De Norte a Sul do país a gastronomia portuguesa é rica em pratos diversos que satisfazem todos os paladares. De região para região, as comidas apresentam gostos e maneiras de apresentação muito próprias, como podemos ver neste breve apontamento.

PORTO E NORTE

 Alheira de Mirandela – A alheira de Mirandela é quase uma “instituição” da gastronomia de Trás-os-Montes.

Tripas à moda do Porto – O prato típico Tripas à moda do Porto deu nome aos habitantes da cidade (tripeiros) partindo princípio de que quem come tripas é tripeiro.

Pudim Toucinho do Céu – Típico de Braga, é também conhecido por pudim de toucinho e ideal para uma mesa de festa. A receita era do abade que lhe deu o nome, um mestre na arte culinária do seu tempo (final do século XIX).

CENTRO

Leitão da Bairrada – Segundo a História, desde o século XIX que os viajantes paravam na zona da Mealhada para comerem o famoso leitão acompanhado dos bons vinhos regionais.

Chanfana – A chanfana, confecionada à base de carne de borrego, é outro prato típico da região Centro, cozinhado em recipientes de barro preto.

Ovos Moles – Uma refeição pode terminar com os Ovos Moles típicos de Aveiro.

LISBOA E VALE DO TEJO

Salmonetes à Setubalense – Salmonetes à Setubalense é um prato distintivo da região Lisboa e Vale do Tejo.

Sardinha assada – A região de Lisboa oferece um pouco de todas as especialidades gastronómicas nacionais mas apresenta também receitas e produtos seus. A tradição do peixe acentua-se entre os meses de Maio e Julho, nas Festas da Capital, onde a sardinha é a imagem do evento.

Queijadas de Sintra – As Queijadas de Sintra marcam pontos no panorama da doçaria e até serviram, segundo reza a História, de moeda em transações comerciais.

ALENTEJO

Migas à Alentejana com carne de porco – As Migas à Alentejana com carne de porco constituem um dos mais conhecidos pratos da gastronomia desta região. O pão é um elemento fundamental na cozinha do Alentejo, onde se destacam também as açordas.

Encharcada do Convento de Santa Clara – De origem conventual, a Encharcada do Convento de Santa Clara (Évora) é um dos doces, feito à base de ovos e de açúcar, que enche de orgulho os alentejanos.

ALGARVE

Cataplana de Peixes e Mariscos – Esta vasilha é uma das relíquias que o Algarve herdou devido à passagem de diferentes povos pelo seu território.

Queijo de Figo – O Queijo de Figo é um produto tradicional da região, composto por figos, açúcar, amêndoas, cacau, medronho, limão erva-doce e canela – uma receita familiar premiada, com muitos segredos.

POR TODO O PAÍS

Bacalhau – Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, Bacalhau no forno, Bacalhau cozido… Diz-se que existem 365 maneiras de cozinhar o bacalhau.

Cozido à Portuguesa – Cozido à Portuguesa é um dos pratos tradicionais e incontornáveis portugueses.

Pastel de Nata – Originários da freguesia lisboeta de Belém, hoje em dia qualquer café ou pastelaria em Portugal oferece-lhe imitações dos verdadeiros Pastéis de Belém, fabricados com a receita antiga dos frades do Mosteiro dos Jerónimos.

  

Exibições: 16966

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço