Escrever para a WEB e contribuir para um bom SEO

ESCREVER PARA OS MEIOS DIGITAIS

Escrever bem online é a excepção e não a norma na Web.
“ Uma das razões deriva do facto de que muitas das pessoas que estiveram envolvidas desde o início com a Web demoraram muito tempo a aperceber-se que a escrita é uma parte significativa da experiência online.

Escrever para a Web e escrever para a imprensa são coisas diferentes

porque as pessoas lêem de forma diferente na Web.
Um dos obstáculos da leitura online é físico: é mais difícil ler num ecrã do que em papel. Mesmo os melhores ecrãs de têm uma imagem difusa quando comparados com as imagens nítidas de uma página de uma revista de boa qualidade, e o esforço visual extra que isso requer torna a leitura mais lenta.
E quanto mais longo for o documento, pior o problema.

*Fonte: Como escrever para a web por Garry McGovern, Rob Norton, Catherine O’Dowd

QUANTO MAIS PEQUENO, MELHOR
Se for possível cortar uma palavra, faça-o
A diferença principal entre escrever para a Web e escrever para leitores off-line é que a escrita para a Web tem de ser mais abreviada. Os documentos destinados à leitura online raramente devem ultrapassar os 1.000 caracteres. Existem muitas técnicas e meios que podem ajudá-lo a aprender a escrever de uma forma mais concisa

USE TÍTULOS QUE FUNCIONEM
Os títulos devem ser curtos e directos e seja direto

NA WEB, OS PARÁGRAFOS SÃO DIFERENTES
Mantenha frases simples
intercale os textos curtos com fotos
Use subtítulos

TENHA EM CONTA OS MECANISMOS DE PESQUISA
Google lê a classifica os nossos conteúdos através de um algoritmo altamente sofisticado e o nosso objetivo é:
Posicionar bem um artigo ou conteúdo nos resultados da busca.
Cobrir todo o espectro com a pesquisa de termos similares.
Ser estável nos rankings, os mecanismos de busca consideram que o conteúdo é útil e de qualidade (independente se é ou não).
Tal como existem normas para uma boa escrita e para envolver os leitores, na escrita digital existem regras a serem seguidas para maximizar a nossa presença e aparecer nos melhores resultados dos mecanismo de busca.

O TÍTULO É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO ARTIGO
Deve aparecer o termo ou palavra-chave principal
O título deve ser o mais curto possível e chamativo.

O PRIMEIRO PARÁGRAFO É MAIS IMPORTANTE QUE O ULTIMO
Por isso deve incluir o termo principal no inicio dos seus textos, diversas expressões, palavras ou termos similares.
Repita o termo principal ao longo dos parágrafos,juntamente com outras expressões similares.
Se usarmos H2 tags, que contêm os termos.
Continuar a incidir sobre o tema principal, tentando não misturar temas.
Escrever mensagens claras e geralmente curtas e mantenha o foco sobre o tema. Ou seja, os mecanismos de busca sabem exatamente sobre o que estamos escrevendo. Preocupe-se em dar importância ao texto .

IMPORTÂNCIA DOS LINKS NOS MECANISMOS DE PESQUISA
Os Mecanismos de Busca medem a importância de uma página com base nos links que ela recebe.
Não só para lhes dar um posicionamento, mas também para medir a importância de um tópico dentro de um texto.

Ou seja, para um mesmo texto, podemos modificar a importação de suas palavras, o número, localização e qualidade dos links. Como no caso anterior, não se trata de linkar bem para um ser humano, mas sim para um mecanismo de busca.

COMO LINKAR ?

As palavras linkadas para dentro do mesmo site aumentam o valor do conteúdo na pesquisa
Se os links internos forem importantes, seu valor aumenta.
Sempre que possível use hiperlinks (em vez de endereços url)
Os links do primeiro parágrafo, são mais importantes que o seguinte.
Devemos linkar pelo menos uma vez, com o termo principal no texto âncora.
Todos os links ao longo o texto devem ser relacionados ao tema
(tanto com o seu texto ancora, como c/ as páginas de destino).
Perde o valor do link com o texto âncora, palavras irrelevantes como aqui, ver, controlar, ou mesmo o nome do blog.
É melhor linkar o texto âncora com o nome do item do que com o nome do blog
Vários links com termos similares é o que devemos conseguir.
Evite sobrecarregar o texto de links.

Exibições: 77

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço