CULTURA: Os Óscares para lá dos Óscares ...

 

 

É o acontecimento mais importante do ano para a indústria cinematográfica. Os Óscares. Um prémio instituído em 1929, o mesmo ano do grande crash bolsista em Wall Street.

 

Anualmente a Academy of Motion Picture of Arts and Sciences ( Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ), em Hollywood, atribui as quarenta mais cobiçadas estatuetas douradas do Mundo. Pesando 3,58kg e medindo 34cm de altura, estas estatuetas, de seu verdadeiro nome Prémio de Mérito da Academia, de um cavaleiro em pé segurando uma espada sobre um rolo de filme de cinco raios, continua hoje idêntica ao projecto original esculpido por George Stanley. O autor, tal como lhe foi pedido, conseguiu incluir no projecto a representação dos cinco mais importantes ramos do cinema. Ramos representados na base do cavaleiro que está de pé em cima de um rolo de filme com cinco raios. Um por cada ramo. Escritores, directores, produtores, actores e técnicos. E são estes os principais prémios atribuídos anualmente no Kodak Theather em Los Angeles. Uma státua, banhada a ouro, feita 92,5% de estanho e 7,5% de cobre.

 

Facto interessante é a regra imposta pela Academia, desde 1950, proibindo a venda da estatueta a todos aqueles que vencem o prémio. Nem os proprietários nem mesmo os seus herdeiros podem vender a estatueta dourada sem fazer a primeira oferta à própria Academia pelo valor de US$1 ( um dólar ) A regra é alvo de criticas, à quem afirme que significa que o vencedor acaba por nunca ser o proprietário do prémio, mas a verdade é que quem aceita este reconhecimento por parte da Academia e vence o prémio, concorda com a regra. Caso contrário a Academia reserva-se a si mesma manter a estatueta e não a entregar.

 

Muito se tem especulado acerca da origem do nome Óscar.

Uma das histórias é que a estatueta terá ganho o nome através de Bette Davis que a terá nomeado com o nome do seu primeiro marido, Harmon Óscar Nelson. A outra versão, talvez a mais divulgada, afirma que um secretário-executivo da Academia ficou impressionado com a semelhança entre o modelo e seu "tio Óscar". Seja como for quer o nome Óscar e quer o nome Academy Award of Merit estão legalmente registadas.

Já não são de hoje as críticas feitas à Academia. Desde aqueles que argumentam o facto de esta se tratar de uma organização conservadora até aos que levantam sórdidas suspeitas das mais variadas naturezas. A verdade é que quer para serem nomeados os filmes obedecem a várias regras. Terem sido lançados, em Los Angeles, durante o ano anterior. Ter um número mínimo de semanas em exibição. Um número específico quanto às salas de cinema onde foi exibido. Ou mesmo o tempo mínimo de cada filme. Excepção feita apenas para as categorias específicas.

Há quem olhe mesmo com desconfiança para as votações, embora estas sejam feitas por um conjunto de quase 6.000 pessoas espalhadas por todo o Mundo e que representam os diferentes sectores ligados à indústria. Por exemplo, destes quase 6.000 profissionais cerca de 22% são actores.

Apenas por convite pode um novo membro passar a pertencer a este restrito “clube”. Sendo ainda obrigatório, quanto à sua elegibilidade, o facto de ter uma contribuição ou notável participação no mundo do cinema.

 

Alguns dados curiosos acerca dos Óscares.

 

Filmes com mais nomeações de sempre :  All About Eve ( 1950 ) e Titanic ( 1997 ), com 14 nomeações;

Filmes com mais Óscares : Ben Hur ( 1959 ), Titanic ( 1997 ), Lord of the Ring – The Return of the King ( 2003 ) com 11 Óscares;

Vencedores do Grand Slam ( Óscares para Melhor Filme,Director, Actor, Actriz e Argumento ) :  It Happened One Night ( 1934 ), Voando sobre um Ninho de Cucos ( 1975 ) e O Silêncio dos Inocentes ( 1991 );

 

Katherine Hepburn é a actriz que mais Óscares venceu nas categorias de representação, 4 Óscares em 12 nomeações.

Enquanto que Peter O’Toole detêm o recorde para maior número de nomeações apesar de nunca ter vencido. O'Toole acabou por receber, em 2003, um Óscar Honorário pelo seu contributo para o cinema.

 

Quanto à apresentação da cerimónia, Bob Hope detêm o recorde. Foi o anfitrião em 19 cerimónias.

 

 

Sobre as nomeações para este ano o favoritos são “The King’s Speech”, de Tom Hooper com 12 nomeações, e “True Grit” do irmãos Ethan e Joel Coen com 10. A cerimónia acontece a 27 de Fevereiro.

 

Até lá teremos que por o cinema em dia. Quanto aos filmes que estão na corrida e ainda não estrearam em Portugal, vamos ter de esperar ... isso ou um qualquer link deixado por acaso num qualquer email. Ou não. Concordemos que além de ser ilegal não há como um sala de cinema. Ou há?

Exibições: 440

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Marina Soares em 26 Janeiro 2011 às 18:42
E por falar em corrida... apostas? Por quem estás a torcer, Fernando? Vi pouquíssimos filmes este ano e estou um pouco fora...
Comentário de MyGuide em 26 Janeiro 2011 às 12:28
Não há como uma sala de cinema, não, Fernando. Que comece a corrida!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço