GASTRONOMIA: Finalmente, Albufeira já tem um doce típico!

O Farrobito foi o doce típico eleito para representar Albufeira, e distingue-se pela originalidade, sabor, e forma como os ingredientes foram combinados, reflectindo a tradição da doçaria tradicional do século XIX.
Após o desafio lançado em Fevereiro pelo Município de Albufeira que apelava a que a população criasse um doce ou bolo local confeccionado à base de produtos regionais, como o figo, amêndoa, mel, laranja ou alfarroba, o Farrobito de Júlio David, um pasteleiro reformado de 75 anos, foi o vendedor escolhido entre os 70 doces apresentados pelos 70 concorrentes.

O Farrobito é um doce composto por produtos regionais e que, segundo o porta-voz do júri, o “chef” de cozinha Renato Costa, “reúne alguns dos elementos que facilmente associamos ao território de Albufeira, nomeadamente a amêndoa, a alfarroba, o mel, a laranja e até o azeite que presta homenagem aos lagares que existiam no passado na aldeia de Paderne".

Renato Costa distingue o Farrobito pela originalidade, sabor, e forma como os ingredientes foram combinados, reflectindo a tradição da doçaria “popular” e não “palaciana” ou “conventual”, recuperando a tradição do século XIX quando o habitual era usar mel e não açúcar na doçaria. Refere ainda que "Chegar a este resultado não foi tarefa fácil devido à qualidade dos trabalhos apresentados, mas, tendo em atenção os critérios estabelecidos, pensamos que esta é a proposta que mais se destacou".

Das 70 propostas apresentadas a concurso, houve lugar à atribuição de 4 menções honrosas: as Delícias de Albufeira, os Mimos de Albufeira, os Pastéis de Albufeira e os Albhueros.

Imagem: Delicias de Albufeira e Albhueros


Como resultado da forte adesão, Desidério Silva, Presidente do Município de Albufeira, prometeu a realização de uma Feira de Doçaria, "como forma de valorizar as receitas melhor classificadas, criando as condições para a sua comercialização, numa lógica de dinamização da gastronomia associada ao concelho de Albufeira".

O júri foi composto por Carla Ponte - Chefe de Divisão de Turismo do Município de Albufeira, Filipe Martins - da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Henrique Leandro - da Associação de Pasteleiros e Cozinheiros do Algarve, Martim Cabral - Jornalista e apresentador do programa "Ir é melhor remédio" e Renato Costa - Gastrónomo e escritor.


Imagem: Desidério Silva, Júlio David - vencedor do concurso, Carlos Silva e Sousa

 

Para Desidério Silva, “para lá do vencedor que, obviamente só poderia ser um, o importante é que esta iniciativa veio valorizar uma tradição doceira que existe por todo o concelho e que pode criar mais oportunidades de negócio nesta área, valorizando também os produtos tradicionais associados ao concelho. Nesse sentido, esta iniciativa é mais uma contribuição para que todos aqueles que nos visitem tenham contacto com o que aqui se faz” concluiu e aproveitou para agradecer aos “participantes, ao júri e à Escola Hoteleira que contribuíram para o êxito desta iniciativa”.

Para Carlos Silva e Sousa, Presidente da Assembleia Municipal, "esta é uma iniciativa que valoriza um dos principais patrimónios da nossa terra: a gastronomia", referindo também que "as tradições criam-se e esperemos que esta seja uma iniciativa que tenha futuro e que contribua para defender aquilo que temos de bom".

 

É com muita emoção que vejo o meu doce representar o concelho”, afirmou o pasteleiro de 74 anos, que dedicou os últimos anos à criação de “doces saudáveis”, apelando para que “continuem com a tradição da doçaria regional”. “Eu já estou velho”, frisou de sorriso aberto!

 


O doce vai agora ser lançado no mercado com uma embalagem e imagem original, que estão já definidas. Muito em breve será possível saborear os "farrobitos" em qualquer pastelaria do concelho.

A autarquia irá organizar um breve um grande evento ligado à Doçaria, como forma de continuar este trabalho de promoção desta "arte" e tradição típica de Albufeira.

Poderá ser que lancem novos doces deliciosos e originalmente concebidos, prendendo os visitantes não só pelas praias, hotelaria e diversão, mas também pela gastronomia, um valor tradicional de Albufeira, agora com forte aposta e certamente com muito para oferecer.

Exibições: 2411

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês M.C em 9 Abril 2011 às 17:00

Muita bom aspecto e ainda por cima light..ASSIM SIM!!!! Sem açúcar, com mel, alfarroba, amêndoa e sumo de laranja para cortar o doce...ESPECTÁCULO!

E o pasteleiro, realmente granda pinta, ADOREI!...

Já sei o que é que vou experimentar este verão no Algarve....hehehehe

Boa Sugestão ;-)

Comentário de Filipe Amorim em 9 Abril 2011 às 1:37
Eheh também me deixaram com água na boca! Não sei como, mas vou ter de provar os farrobitos! :-) Vou continuar o meu trabalho de pesquisa para ver se acho um novo pecado tentador! :-D
Comentário de Natacha Costa em 9 Abril 2011 às 0:17
Mel laranja alfarroba... que combinação tem um óptimo aspecto e o sabor deve ser ainda melhor =) Parabéns ao pasteleiro, apesar da idade demonstrou que consegue ser inovador. Ai Filipe os artigos do MyGuide estão a tornar-me ainda mais gulosa, cada vez que aqui venho há imagens como estas que são um pecado tentador! =P
Comentário de Filipe Amorim em 8 Abril 2011 às 22:33
Pois é! Ainda vou encomendar uma caixinha do algarve para provar o Farrobito! :-) E aquele envolvimento de mel... humm! :-)
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 8 Abril 2011 às 21:57
Deve ser uma delícia! Enche os olhos pelo menos:p E light ainda por cima? Perfeito:)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço