Os dias começam finalmente a ficar mais compridos, mas a Primavera, essa, faz-se cara. Dois ou três dias de sol deixaram um gostinho a Verão, mas ainda não é desta que arrumamos as botas e calçamos as havaianas. Até lá, porque não ceder a um dos grandes prazeres da estação fria: COMER!!

O "Museu dos Sabores" é um dos "segredos" mais bem guardados de Almada. As aspas estão ali porque o restaurante é tudo menos secreto, tendo sido até vencedor do IV Concurso Gastronómico do Concelho de Almada, mas toda a gente reage com surpresa quando o recomendo.

Este restaurante de cozinha de autor, um dos poucos do concelho, é, nem mais nem menos, que a cafetaria do Museu da Cidade! Fora do horário das refeições principais é ver passar galões e tostas mistas, mas ao almoço e, em especial ao jantar... temos “Codorniz recheada sobre ninho de batata com legumes crocantes e seus ovinhos” e outros pratos sugestivos. É o meu restaurante de eleição quando não me apetece ir para longe e quero ser surpreendido e comer bem ao mesmo tempo. Não sendo um restaurante para todos os dias, 15€ por pessoa em média, também não são nenhuma desgraça.

O restaurante é pequeno e tem um ambiente simpático, simples, mas jovem e sofisticado. As paredes envidraçadas deitam para as palmeiras do Jardim do Museu, um edifício apalaçado de uma antiga quinta, totalmente recuperado, e para a esplanada, que é muito agradável no Verão.
O Chef, muito simpático, vem ele mesmo trazer-nos os pratos e inteirar-se da nossa satisfação, que, posso garantir, é sempre plena. No "Museu dos sabores", aliás, o meu único motivo de insatisfação foi, até agora, a enorme dificuldade que tenho na escolha.

 

Desta vez, enquanto ensopava o pãozinho quente na tacinha de azeite com vinagre balsâmico tentava lembrar-me se queria para entrada o "queijo de cabra crocado com compota silvestre e salada rica" ou o "Carpaccio de novilho com salada de rúcula em vinagreta de limão". Nunca me lembro de qual gosto mais e, na verdade, nunca fico desiludido. Para prato principal escolhemos o "bife de atum com molho de mostarda antiga e migas de espargos verdes".

 

e (este não apontei o nome, desculpem lá...), "lombo de bacalhau assado com qualquer coisa muito boa de batata doce", para se poder fazer algum intercâmbio de garfadas.

Nem as fotos do telemóvel nem estas linhas fazem justiça ao aspecto dos pratos ou à delicada e, por vezes exótica, mistura de sabores e texturas. Vou deixar-vos imaginar e avançar para a sobremesa. Embora seja um restaurante de cozinha de autor, os pratos são todos eles bem servidos, pelo que, quase com desgosto, nunca sobra muito espaço para as sobremesas deliciosas.

Desta vez escolhi a Trilogia de Chocolate Quente e Fria. Deixo-vos a foto e a certeza de que não se arrependerão de fazerem uma visita ao "Museu", em particular se a combinarem com um saltinho ao outro "Museu".

Museu dos Sabores
Praça João Raimundo, 46 (Museu da Cidade de Almada)
2805-334 Almada
Telefone: 212 734 030
Preço médio: 17€

Exibições: 1050

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Sandra Gomes em 30 Junho 2011 às 14:38
Boa dica. Obrigado.
Comentário de Filipe Mendes em 30 Junho 2011 às 11:56
Já lá fui e recomendo. Evitar sábado á noite que está normalmente com muitas reservas.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço