PASSEIOS (cá dentro): Galerias Romanas da Rua da Prata, Lisboa

Aproveitei para visitar um lugar que há muito desejava conhecer, as Galerias Romanas em Lisboa. É fantástico o que Olissipo nos reserva a seus pés: segredos de séculos de história. Vão até lá. Eu já fui. :)

 

As galerias romanas da Rua da Prata, em Lisboa, abrem ao público nos dias 23 e 25 de Setembro, naquela que será a única vez que estarão acessíveis a todos este ano. Mas para o ano poderá haver mais oportunidades.



Durante os três dias, as galerias estão abertas entre as 10h00 e as 18h00 e a entrada é gratuita. As visitas são acompanhadas por técnicos do Museu da Cidade.


As galerias construídas há cerca de dois mil anos, foram descobertas após o terramoto de 1755 em Lisboa e só em 1909 começaram a realizar-se visitas, mas apenas por motivos jornalísticos ou de investigação. A partir dos anos 80, a Câmara de Lisboa cria condições de acesso às galerias no subsolo da Rua da Prata.


O buraco que existe no meio da estrada é aberto, os bombeiros bombeiam a água e as pessoas podem descer as estreitas escadas para descobrir todo um mundo de grutas e corredores estreitos. Tudo indica tratar-se de um criptopórtico - construções abobadadas empregues com alguma frequência pelos romanos em terrenos instáveis ou de topografia irregular para criar uma plataforma de suporte a outras edificações, normalmente públicas. Julga-se que o criptopórtico de Lisboa, do tamanho de um quarteirão, sustentaria um edifício público.

 O que se sabe é que, há dois mil anos, a Baixa de Olisipo era um porto com zona comercial e fabril, dedicada ao azeite e conservação de peixe. No Rossio, situava-se o circo romano e na Praça da Figueira a grande necrópole.

Apenas uma vez por ano é permitido descer até às estruturas romanas, já que, como explica o Museu da Cidade de Lisboa, estas “encontram-se com um nível de água elevado cuja bombagem é um processo moroso e que levantaria problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se retirada mais amiúde”.

 

Exibições: 1351

Tags: passeios(cá dentro)

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Maria Cano Meira em 28 Setembro 2011 às 12:57

Mais uma vez Perdi a visita e tenho muita pena.

Gostei muito do artigo e das fotos.

Comentário de Francisco Mendes Alvim em 27 Setembro 2011 às 17:52

Eu perdi esta visita...agora é mais um ano de espera...

Comentário de ana dias em 24 Setembro 2011 às 21:42
Eu estive lá hoje.... incrivel. Soube ha 2 semanas nesta iniciativa e claro tinha que lá ir.
Comentário de Ana Paula C S Valente em 24 Setembro 2011 às 9:36

Pois.. a estas ainda não fui talvez por só serem visitadas num fim de semana do ano. Em contrapartida já fui às do Nucleo Arqueológico da Rua dos Coreeiros (edificio do Millennium bcp) e digo-vos, fiquei muito admirada pelo que vi... pois não se trata só de túneis, com passagens bem baixas, onde se sente o ar abafado e humido, como também ainda se vê os 'restos' e rastos de quem antes por aqui andou... e não me refiro só aos romanos :)  A guia era muito boa (lamentalvelmente nao me recordo do nome) e fez-nos voltar a eras em que nem projectos de projectos seriamos... A visita é gratuita e sugerem que se marque.  Recomendo vivamente.

 

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Eventos em Destaque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...