GASTRONOMIA: Open Brasserie Mediterrânica, em nome da saúde… e do prazer!

Num hotel que emana boas energias, este restaurante coloca à mesa refeições a pensar na saúde de quem as consome, sem esquecer a importância do sabor.


É no piso térreo do Inspira Santa Marta, hotel orientado para os valores da sustentabilidade, que vamos ao encontro deste arejado (em todos os sentidos) espaço de restauração. O hotel e seu restaurante estão instalados num edifício classificado desta rua vizinha da Avenida da Liberdade. O cuidado na reabilitação do edifício e o ambiente construído em torno das teorias Feng Shui dão as boas vindas a quem visita o espaço pela primeira vez.

A entrada do restaurante antecede a recepção do hotel, não exigindo ao visitante qualquer tipo de apresentação. E é neste mesmo espírito de descontracção, harmonia e conforto que se dá a experiência de degustação.


Receitas que fazem bem

Com o nome a remeter para a dieta mediterrânica, o conceito deste restaurante centra-se numa ementa baseada em alimentos saudáveis. Marcam presença, pois, o azeite, os vegetais e frutos, os produtos frescos locais, os alimentos de produção biológica, em felizes fusões de sabores. É assim que o couvert é feito de azeite biológico, babaganoush (pasta de beringela), pães vários e um delicioso pão torrado com tomate e alho. Ou que a secção de risotos, pastas e ovos inclui o risotto de espargos, o risotto de castanha e endívia ou o penne bio com queijo roquefort e noz. Os pratos principais são encabeçados pela vegetariana beringela bio a Parmegiana, coulis de ervilha, logo seguida do perú recheado e assado, do naco de porco preto marinado ou de três variações de bife de touro, acompanhados ora por puré de batata-doce, ora por gratin de legumes, batatas fritas ou risotto de ervilhas. Na secção de peixe marca presença o bacalhau com grelos salteados e batatinha a murro e o salmão “Label Rouge” gratinado, sobre arroz aromático de legumes e ervas frescas. Para quem não passa sem uma sobremesa, a escolha varia entre o Fondant de chocolate bio, crocante e gelado de menta, o delicioso leite-creme de framboesa, a salada de frutas frescas ou os gelados artesanais, entre os quais se descobre o surpreendente sabor a Queijo da Serra (não aconselhável a palatos mais sensíveis).


Produtos que fazem (o) bem
A saúde estende-se ainda ao comércio local, já que é filosofia deste restaurante a aquisição no mercado local, preferencialmente através do sistema de comércio justo. Do mesmo modo, a água servida é proveniente da torneira (previamente filtrada), revertendo o valor da sua venda para uma ONG que se dedica ao fornecimento de água em África.
Ainda a pensar nas pessoas, nos que não podem comer livremente de tudo, a ementa deste restaurante indica quais os pratos que os intolerantes ao glúten ou à lactose podem aqui comer.


Seja para experimentar uma refeição saudável, usufruir da tranquilidade deste espaço ou experimentar algum evento pontual, como sessões de show-cooking, workshops ou degustações de vinhos, aqui ficam os contactos.

Rua de Santa Marta, 48, 1150-297 Lisboa
Tel.: 210 440 900 / 918 992 860
Site: Open Brasserie Mediterrânica
Preço médio: 25€

Exibições: 869

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço