Com o final do Verão dizemos adeus aos festivais e às festas de praia e ficamos mais predispostos a realizar actividades indoor. Mas tal não significa que tenhamos que nos trancar em casa. A agenda cultural dos próximos três meses está recheada de boas razões para sair. São tantas as tentações que o MyGuide dá uma ajuda a seleccionar aquilo que não deve mesmo perder!


Cinema

Nas salas de cinema há tanto para ver que bem pode desligar a televisão. Já no final deste mês, de 29 a 3 de Outubro, irá decorrer o Motel X, Festival Internacional de Terror de Lisboa, onde serão apresentados mais de 60 filmes. Já a 11.ª Festa do Cinema Francês tem início dia 7 de Outubro, em Lisboa, e vai percorrer as cidades de Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra. Vinte longas-metragens serão apresentadas em antestreia nesta festa que celebra o cinema francês. Para contrastar com a ficção, o docLisboa 2010 tem data marcada também para o mês de Outubro. Este ano, o festival presta homenagem a Joris Ivens, o holandês voador (1898-1989), fundador do cinema documental. De 14 a 24 serão apresentados documentários, obras que retratam o real com arte, nos cinemas São Jorge e Londres. Ainda no mês de Outubro seremos surpreendidos com a estreia de dois filmes. Dia 21, chega às salas de cinema “Mistérios de Lisboa”, produção nacional realizado pelo chileno Raúl Ruiz e no dia seguinte, estreia o filme “Hereafter” de Clint Eastwood, thriller que retrata temas sobrenaturais como experiências de quase-morte. Já no mês de Novembro, o Estoril Film Festival decorre entre os dias 5 a 14, e tem nomes confirmados como Jonh Malkovich.


Música

A quantidade de (bons!) artistas que vão dar-nos música nas noites de Outono/Inverno é verdadeiramente impressionante. Andrew Bird e a sua arte do assobio vêm à Aula Magna no dia 7 de Outubro. Depois da sua visita por Portugal, durante o Super Bock Super Rock, os Vampire Weekend regressam dia 10 e actuam no Campo Pequeno. O Festival Sintra Misty, de 15 a 17 de Outubro, levará até ao Centro Cultural Olga Cadaval diversos estilos musicais, interpretados por Lloyd Cole, Joan as Police Woman, Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt & Mantha, entre muitos outros artistas. Na Aula Magna seremos surpreendidos por Broken Social Scene, a 7 de Novembro. Os norte-americanos Interpol regressarão mais uma vez a Portugal, e vão tocar dia 12 de Novembro no Campo Pequeno. Os Arcade Fire, dia 18 do mesmo mês, vão apresentar o seu 3.º álbum, “The Suburbs”, no Pavilhão Atlântico e Macy Gray regressa a Portugal, para dois concertos de apresentação do seu último álbum “Sellout” (dia 23 a cantora norte-americana actuará na Aula Magna e no dia 24 no Hard Club). Perto do Natal, dia 18 de Dezembro, os MGMT, uma das bandas mais influentes dos anos zero, vão dar o primeiro concerto de sala em Portugal (Campo Pequeno), para apresentar o novo álbum, “Congratulations”.


Espectáculos

Pelos nossos palcos também passarão vários espectáculos a não perder. A Companhia Maior que visa estimular a criação dos artistas com mais de sessenta anos, estará em residência no CCB e apresenta como primeiro espectáculo “Bela Adormecida”, numa recriação de Tiago Rodrigues. A meio de mês, de 14 a 17, decorre a 5ª edição do Festival de Artes Performativas TRAMA no Porto. Música, teatro, dança, performances e passeios cruzam-se em espaços de natureza diversa, da rua ao mosteiro, do auditório ao hotel.
A companhia de circo canadiana, Cirque du Soleil, vai estar de regresso a Lisboa, entre os dias 13 e 24 de Outubro, para apresentar “Saltimbanco”, no Pavilhão Atlântico. Este espectáculo, passado numa metrópole, mostra diversas actividades acrobáticas e coloridas.
O Lago dos Cisnes no gelo, uma versão do bailado clássico de Tchaikovsky, promete encher o Coliseu do Porto, de dia 16 a 21 de Novembro e depois o Coliseu dos Recreios em Lisboa, de 24 a 48 de Novembro.

Exposições

A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva traz a Portugal, a partir de 30 de Setembro, a obra recente de Fernando Lemos. A exposição constrói-se em torno de dois conjuntos de trabalhos que cruzam diferentes aspectos da linguagem visual de Lemos: uma colecção de desenhos, intitulada “ISTO É ISTO” e uma série de fotografia intitulada “EXFOTOS”.

Se é um curioso e desperto para a arte que o rodeia, tem a oportunidade de visitar a Lisboa Design Show um espaço inovador dedicado exclusivamente ao design para o lar, integrado na INTERCASA Concept que irá decorrer na FIL de dia 2 a 10 de Outubro.
Também na FIL acontecerá 10ª edição da ARTE LISBOA, de 24 a 28 de Novembro, que irá reunir uma selecção de cerca de 45 galerias nacionais e internacionais de arte moderna e contemporânea, assim como revistas e publicações especializadas, evento a não perder se é um apreciador de arte.

Tomou nota na sua agenda? Comece já a poupar e não perca nenhuma das nossas sugestões!

Exibições: 146

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço