GASTRONOMIA: Finalmente, Albufeira já tem um doce típico!

O Farrobito foi o doce típico eleito para representar Albufeira, e distingue-se pela originalidade, sabor, e forma como os ingredientes foram combinados, reflectindo a tradição da doçaria tradicional do século XIX.
Após o desafio lançado em Fevereiro pelo Município de Albufeira que apelava a que a população criasse um doce ou bolo local confeccionado à base de produtos regionais, como o figo, amêndoa, mel, laranja ou alfarroba, o Farrobito de Júlio David, um pasteleiro reformado de 75 anos, foi o vendedor escolhido entre os 70 doces apresentados pelos 70 concorrentes.

O Farrobito é um doce composto por produtos regionais e que, segundo o porta-voz do júri, o “chef” de cozinha Renato Costa, “reúne alguns dos elementos que facilmente associamos ao território de Albufeira, nomeadamente a amêndoa, a alfarroba, o mel, a laranja e até o azeite que presta homenagem aos lagares que existiam no passado na aldeia de Paderne".

Renato Costa distingue o Farrobito pela originalidade, sabor, e forma como os ingredientes foram combinados, reflectindo a tradição da doçaria “popular” e não “palaciana” ou “conventual”, recuperando a tradição do século XIX quando o habitual era usar mel e não açúcar na doçaria. Refere ainda que "Chegar a este resultado não foi tarefa fácil devido à qualidade dos trabalhos apresentados, mas, tendo em atenção os critérios estabelecidos, pensamos que esta é a proposta que mais se destacou".

Das 70 propostas apresentadas a concurso, houve lugar à atribuição de 4 menções honrosas: as Delícias de Albufeira, os Mimos de Albufeira, os Pastéis de Albufeira e os Albhueros.

Imagem: Delicias de Albufeira e Albhueros


Como resultado da forte adesão, Desidério Silva, Presidente do Município de Albufeira, prometeu a realização de uma Feira de Doçaria, "como forma de valorizar as receitas melhor classificadas, criando as condições para a sua comercialização, numa lógica de dinamização da gastronomia associada ao concelho de Albufeira".

O júri foi composto por Carla Ponte - Chefe de Divisão de Turismo do Município de Albufeira, Filipe Martins - da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Henrique Leandro - da Associação de Pasteleiros e Cozinheiros do Algarve, Martim Cabral - Jornalista e apresentador do programa "Ir é melhor remédio" e Renato Costa - Gastrónomo e escritor.


Imagem: Desidério Silva, Júlio David - vencedor do concurso, Carlos Silva e Sousa

 

Para Desidério Silva, “para lá do vencedor que, obviamente só poderia ser um, o importante é que esta iniciativa veio valorizar uma tradição doceira que existe por todo o concelho e que pode criar mais oportunidades de negócio nesta área, valorizando também os produtos tradicionais associados ao concelho. Nesse sentido, esta iniciativa é mais uma contribuição para que todos aqueles que nos visitem tenham contacto com o que aqui se faz” concluiu e aproveitou para agradecer aos “participantes, ao júri e à Escola Hoteleira que contribuíram para o êxito desta iniciativa”.

Para Carlos Silva e Sousa, Presidente da Assembleia Municipal, "esta é uma iniciativa que valoriza um dos principais patrimónios da nossa terra: a gastronomia", referindo também que "as tradições criam-se e esperemos que esta seja uma iniciativa que tenha futuro e que contribua para defender aquilo que temos de bom".

 

É com muita emoção que vejo o meu doce representar o concelho”, afirmou o pasteleiro de 74 anos, que dedicou os últimos anos à criação de “doces saudáveis”, apelando para que “continuem com a tradição da doçaria regional”. “Eu já estou velho”, frisou de sorriso aberto!

 


O doce vai agora ser lançado no mercado com uma embalagem e imagem original, que estão já definidas. Muito em breve será possível saborear os "farrobitos" em qualquer pastelaria do concelho.

A autarquia irá organizar um breve um grande evento ligado à Doçaria, como forma de continuar este trabalho de promoção desta "arte" e tradição típica de Albufeira.

Poderá ser que lancem novos doces deliciosos e originalmente concebidos, prendendo os visitantes não só pelas praias, hotelaria e diversão, mas também pela gastronomia, um valor tradicional de Albufeira, agora com forte aposta e certamente com muito para oferecer.

Exibições: 4370

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês M.C em 9 Abril 2011 às 17:00

Muita bom aspecto e ainda por cima light..ASSIM SIM!!!! Sem açúcar, com mel, alfarroba, amêndoa e sumo de laranja para cortar o doce...ESPECTÁCULO!

E o pasteleiro, realmente granda pinta, ADOREI!...

Já sei o que é que vou experimentar este verão no Algarve....hehehehe

Boa Sugestão ;-)

Comentário de Filipe Amorim em 9 Abril 2011 às 1:37
Eheh também me deixaram com água na boca! Não sei como, mas vou ter de provar os farrobitos! :-) Vou continuar o meu trabalho de pesquisa para ver se acho um novo pecado tentador! :-D
Comentário de Natacha Costa em 9 Abril 2011 às 0:17
Mel laranja alfarroba... que combinação tem um óptimo aspecto e o sabor deve ser ainda melhor =) Parabéns ao pasteleiro, apesar da idade demonstrou que consegue ser inovador. Ai Filipe os artigos do MyGuide estão a tornar-me ainda mais gulosa, cada vez que aqui venho há imagens como estas que são um pecado tentador! =P
Comentário de Filipe Amorim em 8 Abril 2011 às 22:33
Pois é! Ainda vou encomendar uma caixinha do algarve para provar o Farrobito! :-) E aquele envolvimento de mel... humm! :-)
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 8 Abril 2011 às 21:57
Deve ser uma delícia! Enche os olhos pelo menos:p E light ainda por cima? Perfeito:)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço