ACTIVIDADES: A selecção de Rugby aprende a jogar Goalball

Jogadores da seleção nacional de Rugby experimentaram pela primeira vez o Goalball e mostraram-se muito entusiasmados com a modalidade.

O Projeto Divulgar o Goalball teve, no final de tarde do dia 1 de março, mais um importante capítulo, com a seleção nacional de Rugby a juntar-se à seleção nacional de Goalball, numa iniciativa que decorreu no Colégio Militar e que teve como objetivo ajudar a colocar a modalidade para deficientes visuais no mapa do desporto nacional e dar aos atletas de Rugby uma experiência diferente daquela que diariamente têm com o desporto.


O jogo começou com a explicação das principais regras pelo árbitro Rui Damas, e depois de os jogadores da seleção nacional de Goalball terem atuado sozinhos nos primeiros minutos, seguiu-se a entrada em campo dos atletas de Rugby.

O atleta Hadiley ensina os primeiros passos do Goalball a Bruno Rocha.


Mais desorientados no início, rapidamente os atletas se adaptaram aos gestos técnicos que os seus colegas de Goalball iam ajudando a aperfeiçoar. Se a noção do espaço foi a principal dificuldade para os jogadores de Rugby, já a força de remate e até mesmo a sua colocação foram os seus pontos fortes neste seu primeiro contato com a modalidade. Com a ajuda dos jogadores da seleção de Goalball, os atletas de Rugby chegaram mesmo aos golos e experimentaram ainda a sensação de defenderem sozinhos a imensa baliza na marcação das grandes penalidades.

Bruno Rocha num dos remates vitoriosos dos atletas da selecção de Rugby.


Bruno e Jorge, jogadores da seleção nacional de râguebi, acharam a experiência muito interessante e prometem que nas pausas do Rugby querem voltar a experimentar o Goalball.
«Adorei, foi muito divertido e um verdadeiro teste aos nossos sentidos. Tivemos alguma dificuldade ao início mas julgo que nos adaptámos bem e demos o nosso melhor», resumiu Jorge.
«Situar-me no campo e saber exatamente onde é que a bola vinha foi o mais complicado. É muito estranho estar de olhos tapados», afirmou Bruno.

Jogadores da selecção portuguesa de Goalball felicitam Jorge Segurado pela sua exibição.


Já os jogadores da seleção nacional de Goalball foram da opinião que os dois estreantes ultrapassaram com grande destreza as dificuldades iniciais e que podem vir a ser promessas do Goalball.


«O objetivo era divulgar o Goalball e penso que correu muito bem. Divertimo-nos, eles gostaram e acho que podemos repetir mais vezes», começou por dizer Hadiley.


João Mota frisou também a importância da iniciativa e reconheceu que a superior condição física dos atletas de Rugby foi uma ajuda no processo de adaptação.
«Aprenderam muito rapidamente as regras e depois a passo e passo foram ficando mais à vontade e no final já estavam a jogar razoavelmente bem


Num final de tarde animado, o resultado foi o menos importante e o Goalball deu assim mais um passo rumo a uma maior divulgação da modalidade no panorama desportivo nacional.

Conheça melhor o Goalball, como praticar ou ajudar em www.anddvis.org.pt

Exibições: 786

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço