CULTURA: Fragoso e Vianna da Motta de visita na Holanda

Pelas mãos da pianista Vera Estevez, Vianna da Motta e António Fragoso far-se-ão ouvir no próximo dia 16 de Abril no Kopermolen em Vaals, na Holanda.

Não é inédito na carreira da pianista. Vera, defensora da música Portuguesa, divulga sempre que possível autores lusos incluindo-os no seu repertório. Com especial ênfase para Vianna da Motta e António Fragoso neste recital.

Portugal conta com um largo naipe de bons compositores. Poderíamos citar inúmeros autores que não apenas Motta e Fragoso. Joly Braga Santos, Fernando Lopes Graça ou Carlos Seixas são exemplos de excelência. E esta lista de notáveis só peca por defeito. 

Algo na auto-estima lusa, nisso que é ser Português, impede-nos de amar o que é nosso. E este infame ciclo perpetua-se alimentando o desamor pelo que não conhecemos. E se não conhecemos não podemos respeitar, amar, divulgar e também, não menos importante, ensinar sobre este património. É curioso verificar que em sentido contrário, nesta jangada Ibérica, os nossos irmãos espanhóis amam e promovem o que é seu como se de único se tratasse. E têm assim uma cultura erudita pujante ao longo de décadas e séculos, quase imune às crises e vicissitudes do ser.

O repertório de Motta conta com diversas obras inspiradas nos ritmos e tradições portuguesas, sendo este um dos principais motivos da escolha de Vera. Já Fragoso, apesar da sua curta obra, desenvolveu uma linguagem própria que merece ser explorada e divulgada. Na sua opinião é importante mostrar que há mais autores de valor que devem ser lembrados e entre estes estão portugueses que devem ombrear com outros pelo mérito musical e artístico. No caso de Vianna da Motta  acresce também o mérito como pedagogo tendo lançado novas bases do ensino do piano em Portugal. Vera acredita na cultura como um valor perene e como uma base sólida para o diálogo inter-cultural.  A divulgação de autores portugueses é também, segundo Vera, uma forma de dar a conhecer Portugal e lançar pontes de união entre culturas, criar interesse e gerar respeito mútuo.

Nota: A imagem de topo é uma pintura de Columbano Bordalo Pinheiro representando Vianna da Motta ao piano.

Exibições: 185

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço