GASTRONOMIA: Dez sobremesas para a Páscoa!

Se gosta de se movimentar entre taças, tachos, farinha e regular a temperatura do forno, tem de continuar a ler. A Páscoa está à porta, e nesta altura somos bombardeados com publicidade de ovos de chocolate, receitas docinhas para acomodar o estômago. Esqueça a dieta e aproveite algumas das nossas sugestões para encher a sua mesa, na Páscoa ou em qualquer outra altura do ano.

Torta alemã

Para esta receita são necessários 200 gramas de manteiga sem sal, 1 chávena de chá de açúcar, 1 embalagem de natas, 1 pacote de bolacha Maria( o quanto baste para molhar a bolacha), e uma lata de leite condensado.

Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme cremoso. Acrescente as natas e bata rapidamente para misturar. Para montar o doce, coloque o leite num recipiente e molhe algumas bolachas no leite. Forre o fundo do recipiente onde vai servir a sobremesa com uma camada de bolachas. Depois junte uma camada do creme, outra de bolacha, e assim sucessivamente até terminar a embalagem de bolachas. Coloque o doce no frigorífico durante três horas, ou até notar que está bem frio.

Bolo com gelatina de limão

Se optar por fazer um bolo com gelatina de limão vai necessitar de 4 ovos, 1 iogurte natural, 1 caixa de gelatina de limão, um copo de óleo (medida do iogurte), 1 pacote de bolo pronto sabor laranja e 1 colher de fermento. Para a cobertura, 1 lata de leite condensado e sumo de um limão.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento, e bata. Coloque o fermento e volte a misturar bem. Levar ao forno brando, pré-aquecido, durante uns 30 minutos. Para a cobertura, cubra o bolo ainda quente com o leite condensado e o sumo de limão.

Pudim de Morango

O Pudim de Morango leva 1 pacote de palitos “la reine”, 1 lata de leite condensado, 1 embalagem de natas, 1 litro de leite, 2 gemas de ovo, 1 colher de sopa de farinha de trigo ou de farinha Maizena, 2 chávenas de morango, 1 colher de chá de essência de baunilha, e morangos e chantilly para decorar.

Numa panela, coloque o leite condensado, o leite, as gemas (levemente batidas), a baunilha e a farinha (misturada com um pouco de leite). Mexa até engrossar. Desligue o fogo e junte as natas. Se necessário, bata o creme no liquidificador para desmanchar possíveis bolinhas que se tenham formado no creme. Numa travessa, coloque uma camada de bolacha (passe as bolachas no leite com açúcar rapidamente), uma camada de morangos picados e metade do creme. Repita as camadas até terminar o creme. Decore a gosto com morangos e chantilly.


Torta cremosa

Se quiser fazer uma torta, a Torta cremosa é uma óptima opção. Vai precisar de 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, 2 gemas de ovo, 1 chávena de chá de coco ralado, 1 embalagem de natas. Para a massa: duas chávenas de leite em pó, uma chávena e meia de chocolate em pó e 1 lata de leite condensado.

Numa panela, misture o leite condensado, a manteiga e as gemas. Leve ao lume brando, mexendo até soltar do fundo da panela. Retire do lume, misture o coco e as natas e deixe arrefecer. Noutra tigela, mistura o leite em pó com o chocolate. Vá acrescentado o leite condensado até formar uma pasta que não se agarre aos dedos (pode não ser necessária toda a embalagem de leite condensado). Espalhe a massa com a ajuda de um rolo até obter um rectângulo de mais ou menos 35 cm x 25 cm. Espalhe o recheio com uma espátula. Enrole como se fosse um cilindro, e embrulhe em película aderente. Coloque no frigorífico durante 4 horas. Para enfeitar, pode deitar por cima uns fios de leite condensado e coco ralado.

Cascata Tricolor

Esta demora mais um bocadinho a confeccionar  mas o resultado final enche o estômago e o olho. A Cascata Tricolor é composta por três partes, feitas em separado. Assim, para a primeira parte vai necessitar de 3 gemas, 1 lata de leite condensado, e 1 medida de leite (feita com a lata do leite condensado). Para a segunda parte, 1 litro de leite, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó e meia colher de farinha Maizena. Para a terceira parte são necessárias 3 claras de ovo, 4 colheres de açúcar e uma embalagem de natas.
Para a primeira parte, cozinhe todos os ingredientes em lume brando, mexendo até engrossar. Para a segunda parte, cozinhe todos os ingredientes em lume brando, mexa até engrossar e coloque por cima da 1ª parte. Para a terceira parte, bata as claras em castelo e coloque os outros ingredientes. Depois coloque por cima da 2ª parte e leve ao congelador.

Bolo de milho

Para o Bolo de milho precisa de 4 ovos, 250 gramas de farinha de milho, 50 gramas de coco ralado, 1 lata de leite condensado e 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Bata no liquidificador os ovos, a farinha de milho e o leite condensado. Acrescente o coco ralado e o fermento em pó e bata rapidamente. Coloque numa forma com 20 a 25 cm de altura, bem untada e polvilhada com farinha. Meta no formo durante 30 minutos. E está feito!

Semi-frio de coco

O Semi-frio de coco é feito com 2 chávenas de farinha de trigo, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de leite, 1 colher de sopa de margarina, 2 ovos, 1 colher de fermento em pó e 1 colher de sopa de coco ralado. Para a cobertura é necessário um pacote de coco ralado e uma lata de leite de coco, e a mesma medida de leite.

Num recipiente, coloque a farinha, o açúcar, uma colher de sopa de coco ralado e o fermento. Na batedeira, coloque os ovos e bata até homogeneizar. Vá adicionando a farinha e o leite. Unte uma forma com margarina e farinha e coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 35 minutos .
Retire do forno e deixe arrefecer durante alguns minutos. Para a cobertura, misture num recipiente o leite condensado, o leite de coco e o leite. Faça furos no bolo com um garfo e vá vertendo esta mistura no bolo para que absorva bem. Cubra com coco ralado e leve ao frigorífico.


Torta holandesa

A torta holandesa implica três partes: o creme, a base e a cobertura. Para o creme vai necessitar de 250 gramas de margarina, 180 g de açúcar refinado, 600 ml de creme de leite e 80 ml de leite condensado. A base é feita com bolacha. E a cobertura é composta por 200 g de chocolate amargo, 1 embalagem de natas e 10g de margarina. Para cobrir a lateral da torta, poderá utilizar bolachas waffer ou outras a seu gosto.

Para o creme, bata na batedeira a margarina e o açúcar até obter um creme mais ou menos branco, acrescente o leite condensado e continue a bater. Junte as natas e mexa bem. Para a cobertura, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria até ficar bem derretido, aqueça as natas sem deixar ferver e misture o chocolate e a margarina e o creme de leite até ficar um creme homogéneo. Para juntar tudo, coloque as bolachas no fundo, dos lados da forma coloque os biscoitos que escolher, e adicione o creme devagar, para as bolachas não subirem. Junte a cobertura. É recomendável que utilize uma forma com fundo falso para poder desenformar mais facilmente.

Pudim de queijo com cobertura de goiaba

Para o Pudim de queijo com cobertura de goiaba necessita de 1 lata de leite condensado, 1,5 l de leite, 4 ovos, 400 g de queijo Filadélfia. Para a cobertura, vai necessitar de 300 g de marmelada de goiaba.

Deve untar uma forma redonda com furo no meio com muita manteiga e polvilhar com farinha. A seguir, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogénea. Despeje na forma e tape com papel de alumínio. Coza em banho-maria durante 1 hora e meia. Deixe arrefecer durante algumas horas. Quando estiver frio, desenforme e coloque no frigorífico. Para a cobertura, coloque numa panela, em lume brando, a marmelada de goiaba e junte água, fazendo com que a marmelada vá derretendo, até formar uma pasta homogénea. Antes de servir, deite o preparado de goiaba por cima do pudim.

Pudim de doce de leite com coco e amendoim

Para este doce, vai necessitar de 1 lata de leite condensado, 50 gramas de coco ralado, 50 gramas de amendoim torrado, 1 embalagem de natas, 300 gramas de palitos “la reine” e 1/2 litro de leite.

Coloque o leite condensado na panela de pressão, quando começar a ferver deixar durante 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente. Numa panela, misture o que resultou da fervura na panela de pressão, as natas e o coco, e vá mexendo devagar. Quando se formar uma pastar consistente, desligue o lume. Os palitos têm de ser molhados em leite com açúcar. Numa travessa, vá colocando uma camada com os palitos e outra com o creme. Para a camada superior, colocar os amendoins.

Exibições: 5706

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço