GASTRONOMIA: Henrique Sá Pessoa, em entrevista, revela que é um Chefe com alma

Deixou marcas em restaurantes como o Cipriani, no Hotel Lapa Palace, Lisboa; La Villa, em Cascais; Flores, no Bairro Alto Hotel; Panorama, no Sheraton; e finalmente no Alma, o seu próprio projecto.

Conheça melhor um dos seis Chefes que participa no Estoril Fusão e que, inclusive, aceitou revelar aqui alguns dos seus segredos…

Onze segredos do Chefe:

O melhor prato da sua mãe: São vários, é uma óptima cozinheira! Não destaco nenhum mas faz uma óptima perna de cabrito!
Quem cozinha habitualmente em sua casa: Infelizmente, ou felizmente, eu! Depende do ponto de vista! (risos)
O ingrediente que não pode faltar na sua cozinha: Azeite, ervas aromáticas, e preferência para peixe e marisco!
O ingrediente de que prescinde com facilidade: Ostras, pés de porco, tripas, fígados...não sou grande fã!
O prato que faz quando precisa de jantar daí a 10 minutos: Massas, sempre rápidas e deliciosas!
O prato que prefere da cozinha tradicional portuguesa: Bacalhau à lagareiro e doçaria conventual.
O restaurante português onde leva um amigo estrangeiro (não vale sugerir o seu!): Não sugeria nenhum em particular, seria injusto!! Há vários que gosto, depende do dia, da companhia e do apetite!!
Um Chefe que seja uma inspiração para si: Gordon Ramsay
Um bom hábito alimentar nacional: As nossas maravilhosas sopas!
O país que aconselha para fazer turismo gastronómico: Tailândia para quem gosta de sabores mais exóticos; Espanha para ver o impossível; Itália pela riqueza de produtos; França pela história; e, claro, Portugal pelo peixe! 
Três ingredientes que fazem um bom Chefe:Trabalho, dedicação e disciplina!


Biografia:
Henrique Sá Pessoa tirou o curso de cozinha no Pennsylvania Institute of Culinary Arts na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos entre 1996 e 1997. Começou a sua carreira profissional em Londres no prestigiado Park Lane Hotel, em Picadilly, onde permaneceu até finais de 1999. Após a sua experiência em Londres teve oportunidade através de uma transferência na cadeia Starwood de ir para Sydney trabalhar no Sheraton on the Park onde trabalhou nas várias secções da cozinha do Hotel. Em 2002 regressou a Portugal e ingressou na equipa do Lapa Palace da cadeia Orient Express. Trabalhou no Restaurante Cirpiani até 2003. Foi na sua próxima experiência onde pela primeira vez desempenhou as funções de chefe de cozinha no Restaurante Xarope em Cascais. Em 2004 foi para o Restaurante La Villa na praia do Tamariz também como chefe de cozinha onde era responsável por uma brigada de dez cozinheiros e de todas as ementas do restaurante. Em Março 2005 juntou-se à equipa do Bairro Alto Hotel, participou na abertura e desempenha as funções de chefe de cozinha. Foi responsável pelo Restaurante Flores, Bar Guarret e coordenou uma brigada de 12 elementos. Em Novembro de 2005 foi vencedor do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal.
Até Novembro de 2008 o Chefe Henrique foi responsável pela cozinha do Restaurante Panorama, no 27º andar do Sheraton Lisboa Spa e Hotel que reabriu em Janeiro de 2007. Iniciou também uma nova etapa na sua carreira com o programa “Entre Pratos” no canal 2 da RTP que semanalmente dá ideias novas e acessíveis de uma forma descontraída a todos aqueles que desfrutam dos prazeres da cozinha.
Em 2007 recebeu o prémio de figura do ano atribuído pela Revista “Inter Magazine” no Congresso dos Profissionais de Cozinha, em Santarém, e em 2008 recebeu o prémio Arte de Cozinha atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia.
No ano de 2009 dá início ao seu primeiro projecto próprio intitulado Alma, Henrique Sá Pessoa. Define a sua cozinha como contemporânea, usando sempre os produtos em época. O restaurante Alma foi nomeado no ano de abertura como o melhor restaurante pela Revista de Vinhos. Com estreia em Novembro de 2010, “O Ingrediente Secreto” foi o novo programa semanal do chefe no horário nobre da RTP2 aos Domingos. Lançou em 2010 o seu terceiro livro “Curso de Cozinha” e estão previstos mais dois lançamentos em 2011 associados ao programa de televisão.

Exibições: 6319

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço