GASTRONOMIA: Brigadeiro - uma patente desejada por todos

Não é novidade que o chocolate é um dos ingredientes gastronómicos mais cobiçados no mundo. Mas há uma especial atenção que se dá ao Brigadeiro que, exportado do Brasil, é um sucesso em terras lusas!

 

Originalmente, "brigadeiro" é uma patente militar. Foi em São Paulo dos anos 40 que o bem aparentado brigadeiro Eduardo Gomes (liberal) se candidatou à presidência da republica, quando um grupo de fiéis seguidores e fãs criaram um doce com base de chocolate com o qual angariavam dinheiro para as campanhas políticas do seu candidato. O doce chamava-se "negrinho". Paralelamente, no Rio de Janeiro as mulheres seguidoras do atraente Eduardo Gomes criaram uma versão adaptada do doce, a receita que conhecemos hoje.

 

Para quem quiser partir imediatamente para a acção sigam esta receita à risca:

 

Ingredientes:

- 1 lata pequena de leite condensado (menos de 400 ml)

- 4 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (qualquer um que se use para leite chocolatado)

- 20 gramas de manteiga de culinária

- chocolate granulado

 

Preparação:

Numa panela, junte o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Em lume brando, envolva os ingredientes com uma colher de pau ou espátula, de forma a formarem uma massa homogénea. Após alguns minutos, sempre envolvendo a massa sem parar, o conteúdo vai assumindo uma textura cada vez mais líquida. Nesta fase aumente um pouco o nível do fogo, mas não muito, não é necessário chegar ao lume médio. Siga envolvendo o conteúdo, nunca o deixe parado, corre o risco de queimar e aderir no fundo da panela, podendo arruinar toda a massa restante. Ao longo de mais alguns minutos vai começar a sentir a massa a ganhar textura, começa a ficar cada vez mais resistente e fofa.

 

O segredo é o ponto!!!

Continue mexendo a massa na panela, sempre com atenção para não pegar no fundo. De vez em quando leve ao alto algum do conteúdo na colher de pau e deixe cair sobre o todo da panela. Se a massa de misturar imediatamente, ainda não chegou ao ponto certo. Se demorar algum tempo a misturar-se, criando camadas umas em cima das outras, chegou ao ponto pretendido.

Ponha todo o conteúdo num recipiente de aço ou vidro (não é necessário untar com nada). Deixe arrefecer no frigorífico por pelo menos duas horas. Quando retirar do frigorífico vai ver uma massa mais consistente e fresca. Com o auxílio de uma colher de sobremesa retire uma quantidade a olho e, com as mãos untadas de manteiga, faça bolinhas do tamanho que pretender. Passe as bolinhas pelo chocolate granulado e sirva-as numa forma de papel à escolha.

 

Para além dos brigadeiros, existem outros docinhos semelhantes com a mesma receita, substituindo apenas o chocolate. Como os "Beijinhos de Côco", ou os "Amendoinzinhos", as "Uvas/Morangos Escondidos", entre tantas outras delícias irresistíveis!


Mas o brigadeiro também já chegou à cozinha Gourmet, onde a deliciosa bolinha de chocolate serve-se em copinhos e come-se à colher!

Não deixem de experimentar. Não se vão arrepender!

Exibições: 1014

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 30 Junho 2011 às 10:35
É verdade, Priscilla! Há também esse truque;) Obrigada por lembrares e partilhares;D
Comentário de Priscilla Rios Roda Razuk em 29 Junho 2011 às 18:39
Uma dica sobre o ponto certo do brigadeiro: saberá a hora que está bom quando, ao mexer a massa, notar que ela está soltando do fundo da panela durante a fervura. Então é só esperar esfriar.
Comentário de Filipe Amorim em 10 Maio 2011 às 18:40
Bem, o MyGuide está cada vez a ficar mais delicioso! :D
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 10 Maio 2011 às 11:39

lol... Pois, cada um com as suas armas;p Obrigada;)

Comentário de Joana Sá Pinto em 10 Maio 2011 às 10:48
Isto sim é campanha eleitoral bem feita!
Comentário de Inês M.C em 9 Maio 2011 às 15:08

Ai Meu Deus!!!!

Que delícia!....esses morangos escondidos devem ser também uma bela surpresa "paladoresca" lololol

MUITO BOM! ;-p

Eu acho que ficava feliz a ver um filme com a taça do chocolate ao colo, a comer tudo às colheradas. Deixamos as bolinhas para outro dia que dão uma trabalheira... hehehe

Comentário de Natacha Costa em 5 Maio 2011 às 21:07

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... quero um brigadeiroooo! Ainda tenho de provar os teus brigadeiros =) uiii

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço