Os dias começam finalmente a ficar mais compridos, mas a Primavera, essa, faz-se cara. Dois ou três dias de sol deixaram um gostinho a Verão, mas ainda não é desta que arrumamos as botas e calçamos as havaianas. Até lá, porque não ceder a um dos grandes prazeres da estação fria: COMER!!

O "Museu dos Sabores" é um dos "segredos" mais bem guardados de Almada. As aspas estão ali porque o restaurante é tudo menos secreto, tendo sido até vencedor do IV Concurso Gastronómico do Concelho de Almada, mas toda a gente reage com surpresa quando o recomendo.

Este restaurante de cozinha de autor, um dos poucos do concelho, é, nem mais nem menos, que a cafetaria do Museu da Cidade! Fora do horário das refeições principais é ver passar galões e tostas mistas, mas ao almoço e, em especial ao jantar... temos “Codorniz recheada sobre ninho de batata com legumes crocantes e seus ovinhos” e outros pratos sugestivos. É o meu restaurante de eleição quando não me apetece ir para longe e quero ser surpreendido e comer bem ao mesmo tempo. Não sendo um restaurante para todos os dias, 15€ por pessoa em média, também não são nenhuma desgraça.

O restaurante é pequeno e tem um ambiente simpático, simples, mas jovem e sofisticado. As paredes envidraçadas deitam para as palmeiras do Jardim do Museu, um edifício apalaçado de uma antiga quinta, totalmente recuperado, e para a esplanada, que é muito agradável no Verão.
O Chef, muito simpático, vem ele mesmo trazer-nos os pratos e inteirar-se da nossa satisfação, que, posso garantir, é sempre plena. No "Museu dos sabores", aliás, o meu único motivo de insatisfação foi, até agora, a enorme dificuldade que tenho na escolha.

 

Desta vez, enquanto ensopava o pãozinho quente na tacinha de azeite com vinagre balsâmico tentava lembrar-me se queria para entrada o "queijo de cabra crocado com compota silvestre e salada rica" ou o "Carpaccio de novilho com salada de rúcula em vinagreta de limão". Nunca me lembro de qual gosto mais e, na verdade, nunca fico desiludido. Para prato principal escolhemos o "bife de atum com molho de mostarda antiga e migas de espargos verdes".

 

e (este não apontei o nome, desculpem lá...), "lombo de bacalhau assado com qualquer coisa muito boa de batata doce", para se poder fazer algum intercâmbio de garfadas.

Nem as fotos do telemóvel nem estas linhas fazem justiça ao aspecto dos pratos ou à delicada e, por vezes exótica, mistura de sabores e texturas. Vou deixar-vos imaginar e avançar para a sobremesa. Embora seja um restaurante de cozinha de autor, os pratos são todos eles bem servidos, pelo que, quase com desgosto, nunca sobra muito espaço para as sobremesas deliciosas.

Desta vez escolhi a Trilogia de Chocolate Quente e Fria. Deixo-vos a foto e a certeza de que não se arrependerão de fazerem uma visita ao "Museu", em particular se a combinarem com um saltinho ao outro "Museu".

Museu dos Sabores
Praça João Raimundo, 46 (Museu da Cidade de Almada)
2805-334 Almada
Telefone: 212 734 030
Preço médio: 17€

Exibições: 1180

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Sandra Gomes em 30 Junho 2011 às 14:38
Boa dica. Obrigado.
Comentário de Filipe Mendes em 30 Junho 2011 às 11:56
Já lá fui e recomendo. Evitar sábado á noite que está normalmente com muitas reservas.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço