GASTRONOMIA: O prazer dos lanches nas novas pastelarias

Em Lisboa e no Porto abrem novas casas a convidar para encontros à volta de um lanche


Mais reconfortante é impossível: entrar num espaço quente e acolhedor, e reunir numa mesa boa companhia, boa pastelaria e bebidas fumegantes. As novas moradas de que aqui falamos hoje prometem tudo isto e arriscam-se a ser, em tempos de crise, um substituto do restaurante enquanto ponto de encontro de eleição dos portugueses. Se não está de dieta, venha daí conhecer algumas deliciosas propostas.


Choupana Caffe

Inaugurado no final de 2012, leva o nome de café, mas é também padaria, pastelaria, mercearia e até iogurteria. Tudo é apresentado num ambiente luminoso, arejado, de tectos altos, situado na central Avenida da República.

A oferta é um mundo de coisas boas que dificilmente cabe em meia dúzia de linhas: há os bolos, como os pastéis de nata, as bolas de Berlim, os scones, as areias, os biscoitos de manteiga; há o pão, com especial destaque para o de Mafra (os donos do estabelecimento lançaram-se primeiro por lá), mas com outras espécies a marcar presença como os croissants, os brioches, o bagel ou o pão de Deus; há os cafés variados, os cappuccinos, os latte, os chocolates quentes, os chás; há ainda iogurtes biológicos (afinal, quem está de dieta podia continuar a ler o artigo), aos quais se pode juntar frutos, cereais, mel; e há ainda prateleiras cheias de vinhos, azeites, cafés, compotas, bolachas, a pedirem para serem levadas para casa.

Aberto todos os dias da semana, de manhã bem cedo até à noite, o Choupana Caffe dá resposta a todos os apetites que nos percorrem ao longo do dia: um pequeno-almoço generoso, um brunch inspirado, um almoço guloso ou um lanche tardio a dispensar o jantar.


Av. da República,25 A, 1050-186 Lisboa
T. +351 213 570 140
Horário: Segunda a domingo, das 07:00 às 20:00


Nata Lisboa… e Porto!

“The world needs nata” afirma aquela que a revista Time Out elegeu Marca Portuguesa do Ano. E é com esta determinação que está a chegar a todo o lado. Primeiro foi o Príncipe Real, loja sobre a qual já falámos em Julho passado, (em A Nata chegou ao Príncipe Real). Seguiu-se a Bica e muito pouco tempo depois o Porto, no mês de Dezembro.

Num curto espaço de tempo, um segundo bairro de Lisboa e a artéria mais comercial do Porto passavam a conhecer o bom sabor destes pastéis de nata. Os ambientes dos três espaços são igualmente acolhedores e a oferta estende-se, para além dos já famosos pastéis de nata, às torradas, à Tábua Portuguesa (com pão, manteiga, doce, queijo e fiambre) e às bebidas como o Mazagran, a Groselha e o Capilé. A provar que um nata cai bem em qualquer hora do dia, a loja da Bica recebe até às 22:00 e às sextas e sábados só encerra às 02:00.


Rua D.Pedro V, 74, Príncipe Real. T.: +351 213 616 127
Horário: Segunda a sábado, das 10:00 às 20:00. Encerra domingos e feriados.

Calçada do Combro, 18, Bica
Horário: Segunda a quinta, das 10:00 às 22:00. Sexta e sábado, das 10:00 às 2:00. Domingo, das 10:00 às 18:00.

Rua de Stª Catarina, 499, Porto
Horário: Segunda a domingo, das 8:00 às 19:00.


Eric Kayser

padaria francesa começou a espalhar charme (e o bom cheiro do seu pão acabado de fazer) no Verão de 2011 e começa também a chegar mais longe do que o bairro das Amoreiras que a viu nascer. No Verão passado foi a vez do Chiado conhecer os croissant, os macarons, os brioches, os pães variadíssimos da apetitosa boulangerie, numa nova (e grande) morada da marca. Amanhã, dia 24 de Janeiro, inaugura no El Corte Inglés de Lisboa, mesmo à entrada do supermercado, uma terceira loja!


Amoreiras Plaza, R. Professor Carlos Alberto da Mota Pinto, Lisboa
T. + 351 211 927 894
Horário: Segunda a domingo, das 7:30 às 20:30


R. do Carmo, 70
Horário: Segunda a domingo, das 7:30 às 20:30


El Corte Inglés, Avenida António Augusto de Aguiar 31, 1069-413 Lisboa

Exibições: 7377

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 12 Fevereiro 2013 às 12:49

Delicioso e queremos mais dicas destas guloseimas

Comentário de Joana Sá Pinto em 25 Janeiro 2013 às 10:54

Adoro lanches! E já provei esses pastéis de Nata que querem correr mundo. São muito bons! E a gallete des rois da Eric Kayser é qualquer coisa de especial! Adeus, vou a correr para a Choupana para ver o que há por lá de igualmente bom.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide quarta-feira.

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

Algarve a pé

Criado por Agenda MyGuide 6 Out 2020 at 12:36. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 6 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço