GASTRONOMIA: Onze segredos de um Chefe que é uma estrela

José Avillez passou pelas cozinhas de Ferran Adrià, Alain Ducasse e Eric Frechon. Entre 2008 e 2011 foi Chef Executivo do restaurante Tavares onde, em pouco mais de um ano, conquistou uma estrela Michelin. Presta serviços de consultoria através da José Avillez Consultoria, dirige o José Avillez Catering, o take-away JA em casa, o restaurante JA à mesa e encontra-se a preparar o seu quarto livro.
José Avillez, com Daniel Rente, Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, Luís Baena e Nuno Barros, participa no Estoril Fusão, o evento que, no próximo dia 10, dará a provar as suas criações, em sessões de showcooking e num jantar de gala com fins solidários.
Aceitou ainda revelar alguns dos seus segredos num breve questionário…


Onze segredos do Chefe:


O melhor prato da sua mãe: Ovos mexidos com arroz

Quem cozinha habitualmente em sua casa: A minha mulher

O ingrediente que não pode faltar na sua cozinha: Ingredientes com qualidade

O ingrediente de que prescinde com facilidade: Ingredientes sem qualidade

O prato que faz quando precisa de jantar daí a 10 minutos: Um torricado

O prato que prefere da cozinha tradicional portuguesa: Bacalhau à Brás

O restaurante português onde leva um amigo estrangeiro (não vale sugerir o seu!): Gigi no Algarve, pelo qualidade do produto e pela localização

Um Chefe que seja uma inspiração para si: Ferran Adrià

Um bom hábito alimentar nacional: O peixe

O país que aconselha para fazer turismo gastronómico: Portugal

Três ingredientes que fazem um bom Chefe: Conhecimento, Criatividade e Organização

Biografia:
Para José Avillez, a cozinha sempre foi uma paixão. Porém, foi apenas no ano em que se encontrava a finalizar a licenciatura em Comunicação Empresarial que decidiu ser cozinheiro. Nesse mesmo ano, participou em sessões individuais de estudo com Maria de Lourdes Modesto e estagiou na cozinha de Antoine Westerman, na Fortaleza do Guincho.  Após concluir a licenciatura, enriqueceu a sua formação com variadas viagens, formações, estágios e experiências profissionais, sendo de destacar o trabalho desenvolvido com José Bento dos Santos como Responsável Gastronómico da Quinta do Monte D’Oiro, a passagem pela escola Alain Ducasse e o estágio na cozinha de Eric Frechon, no Hotel Bristol que tem hoje três estrelas Michelin. Porém, o marco transformador no seu percurso foi o estágio no El Bulli, com Ferran Adrià.

O sucesso de "Um Chef em sua casa", o seu primeiro livro, levou a que, um ano depois, publicasse "Petiscar com Estilo", o seu segundo livro. Através da José Avillez Consultoria, José Avillez e a sua equipa têm organizado e editado livros de cozinha em parceria com marcas, empresas e instituições e têm desenvolvimento muitos outros projectos, como é exemplo a concepção de novos restaurantes e reorganização de cozinhas, a criação de receitas e o food styling para sessões fotográficas e filmes publicitários.

O lançamento do José Avillez Catering surgiu como resposta à procura de um serviço de catering com a sua assinatura. Através de um atendimento personalizado e versátil, José Avillez Catering dirige os seus serviços a empresas e particulares. Para além deste serviço de catering, José Avillez dirige o take-away JA em casa que oferece refeições frescas e congeladas, já embaladas e prontas a levar, ideais para o dia-a-dia e o restaurante JA à mesa que, de segunda a sábado, serve almoços rápidos, cheios de qualidade. Em colaboração com o Engº José Bento dos Santos e a Quinta do Monte D’Oiro, lançou dois vinhos com a sua assinatura: Paisagens e JA.

Considerado como uma das grandes referências da cozinha em Portugal, José Avillez destaca-se pelo rigor da técnica e pela vontade insaciável de criar e ir sempre mais além. Para José Avillez, a cozinha expressa diferentes momentos de conhecimento, de aprendizagem e de reflexão, e comunica não só o evoluir da técnica, mas também a maturidade, a personalidade e a alma do seu criador.

Exibições: 885

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço