Com o final do Verão dizemos adeus aos festivais e às festas de praia e ficamos mais predispostos a realizar actividades indoor. Mas tal não significa que tenhamos que nos trancar em casa. A agenda cultural dos próximos três meses está recheada de boas razões para sair. São tantas as tentações que o MyGuide dá uma ajuda a seleccionar aquilo que não deve mesmo perder!


Cinema

Nas salas de cinema há tanto para ver que bem pode desligar a televisão. Já no final deste mês, de 29 a 3 de Outubro, irá decorrer o Motel X, Festival Internacional de Terror de Lisboa, onde serão apresentados mais de 60 filmes. Já a 11.ª Festa do Cinema Francês tem início dia 7 de Outubro, em Lisboa, e vai percorrer as cidades de Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra. Vinte longas-metragens serão apresentadas em antestreia nesta festa que celebra o cinema francês. Para contrastar com a ficção, o docLisboa 2010 tem data marcada também para o mês de Outubro. Este ano, o festival presta homenagem a Joris Ivens, o holandês voador (1898-1989), fundador do cinema documental. De 14 a 24 serão apresentados documentários, obras que retratam o real com arte, nos cinemas São Jorge e Londres. Ainda no mês de Outubro seremos surpreendidos com a estreia de dois filmes. Dia 21, chega às salas de cinema “Mistérios de Lisboa”, produção nacional realizado pelo chileno Raúl Ruiz e no dia seguinte, estreia o filme “Hereafter” de Clint Eastwood, thriller que retrata temas sobrenaturais como experiências de quase-morte. Já no mês de Novembro, o Estoril Film Festival decorre entre os dias 5 a 14, e tem nomes confirmados como Jonh Malkovich.


Música

A quantidade de (bons!) artistas que vão dar-nos música nas noites de Outono/Inverno é verdadeiramente impressionante. Andrew Bird e a sua arte do assobio vêm à Aula Magna no dia 7 de Outubro. Depois da sua visita por Portugal, durante o Super Bock Super Rock, os Vampire Weekend regressam dia 10 e actuam no Campo Pequeno. O Festival Sintra Misty, de 15 a 17 de Outubro, levará até ao Centro Cultural Olga Cadaval diversos estilos musicais, interpretados por Lloyd Cole, Joan as Police Woman, Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt & Mantha, entre muitos outros artistas. Na Aula Magna seremos surpreendidos por Broken Social Scene, a 7 de Novembro. Os norte-americanos Interpol regressarão mais uma vez a Portugal, e vão tocar dia 12 de Novembro no Campo Pequeno. Os Arcade Fire, dia 18 do mesmo mês, vão apresentar o seu 3.º álbum, “The Suburbs”, no Pavilhão Atlântico e Macy Gray regressa a Portugal, para dois concertos de apresentação do seu último álbum “Sellout” (dia 23 a cantora norte-americana actuará na Aula Magna e no dia 24 no Hard Club). Perto do Natal, dia 18 de Dezembro, os MGMT, uma das bandas mais influentes dos anos zero, vão dar o primeiro concerto de sala em Portugal (Campo Pequeno), para apresentar o novo álbum, “Congratulations”.


Espectáculos

Pelos nossos palcos também passarão vários espectáculos a não perder. A Companhia Maior que visa estimular a criação dos artistas com mais de sessenta anos, estará em residência no CCB e apresenta como primeiro espectáculo “Bela Adormecida”, numa recriação de Tiago Rodrigues. A meio de mês, de 14 a 17, decorre a 5ª edição do Festival de Artes Performativas TRAMA no Porto. Música, teatro, dança, performances e passeios cruzam-se em espaços de natureza diversa, da rua ao mosteiro, do auditório ao hotel.
A companhia de circo canadiana, Cirque du Soleil, vai estar de regresso a Lisboa, entre os dias 13 e 24 de Outubro, para apresentar “Saltimbanco”, no Pavilhão Atlântico. Este espectáculo, passado numa metrópole, mostra diversas actividades acrobáticas e coloridas.
O Lago dos Cisnes no gelo, uma versão do bailado clássico de Tchaikovsky, promete encher o Coliseu do Porto, de dia 16 a 21 de Novembro e depois o Coliseu dos Recreios em Lisboa, de 24 a 48 de Novembro.

Exposições

A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva traz a Portugal, a partir de 30 de Setembro, a obra recente de Fernando Lemos. A exposição constrói-se em torno de dois conjuntos de trabalhos que cruzam diferentes aspectos da linguagem visual de Lemos: uma colecção de desenhos, intitulada “ISTO É ISTO” e uma série de fotografia intitulada “EXFOTOS”.

Se é um curioso e desperto para a arte que o rodeia, tem a oportunidade de visitar a Lisboa Design Show um espaço inovador dedicado exclusivamente ao design para o lar, integrado na INTERCASA Concept que irá decorrer na FIL de dia 2 a 10 de Outubro.
Também na FIL acontecerá 10ª edição da ARTE LISBOA, de 24 a 28 de Novembro, que irá reunir uma selecção de cerca de 45 galerias nacionais e internacionais de arte moderna e contemporânea, assim como revistas e publicações especializadas, evento a não perder se é um apreciador de arte.

Tomou nota na sua agenda? Comece já a poupar e não perca nenhuma das nossas sugestões!

Exibições: 131

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço