GASTRONOMIA: Os chefes e os restaurantes preferidos do Mesa Marcada

Às 20 horas da passada segunda-feira, dia 16 de Janeiro, o espaço Gin Lovers, na Embaixada, em Lisboa, registava uma anormal afluência de chefes e gastrónomos. Se alguém tivesse ali detonado uma bomba (ninguém o fez, felizmente), o país teria ficado com muito menos sabor e com menos gente para contar a que sabe este sabor.

O concorrido encontro deveu-se à entrega dos prémios Mesa Marcada, o blogue de Miguel Pires e Duarte Calvão que distingue, há já oito edições, os dez chefes e os dez restaurantes preferidos de um painel alargado de pessoas relacionadas com o meio gastronómico. Todas essas pessoas, 147 se quisermos ser mais precisos, estariam certamente ali reunidas, assim como o estavam muitos dos chefes (e suas equipas) nomeados aos prémios.

Foi neste ambiente de festa que, por duas vezes, "subiu ao pódio" o grande vencedor da noite. João Rodrigues conquistou o 1.º lugar não só entre os chefes nomeados, como também entre os restaurantes  - o Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa - onde aplica toda a sua criatividade. José Avillez, vencedor das últimas edições, não ficou completamente destronado, nem se deixou abater num segundo lugar que reconheceu, com graça e fairplay, "também ser bom", até porque acabou por ser o vencedor do Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano, com o seu Bairro do Avillez. O restaurante A Taberna da Rua das Flores voltou a conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o prémio Mesa Diária, o Chefe Revelação do Ano foi atribuído a Pedro Pena Bastos, do restaurante Esporão, e Loco, de Alexandre Silva, venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, ao ser o restaurante com a maior subida no ranking.

Belcanto e Ocean subiram igualmente ao pódio dos melhores restaurante, da mesma forma que José Avillez e Henrique Sá Pessoa ficaram entre os três primeiros na categoria dos Chefes. Muitos outros foram homenageados nesta que foi a mais disputada das edições (o blogue tem disponível para consulta a lista total dos chefes e dos restaurantes nomeados), mas venceu o espírito de convívio entre os competidores e a boa disposição à volta de um bom copo de vinho e dos petiscos pensados por Miguel Castro Silva para o evento.

Exibições: 144

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço