Este é um artigo que eu nunca pensei escrever. Eu que nem sou apreciadora de carne. Eu que recebo olhares de desprezo e sobrolhos levantados sempre que digo "bem passado, por favor", seja uma fatia de picanha, seja um hamburger, seja uma bela de uma posta mirandesa (em defesa da reputação da carne transmontana devo dizer que, em Montalegre, ninguém me obedeceu e esturricou o bife e eu engoli tudo em sangue - a carne e o meu orgulho)! Eu que não tenho nenhuma autoridade para escrever as linhas que se seguem!
Paciência, hoje apetece-me. Indulge me.
Nos últimos tempos descobri três sítios muito diferentes onde se pode comer carne com c maiúsculo e ficar a lamber os dedos:

O primeiro de todos é sobejamente conhecido, que é como quem diz, só eu é que ainda não tinha lá posto os pés... É mais conhecido pelo marisco, mas foram os bifes que me conquistaram. "O Relento" é uma casa antiga na tradição das cervejarias portuguesas, mas soube actualizar-se e, mesmo com a luz branca típica, o ambiente é tão agradável que nem me lembro se tem os habituais aquários com a bicharada a largar bolhinhas "moritori te salutant" (deve ter). Não é exactamente barato se formos para os mariscos (e que bem que soavam os crac, crac das patas das sapateiras a quebrar), mas o "Bife à relento" é uma maravilha que não leva ninguém à falência. Aliás, basta meio-bife, a não ser que se vá em jejum depois de correr a maratona. A carne é mesmo tenra e saborosa e o molho de mostarda (acho?!) desaparece num instante, ensopado no pão quentinho. E os salgadinhos das entradas? Hummmm...
Não acreditam? Provem:

Cervejaria "O Relento"
Av. Combatentes da Grande Guerra 10 C
Algés
1495-034 ALGÉS
TEL:214114063


E agora, ainda com menos glamour que uma cervejaria, um talho! Quem não gosta de ver carne crua, como eu, não devia meter-se nestes grelhados... Conhecem a cadeia de talhos TALHO 20? Sabiam que tem restaurantes próprios? Um desses GRILL20 é bem pertinho da minha casa e fui lá um dia destes ser agradavelmente surpreendida. Uma dica, nunca vão a um almoço de Domingo, ainda que a qualidade da carne e os preços acessíveis compensem a sessão de convívio com famílias de 20 elementos, dos quais 5 são crianças com pulmões muito saudáveis.
Agora a sério: Os secretos de porco? Uma delícia! O bife da vazia? Nem me deixem começar... O buffet de saladas grátis? Um bónus! O único senão (só para mim) é passarmos à entrada pela montra do talho, o que atesta a frescura da carne, mas deixa-me logo a pensar em pedir tudo bem-passado. E eles passam MESMO!

http://www.grill20.com/

O outro sítio que descobri onde se come boa carne, é a casa do meu amigo Eduardo, que anda sair-se muito bem na arte de imitar as barbecue ribs americanas. Mas para essas não vos dou eu a morada...






Image: Suat Eman / FreeDigitalPhotos.net

Exibições: 1007

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Bitina Santos em 2 Dezembro 2010 às 11:16
fantástico!
Comentário de Marina Soares em 29 Novembro 2010 às 11:03
Pois, Ricardo, este bife do Relento que descrevi no artigo é muito semelhante aos da Portugália e Lusitânia, que também são óptimos! E ficas a dever-nos um artigo sobre boa carne no Algarve...

Inês, também acho que a Portugália é a da Almirante Reis. Era o restaurante preferido do meu avô e acho que não tem nada a ver com as novas Portugálias dos Centros Comercais.
Quanto á Ananoska, já estava a imaginar se seria um bife regado com vodka e ananás (que talvez fosse interessante), mas a versão bebida não me parece nada mal!
Comentário de Inês M.C em 27 Novembro 2010 às 15:55
Boa Marina!...vale a pena experimentar, mesmo...
O único contra é mesmo o cheiro do belo do naco que nos acompanha na roupa e no cabelo o resto da noite...lol
Ananoska é tipo caipiroska mas em vez de ser com lima e vodka é com ananás e vodka!...uma delícia! ;-D
E SSIIIIMMMMM...nada de esquecer a PORTUGÁLIA, principalmente (na minha opinião) a da Almirante Reis...um clássico!
Comentário de Ricardo Campos em 27 Novembro 2010 às 2:58
Já que se fala de bifes e bons bifes, posso referir que também na cervejaria Portvgalia se fazem bons bifes com um molho que é algo de muito bom.
Como sou do Algarve, não posso tecer comentários sobre os restaurantes referidos, mas parecem uma boa hipótese aquando de uma deslocação à capital.
Comentário de Marina Soares em 26 Novembro 2010 às 15:27
Que bom aspecto, Inês. Quando me voltarem os desejos, vou nessa! Quero saber o que é uma Ananoska...
Comentário de Inês M.C em 26 Novembro 2010 às 13:13
Tenho que confessar que cada vez como menos carne, principalmente vermelha, mas há alturas em que a natureza fala mais alto e sentimos que o que precisamos é mesmo de um belo naco lolol
Temos imensas escolhas, e tenho que confessar que gosto muito do Café de São Bento, mas deixo aqui uma sugestão de um espaço "old school", indicado para os apreciadores de uma típica "steak house", de ambiente informal descontraído.
Peçam a Ananoska! ;-p

Restaurante Vaskus
Rua Passos Manuel 30
Lisboa
213522293


Dia(s) de Encerramento: Domingos, Feriados
Horário de Encerramento: 02:00
Lotação: 56
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Preço Médio: 30.00
Tipo de Restaurante: Grill, Regional
Horário de Funcionamento: Das 19:00 às 02:00.
Área para fumadores: Exclusivamente Fumadores
Comentário de Marina Soares em 26 Novembro 2010 às 10:51
Ana Pracaschandra, eu até já experimentei carpaccio e não achei mau, mas aquela crosta tostadinha da carne é que é! Bem vinda ao clube!

Ana Pinheiro, não conheço o Café de S. Bento! Lá está, não andava a procura de bifes quando dei com estes... nunca ando! Mas tenho de investir mais nesta área, obrigado pela sugestão. Agora o Eduardo... falamos depois.
Comentário de MyGuide em 26 Novembro 2010 às 10:35
Marina, muito obrigado por partilhar os seus desejos... que passaram também a ser nossos!
Comentário de Ana Pinheiro em 26 Novembro 2010 às 10:30
Grrrrrauuuu, Marina! Abriste-me o apetite para um bom bife. O Café de São Bento também poderia aqui estar. Ah, e não vamos dar-te descanso enquanto não deres o contacto do Eduardo...
Comentário de Ana Pracaschandra em 26 Novembro 2010 às 10:20
Marina! Que bom encontrar alguém como eu que aprecia carne bem passada! lol Já não me sinto tão extraterrestre:) Estou tentada a experimentar estes sítios para comer um bom naco de carne à nossa moda "bem passado". Obrigada pelas sugestões ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço