Os resultados da 54ª edição do World Press Photo (WWP) 2010 foram hoje revelados, em Amesterdão, onde o grande prémio foi atribuído à repórter sul-africana, Jodi Bieber.

O World Press Photo distinguiu ainda outros 56 fotógrafos, num total de 5847, e o número de fotografias em participação bateu o recorde, excedendo as 100.000.

A fotografia de Bieber, que também venceu o prémio de Melhor Retrato e fez capa da revista "Time" em Agosto, revela o rosto de uma jovem afegã, Bibi Aisha, a quem o marido mutilou o nariz e parte de uma orelha após esta ter tentado fugir para casa da sua família, acusando-o de maus tratos. Aisha foi depois abandonada, tendo sido resgatada por uma equipa norte-americana e, posteriormente, integrada no centro de refugiados em Cabul.

David Burnett, presidente do júri do WWP, afirma que “esta é uma daquelas fotografias que nos marcam para a vida”, enquanto Ruth Eichhorn considera que “passa uma mensagem muito poderosa para o mundo, cerca de 50% da população são mulheres e muitas delas vivem em condições miseráveis, sofrem uma constante violência”.

Este retrato deixa transparecer a beleza por detrás de uma face marcada pela violência, simbolizando todas as mulheres no mundo que continuam a sofrer em silêncio. Uma imagem chocante e assustadora que conta uma história de tirania e sofrimento, personificando muitos outros casos. Muitas mulheres continuam a ser vítimas quer da política do seu país, onde estão sujeitas a limitações, repressões, torturas, mutilações e apedrejamentos, quer também de violência doméstica, tanto física como psicológica. O WWP tem como objectivo dar a conhecer fotografias sobre as quais a audiência reflicta e se questione, sendo que esta imagem, pelo grande impacto visual que possui, nos confronta com uma realidade muitas vezes ignorada e que apela à sensibilidade e à consciencialização.

Bibi Aisha vive actualmente nos Estados Unidos da América e, após várias cirurgias plásticas recuperou o seu rosto mas, no entanto, a sua mente continua assombrada pelo trauma que viveu e que jamais conseguirá esquecer.

 

Veja também as outras fotografias premiadas pelo World Press Photo.

 

 

(fotografias de www.google.pt)

 

 

 

 

Exibições: 915

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 16 Fevereiro 2011 às 15:37

Como uma máquina fotográfica pode captar uma vida e transmitir todo um misto de sensações de revolta, angústia e injustiça...é realmente incrivel. Esta menina simboliza muitas outras que sofrem em silêncio. Óptima chamada de atenção Erica!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço