CULTURA: Ruralidade vs qualidade de vida

Ruralidade é sinónimo de bem-estar e qualidade de vida, na minha opinião!!! Sem qualquer corrente tendenciosa, acredito cada vez mais que quem vive numa aldeia e cultiva a sua horta ou hortas (é inacreditável a quantidade de terrenos disponíveis para cultivo!) tem uma qualidade de vida inimaginável….. não é como nos tempos dos nossos avós, em que a vida no campo era realmente dura. Hoje,  viver mesmo ou  passar uns dias longe da vida citadina convivendo de perto com a  realidade rural, torna-se uma experiência que se quer voltar a repetir.

 

Os livros das avós têm as receitas mágicas da gastronomia local, os dizeres dos “antigos” têm uma certa lógica (ainda que não comprovada cientificamente), as tradições vivem-se e revivem-se.

Enfim… o mundo rural felizmente ainda existe e vai-se vivendo aquele espírito natural e único,sempre que as férias citadinas permitem….apetece largar tudo e ir para lá de vez: semear, plantar e colher. A Natureza nisso ensina muito…sobretudo a ter muita paciência enquanto se aguardam os frutos. E quando estes aparecem, a colheita é uma festa. Um ciclo que muitos não conhecem, pensando que tudo sai da prateleira do supermercado ou dos pacotes de papel…

Dos bolos amarelos ao “Pito da Maria”(típicos da Páscoa), das ervas aromáticas colhidas na hora aos ovos caseiros, passando pelo nascimento de uns pintainhos, há de tudo no mundo rural...fabuloso! (ficam algumas imagens!!!)))

Exibições: 602

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Bitina Santos em 28 Abril 2011 às 10:39

olá Inês,

obrigada pelo comentário. è mesmo isso! Dá mesmo vontade de largar a cidade e viver no meio da natureza. Talvez isso venha  aacontecer mas há que criar uma maneira de subsistir primeiro( porque as contas tb lá aparecem para pagar e não são tão baixas como isso) e criar formas de andar para a frente enquanto as sementes crescem na terra (porque estas tb levam tempo a dar frutos)!.  Tudo de bom!

Comentário de Inês M.C em 27 Abril 2011 às 19:27

Estou contigo Bitina!

Eu Amo Lisboa! Foi onde nasci, sou sem dúvida alfacinha de gema, mas tenho família Alentejana e desde que nasci que me divido muito entre Lisboa e o Alentejo. Quando me refugio muitos dias seguidos no Alentejo, a vinda para a cidade, apesar de ser sempre boa, torna-se também às vezes difícil... Por vezes sinto-me um animal selvagem que estava no Zoo e que de repente se soltou!!! Fico um bocado estranha com a confusão, o barulho e a agitação!!! Quase que nem percebo como é que é possível pensar no meio de tanta confusão...e realmente as pessoas cada vez pensam menos (acho eu) e agem mais...mas enfim...

Eu, por mim, estava ou em "Pandora" (Avatar), a vender colares de conchinhas numa praia qualquer no meio do nada ou a plantar morangos, batatas e tomates chucha...PORQUE NÃO? :-D

Se calhar não respondi bem à questão do fórum da "felicidade". Devia ter dito: "Felicidade é não ter medo de tentar concretizar os sonhos, PRINCIPALMENTE aqueles que quando partilharmos em voz alta, provocam as maiores gargalhadas nos outros..." ;-)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço