Encontros pedagógicos nas escolas, gravações, workshops e concerto no Espaço d’Orfeu
Projecto europeu FolkMus teve a sua etapa portuguesa em Águeda!



Na semana de 29 de Outubro a 1 de Novembro, o projecto europeu FolkMus chegou a Portugal e instalou-se de armas e bagagens em Águeda, para o desenvolvimento de diversas actividades: desde encontros pedagógicos com as escolas locais até ao concerto no Espaço d'Orfeu, passando pelos workshops de adufe e cavaquinho abertos à comunidade. Uma semana intensa de celebração festiva das tradições e culturas europeias!

O projecto apoiado pela União Europeia integra jovens músicos da Estónia, Itália, Grécia, Espanha e Portugal, constituindo-se como uma orquestra transnacional de inspiração folk, com a missão de preservar e revitalizar músicas e instrumentos tradicionais para os dias de hoje.

Foi precisamente com este intuito que na quarta-feira, dia 30 de Outubro, a comitiva FolkMus reuniu-se com 140 alunos do Jardim de Infância e do 1º Ciclo da EB1 de Águeda, que tiveram a oportunidade de conhecer directamente com os músicos as diversas culturas dos países, os diferentes idiomas e os instrumentos que tocam, a par da larga curiosidade dos mais pequenos, que foram fazendo perguntas ao longo da sessão, que terminou em dança colectiva.

Na continuidade do espírito educativo do projecto, a passagem de FolkMus por Águeda também contemplou na quinta-feira, dia 31 de Outubro, a realização dos workshops de adufe, com Rui Silva, e de cavaquinho, com André Jesus, ambos de participação gratuita e abertos à comunidade, com um total de 25 participantes.

O ponto alto desta etapa em Águeda culminou no Espaço d'Orfeu com o concerto na sexta-feira, dia 1 de Novembro, no último concerto do 17º OuTonalidades na casa-mãe do circuito (que prossegue até 19 de Dezembro por todo o país). Com um público rendido desde o primeiro instante, durante hora e meia os músicos desfilaram melodias tradicionais de cada ponto cardeal europeu, numa fusão de sonoridades que se cruzaram entre si e à qual ninguém ficou indiferente.

Após o primeiro encontro na Estónia em Julho passado, Águeda foi a segunda paragem desta viagem colectiva da qual a d'Orfeu é parceira, conjuntamente com os congéneres Município de Roma, Zètema Progetto Cultura e Archivio Aurunco (Itália), Centro de Música Tradicional da Estónia (Estónia), Departamento Social de Cyclades (Grécia) e Fira Mediterrània de Manresa (Espanha). Até Abril de 2015, a Orquestra FolkMus apresentar-se-á ainda em festivais e centros culturais na Grécia, Itália e Espanha, ao mesmo tempo que procede à edição discográfica do projecto, que se iniciou nesta etapa portuguesa com a equipa técnica da d'Orfeu.

Exibições: 129

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço