Elas podem ser o futuro e dar um futuro melhor a Moçambique. Recentemente, os ciclones Idai e Kenneth revelaram ao mundo as fragilidades do país africano, mas, normalmente, estas ficam longe dos holofotes. No entanto, ali falta quase tudo. As crianças, que formam mais de metade da população, são a esperança. A Helpo é uma das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) que atuam no terreno, proporcionando melhores condições de educação e nutrição às crianças, não só de Moçambique, mas também de São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Em maio de 2017, a fotógrafa Rosita Fernandes viajou com um grupo de padrinhos às cidades de Nampula, Pemba e Ilha de Moçambique para conhecer os projetos desenvolvidos pela Helpo e conhecer pessoalmente o afilhado. Desta viagem surgiu a Exposição Fotográfica “Luzes de Moçambique”, que estará patente num mural no MAR Shopping Matosinhos de 26 de julho a 4 de agosto.

Fundada em 2008, a Helpo, que apresenta esta exposição de Rosita Fernandes em parceria com o MAR Shopping Matosinhos, promove o desenvolvimento através da educação e da nutrição. Com atividade em comunidades rurais, em 101 focos de intervenção, através da construção de escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua, a ONGD financia as suas ações através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, donativos livres, projetos financiados por agências internacionais e empresas.

Sorrisos que iluminam, histórias que ficam para sempre

Rosita Fernandes não resistiu ao apelo de que com tão pouco se pode fazer tanto e é uma das madrinhas da Helpo. Dividida atualmente entre a Fotografia e a Cerâmica, começou o seu percurso como fotógrafa no Instituto Português de Fotografia, localizado no Porto, tendo‐se especializado em Fotografia de Moda e Publicidade na Escola FOTODESIGN, em Barcelona (Espanha). Ainda na capital da Catalunha realizou duas exposições, uma das quais sobre a temática da Moda dos anos 60, 70 e 80.

A exposição “Luzes de Moçambique”, exibida pela primeira vez em setembro de 2018, na Alfândega do Porto, e agora patente num mural no MAR Shopping Matosinhos (junto à saída da loja IKEA), conta as histórias de crianças que vivem e sorriem com o apoio da Helpo e dos padrinhos à distância.

Exibições: 86

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço