GASTRONOMIA: Empadaria do Chef, ou como revolucionar o mundo das empadas

Já pensou combinar a tradicional empada com o tradicional cozido à Portuguesa? O Chef Avillez pensou, nessa e em muitas outras combinações, que mostra na nova “Empadaria do Chef”.

Para a concretização deste projecto, juntou-se a António Cunha Araújo, Albano Homem de Melo e Miguel van Uden, sócios dos restaurantes H3.

A ideia, segundo eles, era recriar a antiga receita da empada que existe na cozinha portuguesa tradicional, trabalhando-a de maneira a servi-la tão boa como a que as pessoas estão habituadas, mas com um toque especial de originalidade.

Esse toque foi a ideia de apresentar oito pratos, também eles típicos, dentro da massa das empadas. E com uma condição, serem sempre servidas quentes, para manterem o seu encanto.

Assim, temos a empada "Legumes e Requeijão", que é a solução vegetariana desta empadaria, com legumes cortados e salteados, individualmente, segundo o chefe, para manterem as suas texturas próprias, tudo envolvido em queijo cremoso e requeijão.

No peixe encontramos a empada de "Camarão Salteado", que tem legumes salteados e camarão e é regada com creme de marisco, e a de "Bacalhau à Portuguesa", a primeira empada com 'todos': bacalhau, couves, alho e cebola.

Nas carnes, há mais variedade, podendo escolher entre a "Vitela, espinafres e bacon", servida numa meia-lua de massa folhada com vitela estufada e espinafres, toucinho fumado salteado e ensopada num molho de cogumelos e a "Galinha Tradicional", a típica empada de galinha com chouriço do Alentejo.
Mais estranhas, mas nem por isso menos apelativas, são a de "Alheira e Grelos", servida com ovo a cavalo e temperada com molho de tomate, a de "Frango Thai", um prato oriental em forma de prato tradicional português, numa boa mistura, e, a mais requisitada e referida, a de "Cozido à Portuguesa", que segundo o chefe, "tudo cortadinho, coube". Todos os sabores de um bom e tradicional cozido, carnes, legumes e enchidos, dentro de uma empada, com um aroma a hortelã.

Os menus incluem dois acompanhamentos e bebida. Tem ainda possibilidade de as levar quentinhas para casa, com o serviço de take-away.

Já está a salivar? É compreensível. Por isso vamos dizer-lhe que, para já, as pode provar no Centro Comercial Colombo, mas espera-se a expansão por mais lojas em todo o país.

Agora deixamos o dilema: Já sabe qual vai provar primeiro?


Centro Comercial Colombo, Lisboa

Horário: Todos os dias, das 11h às 24h

Site 

Facebook 

Exibições: 3589

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de manuel caetano em 17 Janeiro 2012 às 12:33

Eu cá já provei (serei o primeiro aqui do grupo?). Foi a do cozido e ficou aprovadíssima: bela empada (parece pequena mas não é) acompanhada de uma salada bem temperada. Para a próxima, hesito entre a de camarão e a de alheira. Venha o Avilez e escolha!

Comentário de Gonçalo Ferreira em 17 Janeiro 2012 às 10:27

Parece-me que vou ter de fazer uma visita ao Colombo para provar estas "pequenas" delicias.

Comentário de Marina Soares em 13 Janeiro 2012 às 15:54

É uma bela ideia. Sou fã de empadas, tenham o que tiverem dentro.

E as embalagens são lindas!

Comentário de Filipa Studer em 13 Janeiro 2012 às 11:01

O difícil vai ser escolher...

Comentário de Ana Rita Machado em 12 Janeiro 2012 às 17:29

Que delicia que deve ser a empada de Legumes e Requeijão.. humm

Comentário de Luis Marques Cotonete em 12 Janeiro 2012 às 15:50

O José Avilez já é uma referência na gastronomia e com certeza será bom. Só falta sabermos os preços dos pratos mencionados.

Comentário de Joana Sá Pinto em 4 Janeiro 2012 às 16:59

Falaram em empadas? Fiz uma, neste Natal, de pato, mas dá tanto trabalho que acho que prefiro experimentar esta opção. E José Avillez + H3 parece-me receita de sucesso!

Comentário de MyGuide em 4 Janeiro 2012 às 15:58

Também é uma ideia, Xana. Depois, partilhe connosco o resultado!

Comentário de Xana Ales em 4 Janeiro 2012 às 15:56

Realmente fica o dilema...qual vou provar primeiro??

Muito obrigada pela ideia, porque vou fazer (ou pelo menos, tentar!!) o mesmo com a massa que tenho lá em casa!!

;))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...