PASSEIOS (cá dentro): Escapadinhas de Páscoa

A chegada da Páscoa, para além do seu significado religioso, é para muitos uma oportunidade de parar e apreciar o calor da Primavera. A tradição, que persiste ainda em alguns locais do país, dita que a festa seja passada em casa, à volta de folares e cabritos, e à espera da visita do sacerdote. Porém, o passar das gerações dá vida a novas tradições.

 

Passar a Páscoa fora de casa, seja em formato de férias ou de fim-de-semana prolongado, é uma opção a que a hotelaria não se mostra indiferente. Deixamos-lhe algumas sugestões.

 
 

Trás-Os-Montes

 

Situada na mais antiga região demarcada do mundo, a Quinta de Fiães também destaca a Páscoa com um programa para duas ou três noites. Voltada para o enoturismo, a quinta está perto de Vilar de Maçada, no distrito de Vila Real, e dispõe de uma piscina exterior, jardim e um restaurante com pratos tradicionais portugueses, mas neste período os hóspedes são sobretudo convidados a explorar a região, com a organização de passeios primaveris ou uma visita à “Semana Santa” de Lamego.

Quinta de Fiães

Mais perto de Chaves, o Vidago Palace Hotel inclui, no período entre 18 e 20 de Abril, uma “Caça ao Ovo da Páscoa” para os hóspedes mais jovens e sugere outras actividades em família, como um passeio de barco pelo Douro, uma Prova Culinária ou um jantar no imponente Salão Nobre do antigo palácio.

Vidago Palace Hotel

Porto

 

O Hotel InterContinental Porto, que funciona no Palácio das Cardosas, em plena baixa portuense, propõe um programa familiar de três, quatro ou cinco noites disponível de 17 a 22 de Abril. Naquele que foi eleito o “Melhor Destino Europeu de 2014”, o leque de actividades é vasto, incluindo uma visita e prova de vinhos nas Caves de Vinho do Porto, mas é com um “buffet tradicional” que o hotel coroa o Domingo de Páscoa. O menu, sugerido pelo Chef Pedro Sequeira, aposta nos produtos da época e em pratos tradicionais, como o “Cabrito Assado com Batatinha Nova”, mas também em sobremesas incontornáveis, caso do Bolo da Madeira e do Leite-Creme Queimado.

InterContinental Porto

 

Já no caso do hotel vínico de luxo The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, o programa especial de Páscoa inclui duas noites num quarto com vista panorâmica para o Douro e para a cidade do Porto, com pequeno-almoço e redução no buffet do Domingo de Páscoa, proposto pelo Chef Ricardo Costa, que já conquistou uma Estrela Michelin para o The Yeatman. Incontornável neste hotel, o vinho está presente na refeição pascal e nos tratamentos de vinoterapia, disponíveis no Spa de Vinothérapie. Por outro lado, a vertente familiar desta época não foi esquecida, com estadia gratuita para as crianças e muitas actividades infantis, como caças ao tesouro e pinturas de ovos.

The Yeatman

Também as Pousadas de Portugal, como a Pousada do Porto, instalada no emblemático Palácio do Freixo, convidam a uma escapadinha de Páscoa, com alojamento gratuito para as crianças e uma Caça ao Ovo da Páscoa.

Costa Oeste

 

Entre o mar e o pinhal de Santa Cruz, o hotel Areias do Seixo propõe uma Páscoa em contacto com a natureza, à descoberta dos segredos da horta deste hotel ecológico de cinco estrelas ou em busca da harmonia física e espiritual numa aula de Chi Kung. Os sabores da agricultura biológica e da cozinha caseira combinam-se com os passeios no campo e com os momentos relaxantes do SPA de 17 a 20 de Abril.

 
 Lisboa

 

O Inspira Santa Marta Hotel sugere uma estadia de três noites para descobrir Lisboa. Perto da Avenida da Liberdade, o hotel providencia um kit “Viva Lisboa com a Carris”, com bilhetes e entradas em museus, para acompanhar as reservas de 17 a 20 de Abril.

 

A ementa destes dias fica a cargo do restaurante Open Brasserie Mediterrânica e do Chef João Silva, que têm planeado um jantar com quatro pratos (de 18 a 20 de Abril) e um buffet de almoço para o Domingo de Páscoa em que é servido o tradicional borrego com legumes e em que o chocolate, tão presente nesta época, aparece sob a forma de brownie.

Inspira Santa Marta Hotel

 

Alentejo

 

Para uma Páscoa mais activa, sugerimos o Zmar Eco Campo, no concelho de Odemira. Este resort de ecoturismo com várias unidades de alojamento promete entreter adultos e graúdos nos seus 82 hectares de natureza, onde existe um circuito de manutenção e percursos para bicicletas. As crianças, que não pagam estadia de 17 a 20 de Abril, podem participar numa Caça ao Ovo no Domingo de Páscoa, mas têm durante o restante período um parque de diversões e vários workshops.

 
 Algarve

 

A ideia de férias convida sempre à procura de paragens mais quentes, por isso o Algarve é um destino prático e agradável para estes dias. No Memmo Baleeira, em Sagres, a estadia das crianças até aos doze anos no período da Páscoa é gratuita. Integrado no Parque Natural da Costa Vicentina, o hotel tem planeado um passeio de barco e pesca para as famílias, a par de várias actividades para os mais pequenos.

 

Também a pensar nas famílias, o Vila Vita Parc, em Porches, recebe as crianças com jogos e actividades ao ar livre no Anabela Kids Parc, incluindo a tradicional Caça aos Ovos da Páscoa. A estadia mínima de três dias entre 16 e 21 de Abril está voltada também para as escapadelas românticas, com programas especiais para os adultos no VITAL Spa e um romântico jantar a dois.

Exibições: 2112

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço