GASTRONOMIA: Onze segredos de um Chefe que é uma estrela

José Avillez passou pelas cozinhas de Ferran Adrià, Alain Ducasse e Eric Frechon. Entre 2008 e 2011 foi Chef Executivo do restaurante Tavares onde, em pouco mais de um ano, conquistou uma estrela Michelin. Presta serviços de consultoria através da José Avillez Consultoria, dirige o José Avillez Catering, o take-away JA em casa, o restaurante JA à mesa e encontra-se a preparar o seu quarto livro.
José Avillez, com Daniel Rente, Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, Luís Baena e Nuno Barros, participa no Estoril Fusão, o evento que, no próximo dia 10, dará a provar as suas criações, em sessões de showcooking e num jantar de gala com fins solidários.
Aceitou ainda revelar alguns dos seus segredos num breve questionário…


Onze segredos do Chefe:


O melhor prato da sua mãe: Ovos mexidos com arroz

Quem cozinha habitualmente em sua casa: A minha mulher

O ingrediente que não pode faltar na sua cozinha: Ingredientes com qualidade

O ingrediente de que prescinde com facilidade: Ingredientes sem qualidade

O prato que faz quando precisa de jantar daí a 10 minutos: Um torricado

O prato que prefere da cozinha tradicional portuguesa: Bacalhau à Brás

O restaurante português onde leva um amigo estrangeiro (não vale sugerir o seu!): Gigi no Algarve, pelo qualidade do produto e pela localização

Um Chefe que seja uma inspiração para si: Ferran Adrià

Um bom hábito alimentar nacional: O peixe

O país que aconselha para fazer turismo gastronómico: Portugal

Três ingredientes que fazem um bom Chefe: Conhecimento, Criatividade e Organização

Biografia:
Para José Avillez, a cozinha sempre foi uma paixão. Porém, foi apenas no ano em que se encontrava a finalizar a licenciatura em Comunicação Empresarial que decidiu ser cozinheiro. Nesse mesmo ano, participou em sessões individuais de estudo com Maria de Lourdes Modesto e estagiou na cozinha de Antoine Westerman, na Fortaleza do Guincho.  Após concluir a licenciatura, enriqueceu a sua formação com variadas viagens, formações, estágios e experiências profissionais, sendo de destacar o trabalho desenvolvido com José Bento dos Santos como Responsável Gastronómico da Quinta do Monte D’Oiro, a passagem pela escola Alain Ducasse e o estágio na cozinha de Eric Frechon, no Hotel Bristol que tem hoje três estrelas Michelin. Porém, o marco transformador no seu percurso foi o estágio no El Bulli, com Ferran Adrià.

O sucesso de "Um Chef em sua casa", o seu primeiro livro, levou a que, um ano depois, publicasse "Petiscar com Estilo", o seu segundo livro. Através da José Avillez Consultoria, José Avillez e a sua equipa têm organizado e editado livros de cozinha em parceria com marcas, empresas e instituições e têm desenvolvimento muitos outros projectos, como é exemplo a concepção de novos restaurantes e reorganização de cozinhas, a criação de receitas e o food styling para sessões fotográficas e filmes publicitários.

O lançamento do José Avillez Catering surgiu como resposta à procura de um serviço de catering com a sua assinatura. Através de um atendimento personalizado e versátil, José Avillez Catering dirige os seus serviços a empresas e particulares. Para além deste serviço de catering, José Avillez dirige o take-away JA em casa que oferece refeições frescas e congeladas, já embaladas e prontas a levar, ideais para o dia-a-dia e o restaurante JA à mesa que, de segunda a sábado, serve almoços rápidos, cheios de qualidade. Em colaboração com o Engº José Bento dos Santos e a Quinta do Monte D’Oiro, lançou dois vinhos com a sua assinatura: Paisagens e JA.

Considerado como uma das grandes referências da cozinha em Portugal, José Avillez destaca-se pelo rigor da técnica e pela vontade insaciável de criar e ir sempre mais além. Para José Avillez, a cozinha expressa diferentes momentos de conhecimento, de aprendizagem e de reflexão, e comunica não só o evoluir da técnica, mas também a maturidade, a personalidade e a alma do seu criador.

Exibições: 865

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço