GASTRONOMIA: Open Brasserie Mediterrânica, em nome da saúde… e do prazer!

Num hotel que emana boas energias, este restaurante coloca à mesa refeições a pensar na saúde de quem as consome, sem esquecer a importância do sabor.


É no piso térreo do Inspira Santa Marta, hotel orientado para os valores da sustentabilidade, que vamos ao encontro deste arejado (em todos os sentidos) espaço de restauração. O hotel e seu restaurante estão instalados num edifício classificado desta rua vizinha da Avenida da Liberdade. O cuidado na reabilitação do edifício e o ambiente construído em torno das teorias Feng Shui dão as boas vindas a quem visita o espaço pela primeira vez.

A entrada do restaurante antecede a recepção do hotel, não exigindo ao visitante qualquer tipo de apresentação. E é neste mesmo espírito de descontracção, harmonia e conforto que se dá a experiência de degustação.


Receitas que fazem bem

Com o nome a remeter para a dieta mediterrânica, o conceito deste restaurante centra-se numa ementa baseada em alimentos saudáveis. Marcam presença, pois, o azeite, os vegetais e frutos, os produtos frescos locais, os alimentos de produção biológica, em felizes fusões de sabores. É assim que o couvert é feito de azeite biológico, babaganoush (pasta de beringela), pães vários e um delicioso pão torrado com tomate e alho. Ou que a secção de risotos, pastas e ovos inclui o risotto de espargos, o risotto de castanha e endívia ou o penne bio com queijo roquefort e noz. Os pratos principais são encabeçados pela vegetariana beringela bio a Parmegiana, coulis de ervilha, logo seguida do perú recheado e assado, do naco de porco preto marinado ou de três variações de bife de touro, acompanhados ora por puré de batata-doce, ora por gratin de legumes, batatas fritas ou risotto de ervilhas. Na secção de peixe marca presença o bacalhau com grelos salteados e batatinha a murro e o salmão “Label Rouge” gratinado, sobre arroz aromático de legumes e ervas frescas. Para quem não passa sem uma sobremesa, a escolha varia entre o Fondant de chocolate bio, crocante e gelado de menta, o delicioso leite-creme de framboesa, a salada de frutas frescas ou os gelados artesanais, entre os quais se descobre o surpreendente sabor a Queijo da Serra (não aconselhável a palatos mais sensíveis).


Produtos que fazem (o) bem
A saúde estende-se ainda ao comércio local, já que é filosofia deste restaurante a aquisição no mercado local, preferencialmente através do sistema de comércio justo. Do mesmo modo, a água servida é proveniente da torneira (previamente filtrada), revertendo o valor da sua venda para uma ONG que se dedica ao fornecimento de água em África.
Ainda a pensar nas pessoas, nos que não podem comer livremente de tudo, a ementa deste restaurante indica quais os pratos que os intolerantes ao glúten ou à lactose podem aqui comer.


Seja para experimentar uma refeição saudável, usufruir da tranquilidade deste espaço ou experimentar algum evento pontual, como sessões de show-cooking, workshops ou degustações de vinhos, aqui ficam os contactos.

Rua de Santa Marta, 48, 1150-297 Lisboa
Tel.: 210 440 900 / 918 992 860
Site: Open Brasserie Mediterrânica
Preço médio: 25€

Exibições: 908

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço