GASTRONOMIA: Empadaria do Chef, ou como revolucionar o mundo das empadas

Já pensou combinar a tradicional empada com o tradicional cozido à Portuguesa? O Chef Avillez pensou, nessa e em muitas outras combinações, que mostra na nova “Empadaria do Chef”.

Para a concretização deste projecto, juntou-se a António Cunha Araújo, Albano Homem de Melo e Miguel van Uden, sócios dos restaurantes H3.

A ideia, segundo eles, era recriar a antiga receita da empada que existe na cozinha portuguesa tradicional, trabalhando-a de maneira a servi-la tão boa como a que as pessoas estão habituadas, mas com um toque especial de originalidade.

Esse toque foi a ideia de apresentar oito pratos, também eles típicos, dentro da massa das empadas. E com uma condição, serem sempre servidas quentes, para manterem o seu encanto.

Assim, temos a empada "Legumes e Requeijão", que é a solução vegetariana desta empadaria, com legumes cortados e salteados, individualmente, segundo o chefe, para manterem as suas texturas próprias, tudo envolvido em queijo cremoso e requeijão.

No peixe encontramos a empada de "Camarão Salteado", que tem legumes salteados e camarão e é regada com creme de marisco, e a de "Bacalhau à Portuguesa", a primeira empada com 'todos': bacalhau, couves, alho e cebola.

Nas carnes, há mais variedade, podendo escolher entre a "Vitela, espinafres e bacon", servida numa meia-lua de massa folhada com vitela estufada e espinafres, toucinho fumado salteado e ensopada num molho de cogumelos e a "Galinha Tradicional", a típica empada de galinha com chouriço do Alentejo.
Mais estranhas, mas nem por isso menos apelativas, são a de "Alheira e Grelos", servida com ovo a cavalo e temperada com molho de tomate, a de "Frango Thai", um prato oriental em forma de prato tradicional português, numa boa mistura, e, a mais requisitada e referida, a de "Cozido à Portuguesa", que segundo o chefe, "tudo cortadinho, coube". Todos os sabores de um bom e tradicional cozido, carnes, legumes e enchidos, dentro de uma empada, com um aroma a hortelã.

Os menus incluem dois acompanhamentos e bebida. Tem ainda possibilidade de as levar quentinhas para casa, com o serviço de take-away.

Já está a salivar? É compreensível. Por isso vamos dizer-lhe que, para já, as pode provar no Centro Comercial Colombo, mas espera-se a expansão por mais lojas em todo o país.

Agora deixamos o dilema: Já sabe qual vai provar primeiro?


Centro Comercial Colombo, Lisboa

Horário: Todos os dias, das 11h às 24h

Site 

Facebook 

Exibições: 3203

Tags: chefe avillez, empada, empadaria, pratos típicos, receita

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de manuel caetano em 17 Janeiro 2012 às 12:33

Eu cá já provei (serei o primeiro aqui do grupo?). Foi a do cozido e ficou aprovadíssima: bela empada (parece pequena mas não é) acompanhada de uma salada bem temperada. Para a próxima, hesito entre a de camarão e a de alheira. Venha o Avilez e escolha!

Comentário de Gonçalo Ferreira em 17 Janeiro 2012 às 10:27

Parece-me que vou ter de fazer uma visita ao Colombo para provar estas "pequenas" delicias.

Comentário de Marina Soares em 13 Janeiro 2012 às 15:54

É uma bela ideia. Sou fã de empadas, tenham o que tiverem dentro.

E as embalagens são lindas!

Comentário de Filipa Studer em 13 Janeiro 2012 às 11:01

O difícil vai ser escolher...

Comentário de Ana Rita Machado em 12 Janeiro 2012 às 17:29

Que delicia que deve ser a empada de Legumes e Requeijão.. humm

Comentário de Luis Marques Cotonete em 12 Janeiro 2012 às 15:50

O José Avilez já é uma referência na gastronomia e com certeza será bom. Só falta sabermos os preços dos pratos mencionados.

Comentário de Joana Sá Pinto em 4 Janeiro 2012 às 16:59

Falaram em empadas? Fiz uma, neste Natal, de pato, mas dá tanto trabalho que acho que prefiro experimentar esta opção. E José Avillez + H3 parece-me receita de sucesso!

Comentário de MyGuide em 4 Janeiro 2012 às 15:58

Também é uma ideia, Xana. Depois, partilhe connosco o resultado!

Comentário de Xana Ales em 4 Janeiro 2012 às 15:56

Realmente fica o dilema...qual vou provar primeiro??

Muito obrigada pela ideia, porque vou fazer (ou pelo menos, tentar!!) o mesmo com a massa que tenho lá em casa!!

;))

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Eventos em Destaque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...