Avinho com certeza! Em Aveiras de Cima, a Festa do Vinho e das Adegas encheu as ruas da vila com animação, petiscos e claro, muito vinho!

Com organização a cargo da Câmara Municipal de Azambuja e com o apoio da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a festa do Ávinho teve mais uma edição em 2011 para todos os fãs da mais genuína tradição vinícola do Ribatejo.

 

Assim que o visitante entra na festa, é lhe dada a possibilidade de adquirir por 2 euros, a famosa e rústica caneca de barro alusiva ao Ávinho, cedidas pelas mãos hábeis dos produtores e cujo valor reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Aveiras de Cima. Esta caneca faculta o direito aos visitantes de provar gratuitamente o vinho das 15 adegas privadas, de portas abertas em toda a vila de Aveiras de Cima, e ainda oferecer diversos ensinamentos sobre a arte do fabrico do vinho.


Por todo o espaço da festa Ávinho, estão presentes diversas barraquinhas com assadores de apetitosas febras e petiscos, sempre com muito vinho e álcool a acompanhar; diversas casas decoradas de forma tradicional, com objectos, utensílios e roupa característica da época vinícola; e muita animação que ocorre não só nos palcos, mas também nas ruas com diversos conjuntos musicais a divertiram os visitantes e a encaminha-los para as adegas.



Em relação aos espectáculos programados, a autarquia promoveu no sábado um desfile etnográfico alusivo ao ciclo do vinho, encenado pela população, ranchos folclóricos, grupos de teatro e outras associações e instituições.No palco da República, montado no largo central da vila, actuaram na sexta-feira o conjunto musical The Foll’s, e no sábado os Homens da Luta que encheram todo o largo da praça com elevado número de fãs, a cantar alegremente todo o portfólio de músicas revolucionárias (incluindo uma música nova) trazidas pelos irmãos Neto e Falâncio.

 


No dia de encerramento, a Fórmula T – Gincana de Tractores propôs uma competição a alta velocidade de veículos agrícolas tradicionais e vinícolas; a entrega de prémios do XXIX Concurso de Vinhos do Município de Azambuja relativos ao concurso “Vinhos do Produtor”, organizado em 2 categorias – branco e tinto -, congratulando os vencedores com 500,00 euros ao 1º classificado, 250,00 euros ao 2º e 150,00 euros ao 3º; e o encerramento ao cargo da actuação no palco da república da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima.

 

Resta-nos esperar pela edição do Ávinho - Festa do Vinho e das Adegas de 2012 para mais animação e alegria na vila de Aveiras de Cima!

 


Exibições: 867

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de João Neves em 20 Maio 2011 às 16:54
Tenho a mania que sou enólogo wannabe, por isso tenho pena de não ter podido ir. Parece ter sido bastante interessante. Para o ano estou lá!
Comentário de Rui Correia Sampaio em 19 Maio 2011 às 3:49
Para quem gosta de apreciar as coisas boas da vida. Muito bom.
Comentário de Ana Raquel Freire Barreiros em 20 Abril 2011 às 12:17
Olá Filipe! Muito bom! Também lá estive e é sempre uma festa muito divertida. Muita animação!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço