CULTURA: Uma viagem até Londres com Carla Maciel e Olavo Nóbrega

A noite de ontem foi recheada de viagens. Se por um lado viajei outra vez até aos meus dezasseis anos, em que era uma menina descomprometida com a vida, despreocupada com o futuro, e saltava de actividade em actividade como se de nenúfares se tratassem, também viajei até Londres dentro de uma sala de teatro vermelha, no centro de Lisboa.

Passavam-se quase dez anos desde a última vez que tinha visto o meu amigo Olavo, o homem das 1001 caras, das encenações negras, apaixonado pela vida, pelo teatro e por mulheres escorpião que na perspectiva dele “picam mesmo que acabem por morrer também”. O reencontro veio mesmo a calhar porque depois de anos a contornar o amor pelo teatro, com medo de arriscar e falhar, havia decidido que 2012 era o ano da derradeira tentativa de enveredar neste mundo.

Então o meu querido amigo Olavo levou-me pelo braço até ao Teatro Aberto. Ainda tivemos oportunidade de beber um café e trocar um dedo de conversa com a afável Irene Cruz, actriz e parte da família que gere o teatro das salas coloridas. Ficámos a saber que conquistou um gato siamês no início da sua vida de casada, que ama mais os seus cães do que algumas pessoas, que é actriz há 57 anos e começou em menina na única companhia teatral que existia na sua altura, e que na sua vida estão sempre a acontecer sincronidades difíceis de explicar racionalmente (ao que eu respondi: é preciso estar-se disponível para isso e só acontecem às pessoas especiais).  

Depois da rápida e agradável conversa de café com a Irene, dirigimo-nos para a sala vermelha.

Entrámos e o ambiente era intimista: a Carla Maciel esperava por nós no palco, observando cada um dos espectadores que chegava, com um olhar fisgado e intenso. Recordo-me de me sentir em casa dela, como uma visita que ela esperava com paciência e carinho. O palco estava composto com móveis, um portátil e uma mesa de mistura em cima da secretária, câmaras de filmar e três telas de projecção de vídeo.Quando a sala ficou composta, a Carla começou a contar a história peculiar da sua última viagem a Londres com os seus pais. Imagens da asa de um avião foram projectadas em duas das telas, e a palavra doença que a protagonista havia teclado no seu computador estava estampada a branco e preto, na tela do meio.

Um espectáculo em que a protagonista conta pedaços da sua história de vida, auxiliada pelo audiovisual. Conta-nos de onde veio, para onde foi, para onde gostaria de ir, ou para onde não quer mesmo ir. Durante a actuação  a personagem é acompanhada da sua banda sonora personalizada e de imagens em movimento que potenciam o seu discurso. As câmaras ajudam o público a ter várias perspectivas da sua história, a ver vários lados da mesma cena: da esquerda, para a direita, de costas, de frente…As imagens de Carla Maciel gravadas e transmitidas em tempo real no palco, encorparam as histórias contadas em forma de monólogo. E assim o monólogo passa a diálogo cruzado entre a actriz  a música e as filmagens, e tudo conspira para um espectáculo completo, coeso e cheio de sentido.

Não perca esta viagem interior até Londres e outros recantos dentro do coração desta personagem, e quem sabe descobrir compartimentos novos no vosso.

Horário: até dia 28 de Outubro, de quarta a sábado às 21:30 e domingo às 16:00.

Preço: 15€

 

Exibições: 1062

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 12 Outubro 2012 às 15:08

Oh! Posso agrafar-te pelo braço e vamos ;-)

Comentário de Ana Pinheiro em 12 Outubro 2012 às 14:25

Que belo relato do teu serão de ontem, Ana. Fico com vontade de o imitar - com café com Irene Cruz pelo meio e tudo! ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço