GASTRONOMIA: 10 alimentos fast food a evitar

Muitas vezes associa-se a fast food a calorias, açúcar e sal, mas isto é apenas uma pequena amostra dos perigos para a saúde que esta comida representa. Mais perigoso do que a fast food, só mesmo cozinhar com óleo vegetal vindo de Chernobyl!

A nutricionista Michelle Schoffro Cook investigou quais os piores alimentos para o corpo humano e fez uma lista com os 10 alimentos que mais perigos acarretam para a saúde. E com um apelido destes, certamente a senhora Cook deve perceber algumas coisas sobre culinária.

 

10º - Gelados

Além do alto nível de açúcar, que faz dele um perigo para os dentes e diabetes, nestes gelados são usadas gorduras trans. Estas gorduras formam-se através de um processo de hidrogenação de ácidos gordos insaturados e são as gorduras mais perigosas que existem. Estes lípidos são famosos por serem responsáveis pela desregulação do colesterol e complicações cardiovasculares mas também têm efeitos nocivos no sistema imunitário e provocam o envelhecimento precoce, inflamações, podendo originar o aparecimento de diversos tipos de cancro.

 

9º - Tiras de Milho e restantes snacks de milho

 

O facto de serem muitas vezes confecionados com óleos sobre-utilizados e já degradados é um problema, já que os óleos fora do seu intervalo de utilização “saudável” podem provocar vários processos inflamatórios. Estes fritos têm também a capacidade de desenvolver alterações na personalidade pois criam flutuações dos níveis de açúcar no sangue.

 

8ª - Pizza

 

Boas notícias, apesar de tudo. Nem todas são altamente nocivas para a saúde e Michelle Cook refere-se aqui principalmente às pizzas congeladas. Estão são piores para o corpo humano pois usam farinha branca, que se transforma em açucares puros e por isso acarreta prejuízos para o organismo como aumento do peso e a desregulação dos níveis de glicose no sangue.

 

7º - Batatas Fritas

 

Aquela que é, provavelmente, a mãe de todas as comidas de plástico, apresenta dois perigos maiores. O primeiro é o uso na sua confeção das famigeradas gorduras trans, mas muito pior que isso é o facto de a sua cozedura contribuir para criar uma substância chamada acrilamida. O processo de formação desta molécula ocorre quando se fritam batatas em óleos a altas temperaturas e a acrilamida é uma das mais potentes substâncias cancerígenas alguma vez descoberta. Como se isto não fosse suficiente mau, as batatas fritas também podem estar na origem de inflamações, artrites, diversos tipos de cancro e problemas cardiovasculares.

 

6º - Batatas Fritas em pacote e restantes snacks fritos de batata

Desde logo têm todos os males que as batatas fritas “normais” apresentam mas com muito menos (ou nenhum) valor nutricional. Se ainda se lembra da acrilamida, lembramos que estes produtos têm também um valor muito maior desta substância do que as outras batatas fritas.

5º - Bacon

 

Primeiros números: +42 % e mais 19%. O consumo de carnes processadas aumenta para quase o dobro o perigo de vir a sofrer complicações cardíacas e em mais um quinto as hipóteses de ter problemas de diabetes. Agora faça a conta a quanto bacon já comeu este mês. É que as contas indicam que comer 14 tiras de bacon por mês podem danificar as funções pulmonares e aumentar exponencialmente as hipóteses de vir a sofrer complicações respiratórias. Mais um nome bonito para recordar que está associado ao consumo de bacon é o nitrito de sódio. Mas se o nome até é engraçado, os seus efeitos são o oposto, já que pode originar cancro colorrectal e é associado ao aparecimento de leucemia e tumores cerebrais em bebés e crianças.

 

4º - Cachorros Quentes

Tal como o bacon, os hot dogs estão recheados de nitrito de sódio, que, como já explicamos, é extremamente nocivo para o corpo humano. Mais um problema das carnes processadas, com especial incidência nas salsichas enlatadas, é que o seu consumo aumenta em 67% a hipótese de vir a sofrer de cancro do pâncreas.

 

3º - Donuts / Rosquinhas

Este alimento tem a incrível capacidade de aliar dois dos piores inimigos da saúde humana. Além de serem compostos por 35% a 40% por gorduras trans, após serem fritos são habitualmente generosamente recheados e cobertos de açúcar. No total cada um destes bolinhos tem cerca de 400 calorias e estão cobertos de aditivos alimentares.  Além dos males já enumerados anteriormente, esta combinação de fritura e açúcar faz subir a possibilidade de vir a sofrer doenças cardíacas, cerebrais e pode levar ao aparecimento de diversos tipos de cancro.

 

2º - Refrigerantes

Cada lata de refrigerante contém 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, 30 a 60 mg de cafeína e está ainda repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso são precisos 30 (!) copos de água para os rins conseguirem neutralizar a acidez de uma lata de refrigerante, o que demonstra bem o perigo de fomentar insuficiências renais que estes líquidos acarretam. E como um mal nunca vem só, o cálcio e outros minerais presentes nos ossos são transportados para os rins para ajudar a combater essa acidez, o que pode criar óbvios problemas de cáries, descalcificação e osteoporose mas também outras doenças como obesidade e complicações cardiovasculares.

 

1º - Refrigerantes Diet

Se um refrigerante incomoda muitos órgãos, um refrigerante Diet incomoda muitos mais. Se os refrigerantes são a bomba atómica, então os Diet são a Bomba H, a mais poderosa de todas. Além de todos os problemas que os outros sumos têm ainda lhes junta mais uma desagradável surpresa escondida. Este “presente” é o aspartame, que desde há alguns tempos têm sido conhecido pelo simpático nome de Aminosweet. A lista de complicações que estes aminosweets acarretam é quase tão grandes como os compêndios de doenças em que os médicos se apoiam: ataques de ansiedade, comportamentos compulsivos e obsessivos, cegueira, malformações fetais, tumores cerebrais, dor torácica, depressões, tonturas, epilepsia, fadiga, enxaquecas, perda de audição, palpitações, hiperactividade, insónias, dores nas articulações, desordens cognitivas, TPM, cãibras, infertilidade e... morte. Depois de ler esta lista os aminosweets já não parecem tão doces, pois não?

Exibições: 3241

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço