CULTURA: Festival Todos celebra 10ª edição em São Vicente

O Festival Todos - Caminhada de Culturas, celebra a sua 10ª edição nos dias 20, 21, 22 e 23 de Setembro, num novo território - a emblemática zona de São Vicente e o Campo de Santa Clara - mantendo-se, ao décimo ano, e, como nunca, fiel à sua missão de criar, através das artes, um diálogo intercultural e uma aproximação ao outro.

Uma edição especial que pretende ser um ponto de chegada e, ao mesmo tempo, de partida, com um programa de espetáculos, nacionais e internacionais, de arte contemporânea, visitas a espaços históricos que se revelam ao público e sabores do mundo que desaguam em Lisboa.

O TODOS é promovido numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Academia de Produtores Culturais, vindo a concentrar, em Lisboa, espetáculos de música, teatro, dança, performance, mas também uma grande exposição de fotografia, graffiti e iniciativas em locais icónicos de São Vicente e Campo de Santa Clara.

Formada no âmbito da primeira edição do Festival, a Orquestra Todos trará, este ano, um grande concerto na Voz do Operário com o repertório que os uniu no álbum “Intendente” há exactamente dez edições. O calor destas sonoridades virá juntar-se às várias vozes de “Credo”, espectáculo da Orchestra Piazza Vittorio, Itália, no Panteão Nacional, aos “Violons Barbares”, da Mongólia, Bulgária, França, nos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora, ao disruptivo e interventivo Fado Bicha, que visita a origem do fado em narrativas pouco visíveis.

No Teatro, “Do Bosque para o Mundo” de Miguel Fragata e Inês Barahona traz a história de um menino afegão que atravessa a Europa. No Novo Circo, Les Colporteurs, França, e Barolosolo oferecem espectáculos que desafiam as fronteiras do espaço e da gravidade. Na dança, Francisco Camacho cria uma coreografia com base em testemunhos recolhidos no bairro, num contraste entre o contacto com idosos residentes e o de refugiados que chegam à cidade. Uma conferência sobre o racismo dada por e para crianças mostra-nos que as fronteiras se aprendem, entre vários e diferentes projectos com a comunidade que integram o programa. O olhar dos fotógrafos sobre o mágico território que recebe o Festival pela primeira vez culmina numa exposição.

Um grande almoço intercultural traz ao Jardim Botto Machado sabores e aromas de todo este Mundo que jubilamos. E mais.

No fundo, o TODOS 2018 é a celebração de um Mundo em São Vicente como ponto de encontro de novos e velhos, residentes e viajantes, refugiados e militares, religiosos e professores, adultos e crianças, nós e o outro, através da linguagem das artes. Todos.

Bilhetes e programação completa em www.festivaltodos.com / https://festivaltodos.bol.pt/  

Exibições: 82

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10 Out.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9 Abr.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2 Abr.

© 2018   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço