CULTURA: Fragoso e Vianna da Motta de visita na Holanda

Pelas mãos da pianista Vera Estevez, Vianna da Motta e António Fragoso far-se-ão ouvir no próximo dia 16 de Abril no Kopermolen em Vaals, na Holanda.

Não é inédito na carreira da pianista. Vera, defensora da música Portuguesa, divulga sempre que possível autores lusos incluindo-os no seu repertório. Com especial ênfase para Vianna da Motta e António Fragoso neste recital.

Portugal conta com um largo naipe de bons compositores. Poderíamos citar inúmeros autores que não apenas Motta e Fragoso. Joly Braga Santos, Fernando Lopes Graça ou Carlos Seixas são exemplos de excelência. E esta lista de notáveis só peca por defeito. 

Algo na auto-estima lusa, nisso que é ser Português, impede-nos de amar o que é nosso. E este infame ciclo perpetua-se alimentando o desamor pelo que não conhecemos. E se não conhecemos não podemos respeitar, amar, divulgar e também, não menos importante, ensinar sobre este património. É curioso verificar que em sentido contrário, nesta jangada Ibérica, os nossos irmãos espanhóis amam e promovem o que é seu como se de único se tratasse. E têm assim uma cultura erudita pujante ao longo de décadas e séculos, quase imune às crises e vicissitudes do ser.

O repertório de Motta conta com diversas obras inspiradas nos ritmos e tradições portuguesas, sendo este um dos principais motivos da escolha de Vera. Já Fragoso, apesar da sua curta obra, desenvolveu uma linguagem própria que merece ser explorada e divulgada. Na sua opinião é importante mostrar que há mais autores de valor que devem ser lembrados e entre estes estão portugueses que devem ombrear com outros pelo mérito musical e artístico. No caso de Vianna da Motta  acresce também o mérito como pedagogo tendo lançado novas bases do ensino do piano em Portugal. Vera acredita na cultura como um valor perene e como uma base sólida para o diálogo inter-cultural.  A divulgação de autores portugueses é também, segundo Vera, uma forma de dar a conhecer Portugal e lançar pontes de união entre culturas, criar interesse e gerar respeito mútuo.

Nota: A imagem de topo é uma pintura de Columbano Bordalo Pinheiro representando Vianna da Motta ao piano.

Exibições: 155

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Magical Garden

Criado por Agenda MyGuide 1 Out 2020 at 16:27. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 47 minutos atrás .

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço