GASTRONOMIA: As casas de chá voltam a chamar por nós

O Inverno ainda não chegou, mas o frio e a chuva já se fazem sentir e, para aquecer, um chá quente é tudo o que queremos. E se vier acompanhado de scones, bolos, torradas ou qualquer um dos outros amigos fiéis do chá, tanto melhor!
Para lhe facilitar o trabalho, fizemos uma selecção de casas de chá espalhadas pelo país onde pode ir lanchar. Ora vista o casaco, pegue no chapéu-de-chuva e venha connosco:
 
Chá do Carmo
Esta casa de ambiente confortável e acolhedor serve uma grande variedade de chás. E, para acompanhar, a combinação perfeita dos scones com várias compotas. Mas, se preferir, pode ainda optar por uma fatia de um dos muitos bolos caseiros e regionais ou pelos salgados ou as quiches. Variedade não falta, há ainda chocolate quente (também muito reconfortante para uma tarde fria) ou sumos naturais, para os mais encalorados.

Largo do Carmo, 21 - Lisboa
Telefone: 213 421 305
Horário de Inverno: Seg a sex, das 9h às 20h. Sáb, das 10h às 20h
Site: Chá do Carmo


Poison D’Amour
Abriu recentemente no Príncipe Real. Quem aqui entra sente-se recuar no tempo e viaja até Paris, para o ambiente de um salão de chá francês. Absolutamente encantador, conquista amantes do chá e da sua tradição mas, sobretudo, os apreciadores (e porque não dizer gulosos) da pastelaria francesa.
Os macarons, os éclairs, as tartes, as tartelettes, as bavaroises, os mille-feuilles e os croissants fazem as delícias e convidam à visita.

Rua da Escola Politécnica, 32 – Lisboa
Telefone: 213 476 032
Horário: Seg a sáb, das 8h às 20h
Facebook Poison D'Amour


Cultura do Chá
Uma verdadeira casa de chá, com uma variedade impressionante de chás e infusões. Se é amante de chá ou até um entendido na matéria, esta casa é de visita obrigatória. Se não é um entendido, saiba que aqui pode aprender muito. A Cultura do Chá elaborou um catálogo, em contínua actualização, com algumas das mais conhecidas ervas para infusões.
Para acompanhar a hora do chá pode optar pela clássica torrada, pelo scone, pelos bolos, servidos à fatia ou à unidade, pelos crepes ou pelos deliciosos waffles.
O espaço recebe diversas exposições, pelo que pode ainda apreciar e viver a cultura enquanto lancha.

Rua das Salgadeiras, 38 – Lisboa
Telefone: 213 430 272
Horário: Seg a sáb, das 12h às 22h
Site: Cultura do Chá
Facebook Cultura do Chá


As Vicentinas
A tradicional "Casa das Velhas" sofreu uma remodelação recente a nível de decoração, mas continua a oferecer as especialidades que lhe deram fama: os scones, as empadas, as tartes, os bolos e, claro, os chás, dos quais se destacam o chá preto, o chá de jasmim, o chá de limão ou o earl grey.
Pertence a uma ordem religiosa vicentina, a Casa de Nossa Senhora do Amparo. Por isso, e com o intuito de angariação de fundos, a loja também vende alguns artigos religiosos.

Rua de São Bento, 700 – Lisboa
Telefone: 213 887 040
Horário: Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 15h às 19h.

Ó Chá

Este espaço traz-nos qualquer coisa de oriental, pelas cores da decoração e pela enorme variedade de chás que disponibiliza, vindo de diversas partes do mundo. Do Japão à América do Sul, passando pela Ásia, Médio Oriente, África, e sem esquecer os Açores, oferece mais de 70 chás diferentes: chás pretos puros e aromatizados, chás verdes puros e aromatizados, chás oolong e os preciosos chás brancos.
Tem scones, bolos e tostas como acompanhamento. Também serve refeições.
Vende diversos artigos, desde chás a objectos.

Rua Luís Augusto Palmeirim (Alvalade), 18 – Lisboa
Telefone: 916 745 863
Horário: Segunda a sábado, das 12h às 20h30
Site: Ó Chá
Facebook Ó Chá

Bule de Londres
Este espaço confortável é uma verdadeira casa de chá, a começar no nome e a acabar nas cerca de 180 variedades de bebidas quentes que oferece. E para alimentar o estômago enquanto se aquece com o chá, pode escolher os tradicionais sones, um bolo ou, se lhe apetece algo maior e mais salgado, umas torradas ou tostas tamanho XL. Outra boa, e diga-se, apetecível sugestão, são os sumos naturais e os batidos. Os sabores melão e manga são a sugestão da casa.

Rua Ilha das Flores, 62 – Carcavelos
Horário: Das 11h às 24h
Site: Bule de Londres


A Chaleira
Com decoração rústica e ambiente descontraído, esta casa de chá oferece lanches reconfortantes. A acompanhar os chás, há scones, brigadeiros, salame, queques e diversos bolos à fatia. Impossível de resistir e difícil de escolher.

Praça Junqueiro, 12 A – Parede
Telefone: 214 575 416
Horário: Terça a sexta, das 11h30 Às 24h. Fim-de-semana, das 10h30 às 24h

Tea for Two
Tem mais de 70 chás disponíveis, acompanhados de uma grande variedade de pastelaria e doçaria, e ainda, açúcares, de vários tipos e diferentes sabores, bules, canecas, chávenas e outros os acessórios relacionados com o ritual do chá.
Está a cargo da actriz Paula Marcelo.

Avenida República, 1644 – Parede
Telefone: 214 573 524
Facebook https://www.facebook.com/profile.php?id=100001608888703&sk=wall
Artigo relacionado no MyGuide: GASTRONOMIA: TEA FOR TWO – A Casa de Chá


Café Saudade
Residente numa antiga fábrica das queijadas Mathilde, em Sintra, este espaço assume-se não só como cafetaria e salão de chá, mas também como espaço cultural, recebendo exposições que promovem a arte e os ofícios tradicionais portugueses. Tradição esta que também se marca afincada presença através da decoração.
Pode escolher, para acompanhar, o doce scone ou a salgada torrada, entre outras variadas hipóteses. O chocolate quente é outra (boa) opção.
E pode levar a(s) sua(s) criança(s), há mesas especiais para elas, o que, certamente, as encantará.

Av. Doutor Miguel Bombarda, 6 – Sintra
Telefone: 212 428 804
Horário: Quinta a segunda, das 8h30 às 24h. Domingos, das 9h às 20h
Facebook Café Saudade

Casa do Largo
Nesta casa serve-se um chá à inglesa, acompanhado da variedade e qualidade da doçaria nacional. Uma mistura irresistível para um pequeno-almoço ou lanche reconfortante.

Largo Vieira Caldas, 19 – Caneças
Telefone: 219 806 205
Horário: Domingo a quinta, das 11h às 24h. Sexta e sábado, das 10h à 1h

Rota do Chá
Escolha um dos chás da imensa lista disponível e, se gostar muito, no final pode comprar uma embalagem para levar para casa. Além do salão de chá tem um restaurante, na parte de cima, onde são servidas refeições vegetarianas.
O ambiente é de tranquilidade, reflectido no tipo de produtos, no serviço e na decoração.

Rua de Miguel Bombarda, 457 – Porto
Telefones: 220 136 726/914 394 027
Horário: Segunda a quinta, 12h às 20h. Sexta e sábado, 12h às 24h. Domingo, 13h às 20h.
Site: Rota do Chá


Verde Tília
Enorme variedade de chás, frios ou quentes, muito bem acompanhados. É que os scones estão sempre a sair: da hora do lanche até à noitinha, há fornadas às 16,17,18 e 22 horas. Mas se não apanhar nenhuma destas horas também não tem problema, se pedir na hora espera 12 minutos e tem o seu scone, ainda a fumegar, no prato. Se não for grande apreciador de scones (será possível?) ou não tiver tempo para esperar, pode também escolher uma fatia de bolo ou os, sempre irresistíveis, brigadeiros.
Se quiser um petisco mais ao modo de refeição pode optar por uma das especialidades salgadas, como, por exemplo, o pastel de massa quebrada recheado com espinafres, queijo brie e alecrim ou a filos de alheira com carpacho de laranja.
Recebe diversos eventos, funcionando, assim, também como espaço cultural.

Alameda Eça de Queirós, 82 – Porto
Telefone: 223 322 226
Horário: Segunda a quinta, 12h às 23h. Sexta e sábado, 12h às 24h. Domingo, 12h às 20h
Site: Verde Tília
Facebook Verde Tília


Casa de Chá de Serralves
Em pleno Parque de Serralves, onde ganha pela beleza, esta é uma casa de chá muito acolhedora. Seja no Verão, quando o recebe na sua esplanada ou no tempo frio, como agora se começa a sentir, em que o espaço interior é caloroso, é sempre um bom sítio para ir beber um dos muitos chás que aí são servidos.
Rua D. João Castro, 210 - Porto
Telefone: 226 170 355
Site: Casa de Chá de Serralves
Facebook


Café au Lait
Não se define exactamente como casa de chá, mas ele também está presente. E, devido ao horário alargado da casa, é uma boa sugestão para quando lhe apetece beber um chá pela hora da ceia ou aquecer uma noitada.
Serve refeições ligeiras como saladas, tostas ou quiches.
Também é convidativo passar lá algum tempo, devido ao serviço de internet sem fios que disponibiliza, além de estar muito bem localizado, na baixa do Porto.

Rua Galeria de Paris, 46 – Porto
Telefone: 222 025 016
Horário: Segunda a sexta, das 11h30 às 2h. Sábado, 12h30 às 2h

Casa da Chá da Boa Nova
Esta casa de chá é muito antiga, tendo surgido de um concurso promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos em 1956, cujo vencedor foi o arquitecto Fernando Távora, que entregou o projecto a um dos seus colabores, na altura a dar os primeiros passos na sua carreira, mas que acabou por se tornar um nome sonante da arquitectura portuguesa: Álvaro Siza Vieira.
Fica bem perto da cidade do Porto, junto ao mar, o que lhe confere uma vista muito bonita e o torna  um local perfeito para beber um chá relaxante depois do almoço ou num fim da tarde.

Lugar da Boa Nova - Leça da Palmeira, Matosinhos
Telefone: 229 951 785
Horário: Segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h
Site: Casa de Chá da Boa Nova

Exibições: 11761

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 10 Novembro 2011 às 10:28

Queremos ser os primeiros convidados, Edna. :)

Comentário de Edna em 10 Novembro 2011 às 10:16

Um dia também a minha casa de chá estará aqui!

Comentário de Xana Ales em 9 Novembro 2011 às 11:43

Adoro chá...o cheiro faz despertar os sentidos de uma maneira inebriante, m o q eu gosto mesmo é de tudo o resto!! Os scones, os bolos, as compotas...ser servido por diferentes tipo de bule e chávenas (como é o caso do Ó chá em Alvalade) ou pensarmos q estamos na casa da avó (caso das Vicentinas)...enfim, e neste dias é um must!!

Comentário de Joana Sá Pinto em 9 Novembro 2011 às 11:26

Mais do que do chá, gosto de tudo o que o habitualmente o acompanha. E nesse departamento a velhinha As Vicentinas, que vocês aqui recomendam, é vencedora. Ai as empadinhas, os scones... e os bolos?

Comentário de MyGuide em 9 Novembro 2011 às 10:03

Óptimo, Luz. Mais um contacto a juntar ao roteiro do chá. Obrigado.

Comentário de Luz Carvalho em 9 Novembro 2011 às 7:45

Gosto de todas estas casas de chá ! Mas para mim e para muitas pessoas o melhor lanche,o melhor chá fica na simpática vila de Oeiras,O Chá da Barra e o Chá da Barra Villa.

Já saíu em várias revistas e sempre com nota máxima.

A Time Out concedeu-lhes uma capa com o titulo "o melhor chá da linha" ou coisa parecida e efectivamente : É !

Provem o Bolo de chocolate,os scones,os chás,as queijadas tudo de confecção própria.

Procurei o site e se quiserem dêem uma olhadela:

www.chadabarra.com

RECOMENDO !!!

Não garanto é que não saiam de lá com umas gramas a mais...a mim acontece sempre.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço