CULTURA: Sabiam que o Jardim da Estrela já teve um leão?

Na realidade até teve um casal de felinos mas somente o macho (Panhel) sobreviveu. Doado por Paiva Raposo em 1870, o leão residia numa jaula no Jardim da Estrela o qual era carinhosamente chamado “Leão da Estrela” e “Rei do Deserto”.

 


A jaula tinha dois compartimentos: um diurno, onde era feita a exposição pública do animal, e outro nocturno, reservado para dormitório. Quando instalaram o “Leão da Estrela” os curiosos iam-se acumulando nos portões do Jardim à espera de uma oportunidade para o ver e ouvir rugir. Só na tarde do dia 17 de Maio de 1869, estimava-se que no Jardim da Estrela (posteriormente chamado de Guerra Junqueiro) estivessem entre nove a dez mil pessoas, generalizando-se as discussões entre os visitantes, com os detrás a protestar por os da frente não arredarem de junto do leão.

 

Infelizmente, muitos espectadores atiravam pequenas pedras e acenaram as bengalas, procurando agitar o animal. Tratou-se do primeiro de vários e sistemáticos incidentes.

 


No entanto, com o decorrer dos meses, o "Leão da Estrela" começaria a ter problemas nas patas devido à falta de exercício. Prolongando-se a situação, e posto que o leão apresentava visíveis e crescentes dificuldades de locomoção, foi decidida a realização de uma intervenção cirúrgica em Março de 1872, possivelmente uma das primeiras que se realizaram em Portugal a esse tipo de animais.

O Município ponderava alargar o âmbito expositivo e instalar novas jaulas no Jardim da Estrela, a fim de suportar outra espécie de felino, que poderia ter ficado na História como o “Leopardo da Estrela”, tendo sido estudada também, a possibilidade de mandar vir do Brasil uma colecção de aves exóticas, pelo que, na prática, se considerava que naquele Jardim poderia constituir-se um Zoológico, algo que ainda não existia em Portugal ou mesmo em Espanha.


No entanto, e apesar dos projectos que tinham sido equacionados para o Jardim da Estrela, o parque zoológico seria construído noutro local da cidade, enquanto o “Leão da Estrela” manteve-se como um pólo de atracção, rugindo e contemplando todo o seu público que tremia, escondia-se e fugia do perigoso animal selvagem.

Com o passar do tempo, o “Leão da Estrela” acabou por morrer. A última memória física desapareceu nos finais dos anos 20 do século XX, com o desmantelamento da deserta jaula, em frente da qual as multidões demonstraram um entusiasmo selvagem.

 

>>Leia também o meu artigo sobre a variedade da Flora e da Fauna do histórico Jardim da Estrela!

 

 

 

Exibições: 2870

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 18 Fevereiro 2011 às 15:21
É verdade! Ele ficou vivo e marcado no filme com o mesmo nome! :-)
Comentário de Inês Sousa Almeida em 18 Fevereiro 2011 às 11:05

Não morreu, até fizeram um filme com o mesmo nome!

Eu passo quase todos os dias pelo Jardim da Estrela e não fazia a menor ideia, obrigada pelo contributo.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço