E se de repente uma estátua se transformasse numa espécie de mini museu? Sim, uma exposição que em vez de estar num museu tomasse conta das formas de uma figura de pedra? Sem gastar dinheiro, este é um dos primeiros motivos que o vai convencer a ir conhecer esta novidade - pode apreciar a brisa que o Tejo lhe oferece e passar um bom bocado na Praça do Comércio ao mesmo tempo que aprende sobre a história dos principais símbolos de Portugal.

Sob a coordenação do World Monument Fund, a estátua equestre de D. José I, na Praça do Comércio, vai sofrer uma intervenção de conservação e restauro, durante 12 meses. Para isso, a Câmara Municipal de Lisboa encomendou ao ateliê Silvadesigners o projecto de decoração do painel que cerca a obra durante os trabalhos de restauro. A equipa responsável pelo redesign da Agenda Cultural de Lisboa optou contar em quadros ilustrados a história da estátua e da praça envolvente, com o principal propósito de criar uma comunicação informativa capaz de atrair as pessoas a percorrerem os vários metros de perímetro dos painéis para lerem as peripécias e factos interessantes sobre a instalação da estátua e do seu enquadramento histórico.

A partir de dia 5 até 8 de Novembro, começam a realizar-se os trabalhos de desenho e pintura dos textos – em português e inglês – sobre os painéis através dos quais todas as pessoas podem perceber, de forma mais divertida e dinâmica, a história em redor da estátua de D. José I. Os textos e ilustrações estarão a cargo de Bernardo Carvalho, ilustra¬dor do ateliê Planeta Tangerina e a pintura será feita pela Mural Cromático, colectivo ligado à street art.
Inovador é o facto de tudo ser feito com latas de spray, nas cores preto e azul, sobre stencil ou desenho e tudo isto ser projectado durante a noite.

A ideia agrada-me; é diferente, interessante e didáctica. Interesse-se também e vamos todos à Praça do Comércio.

Exibições: 874

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 14 Novembro 2012 às 15:58

Quem diria que Portugal já faz destas coisas nas restaurações ?!? Deviamos louvar a iniciativa ! De certeza que a praça vai ficar mais bonita ! E acima de tudo a informação que vai estar contida nos paineis acerca da historia de Lisboa ! Muito obrigado Joana pela informação ! De certeza que vou passar por lá !

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço