Os resultados da 54ª edição do World Press Photo (WWP) 2010 foram hoje revelados, em Amesterdão, onde o grande prémio foi atribuído à repórter sul-africana, Jodi Bieber.

O World Press Photo distinguiu ainda outros 56 fotógrafos, num total de 5847, e o número de fotografias em participação bateu o recorde, excedendo as 100.000.

A fotografia de Bieber, que também venceu o prémio de Melhor Retrato e fez capa da revista "Time" em Agosto, revela o rosto de uma jovem afegã, Bibi Aisha, a quem o marido mutilou o nariz e parte de uma orelha após esta ter tentado fugir para casa da sua família, acusando-o de maus tratos. Aisha foi depois abandonada, tendo sido resgatada por uma equipa norte-americana e, posteriormente, integrada no centro de refugiados em Cabul.

David Burnett, presidente do júri do WWP, afirma que “esta é uma daquelas fotografias que nos marcam para a vida”, enquanto Ruth Eichhorn considera que “passa uma mensagem muito poderosa para o mundo, cerca de 50% da população são mulheres e muitas delas vivem em condições miseráveis, sofrem uma constante violência”.

Este retrato deixa transparecer a beleza por detrás de uma face marcada pela violência, simbolizando todas as mulheres no mundo que continuam a sofrer em silêncio. Uma imagem chocante e assustadora que conta uma história de tirania e sofrimento, personificando muitos outros casos. Muitas mulheres continuam a ser vítimas quer da política do seu país, onde estão sujeitas a limitações, repressões, torturas, mutilações e apedrejamentos, quer também de violência doméstica, tanto física como psicológica. O WWP tem como objectivo dar a conhecer fotografias sobre as quais a audiência reflicta e se questione, sendo que esta imagem, pelo grande impacto visual que possui, nos confronta com uma realidade muitas vezes ignorada e que apela à sensibilidade e à consciencialização.

Bibi Aisha vive actualmente nos Estados Unidos da América e, após várias cirurgias plásticas recuperou o seu rosto mas, no entanto, a sua mente continua assombrada pelo trauma que viveu e que jamais conseguirá esquecer.

 

Veja também as outras fotografias premiadas pelo World Press Photo.

 

 

(fotografias de www.google.pt)

 

 

 

 

Exibições: 905

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 16 Fevereiro 2011 às 15:37

Como uma máquina fotográfica pode captar uma vida e transmitir todo um misto de sensações de revolta, angústia e injustiça...é realmente incrivel. Esta menina simboliza muitas outras que sofrem em silêncio. Óptima chamada de atenção Erica!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2022   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço