GASTRONOMIA: Ceia de Natal, seguir a tradição ou inovar?

Em época natalícia prepara-se a ceia e surge a pergunta: vamos seguir a tradição ou, este ano, vamos inovar?

A tradição traz-nos, na maior parte das vezes, o bacalhau e o peru à nossa mesa, assim como os doces natalícios que tanto chamam a atenção (e o paladar!) e preocupam todos quantos querem manter a linha.

Mas há quem goste de inovar e seguir uma “onda” diferente. Para que não faltem opções, pegámos nos ingredientes e pratos mais típicos da época e seleccionámos receitas mais tradicionais e mais criativas. A escolha, agora, é sua. Resta-nos desejar-lhe boa sorte!


BACALHAU


Tradicional:

- Embrulho de Bacalhau de Natal

Ingredientes (para 4 pessoas):


4 postas de bacalhau crescido

Água

Azeite Novo

1 cenoura

1 nabo

2 batatas

1 lata pequena de grão cozido

1 couve lombarda

Sal

75gr de margarina


Coloque as postas de bacalhau num tacho com a pele virada para cima. Cubra com água e regue com um fio de azeite Novo. Leve ao lume e deixe ferver suavemente cerca de 10 minutos.

Entretanto, pele a cenoura e descasque o nabo e as batatas. Corte os legumes em pedaços regulares com cerca de 3 cm de comprimentos, facetando as arestas.

Retire o bacalhau do tacho com uma escumadeira, coe o caldo e leve de novo ao lume. Introduza os legumes e deixe cozer até estarem macios. Junte-lhes então o grão escorrido e deixe retomar fervura.

Aproveite o tempo e ponha um tacho ao lume com bastante água, temperada com sal. Separe as folhas de couve lombarda, apare-lhes os talos e introduza-as durante 5 minutos na água a ferver.

Enquanto escalda as folhas de couve, limpe o bacalhau de peles e espinhas, faça-o em lascas e reserve. Ligue o forno e regule-o para os 200°C.
Escorra muito bem as folhas de couve e sobreponha as maiores de modo a formar quatro quadrados com
cerca de 20 cm de lado. Corte as folhas que sobrarem em pedaços e coloque no centro. Escorra os legumes e distribua-os também pelas folhas de couve.

Por cima disponha o bacalhau. Feche em forma de embrulho, e coloque sobre um tabuleiro de forno com as pontas da couve viradas para baixo. Se achar necessário ate com um cordel de cozinha. Por cima de cada embrulho coloque um pedaço de margarina e leve ao forno durante 10 minutos.

Polvilhe com pimenta preta acabada de moer.
(Receita: http://www.vaqueiro.pt)


Criativo:

- Bacalhau à Margarida da Praça

Ingredientes:


600gr de lombo de bacalhau demolhado

150gr de cebola meias Luas

20gr de alho 4 dl de azeite

1kg de batata cozida

50gr de azeitona sem caroço

20 gr de salsa picada


Coloque uma panela com água ao lume, para ferver. Unte as postas de bacalhau com um fio de azeite.
Corte e cebola em rodelas e pique o alho. Coloque as postas numa grelha bem aquecida.

Corte as batatas já cozidas em rodelas grossas. Depois de dourar o bacalhau mergulhe-o na panela com água a ferver. Deixe cozer durante 4 minutos.

Numa frigideira junte azeite, o alho picado e a cebola. Tempere com sal e pimenta. Deixe alourar bem esta cebolada.

Comece por colocar a batata em rodelas numa travessa, depois sobreponha as postas de bacalhau e regue com a cebolada. Decore com azeitonas pretas, um ramo de salsa e sirva.

(Receita: http://chefonline.continente.pt/)


PERU

Tradicional:

- Peru Assado

Ingredientes:


Para preparar o peru:

1 laranja

3 limões

Sal

4 grãos pimenta

4 grãos cravinho

2 folhas Louro


Receita do recheio:

1 perú grande

125gr toucinho

500gr lombo de porco

500gr vitela

2 colheres de sopa azeite

1 cebola

2 tomates

1 chávena de chá de caldo de carne

2 pães

Sal


Para barrar o peru:

2 colheres de sopa banha de porco

2 colheres de sopa de margarina

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de vinho do Porto

1 limão

Sal


O peru deve ser muito bem lavado, e posto numa salmoura, em alguidar bem fundo de forma a ficar todo tapado. Este alguidar deve ser cheio de água com bastante sal, 2 ou 3 limões cortados às rodelas, uma laranja às rodelas, 4 grãos de pimenta, 4 grãos de cravinho, 2 folhas de louro. Deve ficar 24 horas em repouso.

Retira-se e põe-se a escorrer bem, pendurado durante 2 a 3 horas, metendo-se no frigorífico durante outras 24 horas. Junte o toucinho, o lombo de porco e a vitela com os miúdos do peru, passe-os por uma picadora, e refogue-os em azeite, cebola e tomates.

Quando o refogado estiver pronto, junte o pão demolhado no caldo e leve novamente ao lume por 5 minutos. Recheie o peru com este preparado e cosa-o com uma linha para o recheio não sair.

Para barrar o peru, misture bem a banha de porco com a margarina, o azeite, o vinho do Porto, o sumo de um limão e sal. Unta-se bem por fora. Vai de seguida ao forno quente, regando-o de vez em quando com o próprio molho. Durante o assado, o peru deve ser picado.

(Receita:http://sabores.sapo.pt)


Criativo:

- Tiras de Peru sobre um leito de cebola salteada com tomate seco e acompanhado de batatas recheadas com pasta de cogumelos

Ingredientes:

800gr de bifes de peru

800gr de batatas

200gr de cogumelos

100gr de cebola

3cl de azeite

20gr de alho

100gr de queijo da ilha de São Jorge ralado

Sal

Pimenta preta

1 folha de louro

3cl de vinagre de vinho tinto

20gr de ceboliho


Pique cebola e alho e refogue numa frigideira com um fio de azeite. Acrescente os cogumelos laminados. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar.

Escave o interior das batatas cozidas com casca. Recheie as batatas com o preparado de cogumelos, cubra com queijo ralado e leve ao forno a gratinar, durante 15 minutos.

Corte outra cebola em meias luas e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Adicione um pouco de pasta de alho, o tomate seco e uma folha de louro. Tempere os bifes de perú, cortados em tiras, e deite também na frigideira.

No prato coloque a cebolada, os bifes e acompanhe com a batata recheada. Decore com ervas frescas.

(Receita: http://chefonline.continente.pt/)


DOCES DE NATAL


TRONCO DE NATAL

Tradicional:

Ingredientes:

5 ovos

5 gemas

180gr açúcar

115gr farinha

2 gotas de essência de baunilha


Comece por bater os ovos inteiros e as gemas até fazer espuma. Vá juntando o açúcar e acrescente as gotas de baunilha antes da farinha.

Leve tudo ao forno (a 200ºC), forrado com papel vegetal, durante 10 a 15 minutos.
Desenforme sobre açúcar e deixe arrefecer.

Faça o creme (leite, baunilha, farinha maizena, ovos e manteiga, com ou sem chocolate). Mexa bem em lume brando. Acrescente o creme à massa.

(Receita: http://www.natal.iol.pt)


Criativo:

- Tronco de Natal Tiramisú

Ingredientes (para 4 pessoas)

Para a massa:

4 ovos

125gr de açúcar

120gr de farinha

Margarina


Para o creme:

4 gemas

250gr de queijo mascarpone

100gr de açúcar em pó

2,5dl de natas

3 folhas de gelatina

1,5dl de café forte

1 colher de sopa de café moído

1 colher de sopa de vinho do Porto

50gr de cacau em pó


Introduza uma tigela grande no congelador e ligue o forno nos 200°C. Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo, incorporando o açúcar, a pouco e pouco, até obter um merengue bem firme. Adicione-lhe então as gemas, uma a uma, envolvendo cuidadosamente.

Junte a farinha, previamente peneirada misturando suavemente com umas varas de arames. Deite a massa preparada num tabuleiro de tortas, previamente untado com margarina e forrado com papel vegetal, igualmente untado. Leve a cozer no forno já quente durante cerca de 10 minutos.

Retire a torta do tabuleiro agarrando o papel vegetal pelas pontas e coloque sobre a mesa. Cubra a massa com um pano húmido para a manter fofa.

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Bata as gemas com o açúcar em pó até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o queijo mascarpone e misture bem com umas varas de arames.

Transfira o preparado para a tigela que tinha colocado no congelador e continue a bater até a massa dobrar o volume. Escorra a gelatina e derreta-a no microondas, ou sobre lume muito brando e misture-a bem com duas colheres de sopa do creme de queijo. Depois de bem misturada junte tudo ao restante creme.

Retire cuidadosamente o papel vegetal. Misture o café forte com o café moído e o Vinho do Porto.

Embeba generosamente a massa com a mistura de café, espere cerca de 1 minuto e barre com uma camada de creme de queijo com cerca de 0,5 cm de espessura. Enrole a torta e coloque-a na torteira.

Cubra completamente a torta com o restante creme de queijo e leve ao congelador durante pelo menos 4 horas. Antes de servir, polvilhe com o cacau em pó.

(Receita: http://www.vaqueiro.pt)


BOLO REI

Tradicional:

Ingredientes:

130gr de manteiga

Açúcar: 130gr

Farinha: 500gr

Fermento: 15gr

3 ovos

2 dl de leite

2 colheres de sopa de vinho do Porto

2 colheres de sopa de aguardente velha

Fruta cristalizada variada q.b.

Amêndoa q.b.

Noz q.b.

Pinhão q.b


Num pouco de leite frio dissolva o fermento e adicione a farinha. Junte todos os ingredientes, excepto as frutas cristalizadas e os frutos secos, e amasse bem.

Quando a massa começar a fazer bolhas, sinal de estar bem batida, juntam-se as frutas cristalizadas e os frutos secos. Estende-se a massa em forma de rosca, colocando em recipiente com buraco no meio, depois de bem untado com manteiga.

Deixa-se descansar durante umas horas. Pincela-se com gema de ovo e colocam-se mais algumas frutas cristalizadas por cima. Coze-se em forno médio até ficar dourado.

(Receita: http://sabores.sapo.pt)


Criativo:

- Bolo Rei de Chocolate

Ingredientes:

500gr farinha de trigo

3 ovos

100gr manteiga

50gr açúcar

25gr fermento

1 dl leite

1 cálice Porto

1 colher de chá de sal

50gr amêndoa

400gr frutos secos

350gr chocolate


Coloque metade das frutas a macerar no vinho enquanto faz a massa.

Ponha a farinha na mesa, com um buraco ao meio onde deita o fermento e o sal diluídos no leite, a manteiga, o açúcar e os ovos. Deixe a massa levedar e coloque as frutas.

Descanso de 30 minutos antes de ir ao forno. Ponha o chocolate derretido por cima.

(Receita: http://www.natal.iol.pt)


RABANADAS

Tradicional:

Ingredientes:

20 fatias de pão cacete

1dl de leite

6 ovos

1l de óleo

120gr de açúcar

Canela em pó q.b.


Passe as fatias de pão por leite, mas sem as deixar embeber muito. Bata os 6 ovos e despeje-os num prato de sopa.

Deixe repousar cerca de 20 minutos e depois passe pelos ovos previamente batidos, Frite as fatias em óleo e escorra sobre papel para retirar a gordura em excesso. Polvilhe com açúcar e canela.

DICA: Compre o pão bem cozido e guarde-o num local seco dentro de um saco de tecido leve.

(Receita: http://chefonline.continente.pt/)


Criativo:

- Rabanadas de Chila

Ingredientes:

30 fatias de pão de forma sem côdea

100gr de doce de chila escorrida

300gr de açúcar

1lt de óleo

1lt de água

2dl de vinho do Porto

3 ovos

Casca de um limão

200gr de açúcar

30 gr de canela em pó


Leve ao lume a água com o vinho do Porto, casca de limão e o açúcar, deixando ferver durante 5 minutos. Corte a meio as fatias de pão de forma em forma de triângulos e mergulhe na calda a ferver, coloque em escorredor para escorrem bem da calda.

Barre metade das rabanadas com o doce de chila e feche-as com a outra metade, passe-as por ovo batido e frite-as em óleo bem quente, escorra-as bem e coloque em cima de papel absorvente.
Passe-as por açúcar e canela e sirva-as com um cálice de vinho do Porto tawny bem fresco.

(Receita: http://chefonline.continente.pt/)


Se gostou deste artigo e quiser contribuir com mais ideias e receitas, tradicionais ou criativas, sinta-se à vontade para fazê-lo nos comentários em baixo. Nós agradecemos a colaboração.

Exibições: 2569

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 22 Dezembro 2011 às 14:58

Óptimo, Natasha. Um sabor tropical à mesa de Natal também deve cair mesmo bem!

Comentário de Natasha Bin em 22 Dezembro 2011 às 12:29

A minha dica é para acompanhar o peru! Minha vó faz todo ano e é muito bom! 
Chantini de Manga (bem tropical, pois meu Natal costuma ser no Verão!)

Ingredientes:

1kg de manga madura
2 xícaras de açúcar 
2 xícaras de vinagre de maçã
2 xícaras de cebola ralada 
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mostarda em grão
1 colher de chá de sal
1 xícara de uva passa
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
Modo de preparo:
Pique a manga e leve ao fogo com açúcar e o vinagre, deixe ferver um pouco, acrescente a cebola ralada, o gengibre e cozinhe por 20 minutos, até desmanchar. Colocar a mostarda, sal, canela e uva passa.

Quem quiser inovar, #ficaadica!
 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço