O projecto de Musealização da Área Arqueológica da Praça Nova do Castelo de S. Jorge, em Lisboa, realizado pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça, foi recentemente distinguido com o Prémio Internacional Piranesi Prix de Rome 2010. A decisão foi tomada pelo júri presidido por Angelo Torricelli e composto por Francesco Dal Co, Amedeo Schiattarella, Luca Basso Peressut, Romolo Martemucci, Lucio Altarelli, Luigi Spinelli e Pier Federico Caliari.
Este projecto foi seleccionado dentro de um conjunto de 18 obras nomeadas, onde constavam projectos de Rafael Moneo, Gigon & Guyer, Vasquez Consuegra, Paredes & Pedrosa. A intervenção do arquitecto Carrilho da Graça foi reconhecida por “demonstrar uma grande clareza na qualidade da solução adoptada, tanto na relação física entre arquitectura e arqueologia, bem como na relação entre intervenção volumétrica e paisagem”.
O Prémio foi criado em 2003, como reconhecimento à alta formação clássica e em continuidade com a experiência académica francesa do Grand Prix de Rome. Pela primeira vez, em 2010, a VIII edição do Prémio Piranesi foi dedicada ao campo profissional e a projectos de arquitectura construídos.
O Piranesi Prix de Rome, através da “Call Internazionale per architetture costruite - Progettare L’Archeologia”, tem como objectivo principal seleccionar as obras de arquitectura que melhor interpretam o princípio de valorização do património arqueológico, como solução de um projecto contemporâneo. O Prémio procura evidenciar o carácter emergente de uma pesquisa de projecto, baseada na relação física entre arqueologia e paisagem contemporânea.
Exibições: 149
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide