COMÉRCIO E TENDÊNCIAS: Exposição “Em Volta do Barro”

Campo de Ourique foi considerado o melhor bairro de Lisboa para se viver. Com este pensamento em mente, calcorreei a zona à procura das razões de tal nomeação. Situado entre as Amoreiras, a Estrela e os Prazeres, Campo de Ourique é bairro de carácter muito próprio, apresentando-se como uma grande aldeia dentro da cidade. Com vocação residencial, apresenta um comércio de rua antigo, mas muito forte e esta é a grande vantagem.

Aqui encontramos tudo. Para os mais gulosos, é imprescendível uma visita ao Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, que dispensa apresentações, ou à pastelaria Aloma, cozinheira do melhor pastel de nata de Lisboa. Se a refeição for mais prolongada porque não a Tasca da Esquina do chef Vítor Sobral. A poesia deambula pela Casa Fernando Pessoa e os amantes de arquitectura podem sempre deixar-se perder nas linhas rectas da Igreja do Santo Condestável da autoria do arquitecto Vasco Morais Palmeiro. De porta em porta temos floristas, as antigas boutiques, retrosarias, lojas de decoração, sapatarias e muito mais, de porta a porta percebemos o porque da fama deste bairro. Foi aqui que reencontrei a Loja Portugal Rural. Templo antigo de iguarias das zonas rurais portuguesas está neste momento um pouco diferente. A mudança dizem é provisória…Agora as portas da loja abrem para uma exposição dedicada à cerâmica, “Em Volta do Barro” assim se denomina. O tema é curioso e as peças que lá estão expostas também o são. Num espaço amplo, encontramos as famosas bonecas de Júlia Cota, o coreto e a banda de música dos Irmãos Baraça e as figuras de Conceição Sapateiro. Os Galos de Barcelos e peças de autores menos conhecidos, mas igualmente merecedores de atenção, também lá se apresentam. A montra chama à atenção pelo serviço de café delicadamente pintado com os motivos dos Lenços dos Namorados. Dentro temos o negro barro de Molelos, a loiça Bajouca, as bonecas e santos de Rita Matias e o barro de Maria João Poejo, entre muitos outros.

A entrada neste espaço foi ocasional e impulsionada pela curiosidade de perceber no que se transformara estas loja de antigos paladares rurais e pequenas “tabernices”. Acabei por permanecer e contemplar uma boas mostra do artesanato em barro, tomar um café e jogar dois dedos de conversa fora. Aconselho a visitarem a exposição, já têm é poucos dias uma vez que termina no próximo dia 31 de Julho.

Exibições: 284

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço