um dos dias que considere como deprimente.
Como combater o dia mais deprimente do ano
Comer chocolate no café da manhã
Há muito que o chocolate está definido como um factor para levar o humor.
Aumenta os níveis de serotonina, um antidepressivo produzido pelo nosso cérebro, bem como endorfinas, substâncias químicas de bem-estar liberadas após o exercício.
O chocolate é também uma fonte conhecida de teobromina, um estimulante que tem um efeito relaxante duradouro. Uma boa nova é o facto de não existirem evidências que sugiram que o chocolate engorda menos quando comido no início de um dia escuro e deprimente. Segundo a endocrinologista venezuelana Dra. Daniela Jakubowicz, as mulheres que comeram um pequeno-almoço 600 calorias, que incluiu um pedaço de chocolate, perderam mais peso do que aqueles em uma dieta low carb.
Desfrute espaços verdes
Depois do seu pequeno almoço passeie. Aproveite os espaços verdes. Descontraia e colha umas flores para deixar em sua casa. Diz a ciência que quando regressar do trabalho, cansado, frio e deprimido, o perfume das flores que colheu de manhã terá inundado a sua casa proporcionando um ambiente propício à criação de uma atmosfera menos stressante.
Utilize a luz durante o seu inicio da manhã para aumentar a sua agilidade
Gastar 15 minutos expostos a uma luz brilhante antes de sair para o trabalho de manhã é uma óptima maneira de impulsionar sua vigilância, diz Vicki Ravell, um investigador de terapia de luz na Universidade de Surrey.
"Se você ligar a luz da sua cozinha enquanto prepara o seu café da manhã ou levar seu o cachorro a passear, recebendo uma boa dose de luz brilhante isto irá redefinir seu relógio biológico, levantar seu humor e ajudá-lo a sentir-se mais alerta", o investigador.
Cancelar uma reunião
Patrões tomem nota.
A vantagem do cancelamento de uma reunião a curto prazo sobre o pior dia do ano pode ser muito produtiva, diz o executivo Tom Preston (www.thomaspreston.co.uk). Primeiro, você ganha assim algum tempo livre que já o considerado como ocupado, assim como os outros que iram assistir à reunião. Depois ou em segundo lugar, a preparação do encontro está feita, é aproveitada para no reagendamento. Deste modo todo usufruem de um pouco de tempo pessoal ou tempo para recuperar algum o atraso ainda existente em termos laborais.
Forçar um sorriso usando um lápis
Em 1988, o psicólogo Fritz Stack pediu um grupo de pessoas para colocarem um lápis entre os dentes durante 20 segundos sem permitirem que os lábios se tocassem, criando a impressão de um sorriso. Mais tarde, os participantes nesta actividade demonstraram ter-se divertido mais durante uma comédia do que um outro grupo que tinha sido convidado a forçado uma cara carrancuda.
Reservar um feriado
Percorra sabiamente o seu caminho para a felicidade.
O Professor Richard Wiseman, autor de 59 Seconds: Think a Little, Change a Lot ( 59 Segundos: Pense um Pouco, Mude Muito ) afirma que tirar umas miniférias ou fim de semana prolongado é muito melhor para levantar a moral do que comprar uma mala ou uns sapatos novos. No fundo as “experiências promovem um dos mais eficazes comportamentos de indução de felicidade".
Imagine o fim
Pode até soar um pouco mórbido mas, segundo Richard O'Connor, autor de Happiness: The Thinking Personal Guide ( Felicidade: Guia para Pensamento Pessoal ), imaginar a sua própria morte é uma óptima maneira de melhorar o seu estado de espírito. "Nos seus últimos momentos de vida, você está em paz e seus pensamentos são claros. E pode finalmente assumir o seu arrependimento acerca de várias coisas. Felizmente este não é ainda o fim de sua vida. Felizmente têm ainda tempo para corrigir alguns problemas".
Comer certos frutos
Comer certos alimentos pode provar ser a chave para melhorar seu humor. As amoras, por exemplo, são embalagens concentradas de vitamina C, que pode aliviar o stress. A romã é uma das mais ricas fontes de flavonóides, um antioxidante com propriedades de melhorar o humor. Apesar de não serem um super frutos, as cerejas podem também ajudar a dar a volta por cima. "No Oriente, eram usados para combater a fadiga mental," diz Cherry Chappell, autora de Grandma’s Remedies ( Os Remédios da Avó ). Diz o mesmo autor que "na antiga Rota da Seda ( a rota para o Oriente ) os viajantes eram aconselhados a comer entre 10 a 20 cerejas por dia".
Alimentação contra a depressão
Visite as lojas de comida saudável e procure Chá Verde, aconselhado para "dissipar tristeza e dar motivação," de acordo com autora Cherry Chappell. "Não é do chás mais usados hoje, mas durante a época medieval foi amplamente utilizado para levantar o estado de espírito. Pensador romano Plínio afirmava que o Chá Verde 'torna um homem feliz e alegre'." Também o Mel é usado como motivador. Há mesmo tratamentos contra a pele cansada feitos à base de Mel ou mesmo quem use o Mel directamente na pele com efeitos surpreendentes.
Comer chilli
A capsaicina, substância que dá ao chilli seu toque picante, gera níveis de endorfina natural do corpo, que melhoraram seu humor. A melhor notícia é mesmo o facto de a capsaicina ser um inibidor de apetite.
Há mesmo um estudo japonês que revela que quem toma pequenos-almoços onde um dos ingredientes é picante acabam por comer menos que o normal ao almoço.
Outra razão pela qual o picante faz bem à saúde. Segundo uma pesquisa da Universidade de Nottingham, a capsaicina ajuda na luta contra o cancro porque pode atacar mitocôndrias, o motor das células cancerosas.
Jantar com amigos obesos
Se já desistiu de comer de modo mais saudável, organize jantar fora com os seus amigos obesos. Segundo Gyaban Fitzsimonds, da Universidade de Duke, "um amigo magro que come muito pode levá-lo a comer mais do que faria normalmente. Já se acontecer o contrário, se for comer com um amigo forte, é provável que você ajuste seu comportamento e coma menos".
Alterar a sua playlist para ouvir no ginásio
Você pode motivar as suas deslocações ao ginásio adicionando uma nova compilação musical para o seu iPod. Segundo o Dr Costas Karageorghis, professor de Psicologia do Desporto na Universidade de Brunel e apoiante do sistema 'Run to the Beat', uma maratona de música de acontece em Londres, afirma que "ouvir música repetitiva pode conduzir ao tédio e à irritação, portanto é importante ter uma playlist variada para ouvir enquanto pratica exercício no ginásio." Mudanças no ritmo da música que está a ouvir pode incentivá-lo a treinar num ritmo mais rápido.
Exercer uma influência positiva
De acordo com o escritor Mark Twain, "a melhor forma de alegrar-se é tentar animar alguém." Ao longo do dia, elogie alguns dos seus colegas de trabalho e assista à criação de uma cadeia de positividade no escritório que encontrará em você próprio também um alvo merecedor de elogios.
Ir para a cama uma hora mais cedo
Se ainda assim você teve um mau dia o melhor é dormir. Segundo um estudo da Universidade de Wisconsin e da Universidade de Stanford as pessoas que dormem regularmente menos de sete horas e 42 minutos por noite têm um maior índice de massa corporal do que aqueles que dormem mais tempo.
E estas parecem ser as maneiras para combater a depressão. Isto segundo o The Telegraph.
Seja como for saíba que o mesmo cientista que definiu a penúltima segunda-feira de Janeiro como o dia mais depressivo do ano, estabeleceu também a penúltima segunda-feira de Junho como o dia mais positivo do ano. E em 2011, é o 20 de Junho.
Agora que está perto de terminar este dia, o mais depressivo do ano, resta-nos a satisfação de que amanhã, terça-feira 24 de Janeiro de 2011, não pode, cientificamente, ser pior que o de hoje. Haja esperança.
Exibições: 302
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
Chocolate pela manhã, gosto.
Espaços verdes, passeio...adoro
passear o cão logo pela manhã! faço-o todos os dia.
Cancelar reuniões? não é preciso dizer 2 vezes
Colocar um lapis na boca e formatar um sorriso! nada mais fácil
Fim de semana perlongado! Quem não gosta
Imaginar o fim com todos os apelos que temos à volta, é fantasia...
Comer certos frutos, principalmente Romãs! è ja a seguir
gastronomia... basta falar uma vez e já estou lá.
Jantar com amigos obesos!... nunca me fez confusão e normalmente são muito alegres.
Exercer uma influência positiva! A toda a hora.
Com tudo isto feito, lá não preciso de me deitar mais cedo
http://www.youtube.com/watch?v=L1IsJEOVfnw
"Blue Monday" é a expressão utilizada para caracterizar o dia mais deprimente do ano...
MUITO BOM lolololol
A sério!....estratégias como "Forçar um sorriso usando um lápis" e "jantar com amigos obesos" mataram-me! hehehehe
Acho é que falta um C naquela fórmula para - Calorias ingeridas desde o Natal que não foram ainda devidamente queimadas ;-p
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
31 Março 2023 de 21:00 a 22:00 – MAR Shopping Matosinhos
0 Comentários 0 Gostaram distoCriado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide