Por vezes, há algo que nos marca e fica gravado nos recantos da memória. Algo em que pensamos ocasionalmente, por este ou aquele motivo, mas que está guardado a sete chaves num cofre especial e único, que é nosso.

Eu decidi abrir o meu cofre e partilhar algo, depois de uma sessão de zapping televisivo. Enquanto saltava de canal em canal (já ligeiramente desmotivado) eis que surge uma daquelas imagens familiares . Neste caso, de um filme em particular – Mulholland Drive.

É um filme que estimo especialmente. Faz parte da minha colecção pessoal e na altura em que o descobri fiz questão de o partilhar e comentar com toda a gente.

A meu ver, Mulholland Drive é uma verdadeira obra do cinema. Desde cenários intimistas, sensuais e até mesmo eróticos a viagens emocionais tremendas e desconcertantes, este é um filme intrigante, no mínimo! E uma passagem obrigatória para todos os que respiram cinema!

 

 

A história desenrola-se em Los Angeles, a famosa terra dos sonhos, onde Rita (Laura Elena Harring) sobrevive a uma tentativa de assassinato, que culmina em amnésia.

Desesperada, Rita acaba por encontrar Betty Elms (Naomi Watts), uma aspirante a actriz, recém-chegada à cidade, e que a vai ajudar na descoberta pela sua identidade.

No entanto, é a partir deste ponto que tudo se transforma e funde. O sonho e a realidade. Nada é o que parece ou nem tudo o que parece é.

Deparamo-nos com um momento em que nos vemos obrigados a prescindir do sentido lógico e a embarcar numa viagem cinematográfica que apela aos sentidos e às sensações.

 

 

É uma viagem pelo mundo do simbolismo e das metáforas, em que cada plano pode ter uma interpretação dúbia e que se define pelo aparecimento de personagens misteriosas em locais extravagantes, como um cowboy, uma vidente, um anão e a constante presença do enigmático cubo azul.

Do surrealista e génio criador da sétima arte, o realizador David Lynch, que recebeu o prémio de melhor realizador com este filme, no festival de Cannes em 2001, deixo a seguir uma cena, que considero das mais intensas e belas, não apenas deste filme, mas do cinema em geral.

 

 

Se isto não é arte... então não sei o que pode ser!

Exibições: 373

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço