Se gosta do famoso pão de alho, é bem provável que também aprecie esta receita. É que pão, alho e azeite são os principais ingredientes.
E se pensa que a Gastronomia Tradicional Portuguesa se resume a pratos pesados, com muito feijão, está enganado. O torricado é um prato leve, com ingredientes saudáveis. Além disso, é também bastante atractivo visualmente. Deve ser comido bem quente.

A gastronomia sofre variadas influências. Algumas são de origem religiosa. Noutras situações tem a ver com o clima e com a situação geográfica. Como exemplo temos o Algarve, onde a maioria dos pratos é confeccionado com peixe. No Alentejo e Norte predomina a carne.
Hoje, é fácil ter acesso a qualquer tipo de alimento. Mas antigamente, as pessoas tinham de se resumir ao que o ambiente proporcionava.
No caso do torricado, a influência foi um factor social. A pobreza.
O prato é típico do Ribatejo e de uma parte da Estremadura. Nessa zona, as pessoas sempre se dedicaram ao trabalho do campo. Aí, não é fácil cozinhar e por isso os camponeses tiveram de se adaptar.
José Pedro Estalagem tem 73 anos. Foi aprendendo a receita com o avô, o pai, e pessoas que trabalhavam consigo. Continua a confeccionar o torricado em sua casa, à maneira tradicional. Explica como surgiu esta receita, “Como se fabricava o pão em casa para uma semana, ele endurecia e inventou-se o torricado. Fazia-se uma fogueira com lenha de oliveira e torrava-se o pão. Era feito para os trabalhadores do campo, era económico”.
O torricado era então acompanhado com o bacalhau. Mas também se comia com toucinho, entrecosto, sardinhas ou sável, esclarece José Pedro.
A receita parece simples, mas é preciso alguma prática para a fazer. O pão, de tipo caseiro, deve ser de um dia para o outro, para não se desfazer.
É cortado ao meio, formando duas fatias grandes. Dão-se uns cortes no miolo, em forma de losangos e põe-se a torrar nas brasas.
Depois de dourar esfregam-se os dentes de alho, que vão derretendo. Tempera-se com sal e azeite.
O pão é colocado em cima de uma forquilha de madeira e encostado novamente às brasas. José Pedro diz que fica pronto quando se ouvir o azeite a chiar.
Antigamente, aproveitava-se o azeite que escorria do pão para temperar o bacalhau. Também por ser mais barato era acompanhado a água-pé, em vez de vinho. Seja qual for o acompanhamento, José Pedro só refere uma regra. É que, “Frio não presta”.
A tradição tem vindo a perder-se. De facto, alguns restaurantes já fazem o torricado, mas não da forma tradicional. A maioria torra o pão no forno, em vez de o fazer na brasa. Para José Estalagem, a receita ganha outro nome, “sandes de pão torrado…aquilo não é torricado”.
Para impedir que esta tradição se perca entre gerações, José Pedro já ensinou a receita aos três netos. Orgulha-se que eles gostem de aprender. Mais, faz questão de lhes explicar todos os pormenores, para que tudo saia na perfeição.
A receita caiu em desuso. Mas José Pedro acredita que podia atrair turistas porque, “há muita gente que desconhece”. Para isso só é preciso que o confeccionem é maneira tradicional. Só assim se pode divulgar a Gastronomia portuguesa.

Exibições: 1282

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Jorge Mendes em 26 Janeiro 2011 às 16:24
Azeite grande produto da nossa amada terra. Este ano "tive" um azeite de 4 décimas fabuloso como só a terra beirã pode dar. Aliado a pão sublime só resta agradecer a Deus
Comentário de Jaime Miguel Costa Correia em 20 Janeiro 2011 às 14:09
Depois de ler esta descrição, nem sei onde vou almoçar. Espectacular.
Comentário de Pedro Castanheira em 20 Janeiro 2011 às 12:32
Pois é, o que antigamente era considerado como comida de pobre, hoje é apresentado como comida de rico. Penso que deve estar relacionado com a inflação. Mas que é bom, é.
Comentário de Marina Soares em 20 Janeiro 2011 às 12:14
É verdade, Joana! Não reparei que tinhas comentado há pouco. Boa viagem para Almeirim ;) e não te esqueças de experimentar também a Sopa da Pedra. :P
Comentário de Marina Soares em 20 Janeiro 2011 às 11:02
Pelo aspecto, é assim um pão comprido com duas cabecinhas, parece mesmo o da foto. Agora marchava como segundo pequeno almoço!
Comentário de Joana Sá Pinto em 20 Janeiro 2011 às 11:01
E cá está o Torricado de que já tínhamos falado em: http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/gastronomia-torricado-como-a, certo Marina? Obrigada pela receita, Ana. Almeirim, aqui vou eu!
Comentário de Ana Raquel Freire Barreiros em 20 Janeiro 2011 às 10:31
Sim.. conheço bem a tiborna. Os meus avós também são alentejanos. Quanto ao pão, não conheço as "caralhotas" de Almeirim, mas vou provar de certeza!
Comentário de Marina Soares em 20 Janeiro 2011 às 10:26

Que maravilha! As minhas avós fazem parecido no Alentejo com toucinho que se derrete em contacto com o pão quente, mas chamam-lhe tiborna.

E esse pão apetitoso não será do género das "caralhotas" de Almeirim? É o melhor pão do país, quanto a mim!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço