Gastronomia francesa

A gastronomia francesa é uma das cozinhas mais conhecidas do mundo, quer pela sua qualidade e sofisticação, quer pela sua diversidade. Há pratos típicos característicos de cada região do país, sendo a grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces a sua imagem de marca. 

A história da gastronomia francesa remonta aos tempos da época medieval, quando o rei D. Luís XIV receou que a culinária internacional arruinasse a culinária local. Como tal, decretou a proibição de consumo de ingredientes e pratos importados. Essa proibição, que se deveu ao facto do grande tráfego de soldados pela Europa e consequente importação de produtos e comidas de outros locais, fez com que a França se tornasse um dos países mais ricos ao nível da gastronomia, uma vez que foi aprimorando e privilegiando os sabores naturais dos alimentos.

Gastronomia parisiense

Inicialmente a culinária parisiense era conhecida por ser uma comida de campo, feita para aconchegar o estômago da população trabalhadora. Começou a sofrer algumas alterações com a chegada de D. Luís XIV e as suas reformas a nível da alimentação.  Um dos pratos mais tradicionais da cozinha parisiense é a sopa de cebola, surgiu no período da Revolução Industrial, para alimentar a classe trabalhadora que vinha do campo para trabalhar na indústria e que consistia numa simples sopa gratinada, feita com a cebola inteira caramelizada e finalizada com pão e queijo gruyere. A versão moderna deste prato terá surgido em Paris, durante o séc. XVIII e é uma sopa com caldo de carne e cebola cortada em fatias muito finas e caramelizadas, levando igualmente um pouco de manteiga, vinho branco, tomilho fresco e louro, coberto por uma torrada e queijo Gruyere gratinado.

Caso queira saber um pouco mais sobre Paris, não deixe de ler o nosso roteiro Visitar Paris em 4 dias.

Confecção

Para confeccionar esta sopa comece por aquecer em uma panela 3/4 da cebola, o caldo de carne e as ervas. Deixe ferver, e posteriormente baixe o lume, deixando cozinhar por hora e meia. Reserve. Numa frigideira aqueça parte da manteiga, junte o resto da cebola e uma pitada de sal e deixe refogar. Regue com vinho e mantenha o fogo alto até a cebola ficar macia. Retire do fogo e transfira para a panela com o caldo. Tempere com noz-moscada, o sal e a pimenta.  Pré-aqueça o forno a 220º, unte com manteiga as taças individuais e coloque numa travessa. Distribua a sopa entre as taças e coloque por cima uma fatia de pão com manteiga e termine com o queijo. Leve ao forno por 10 minutos.  Para ver as quantidades correctas acesse o blog Na cozinha da Helô

Exibições: 47

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço