De Norte a Sul do país a gastronomia portuguesa é rica em pratos diversos que satisfazem todos os paladares. De região para região, as comidas apresentam gostos e maneiras de apresentação muito próprias, como podemos ver neste breve apontamento.

PORTO E NORTE

 Alheira de Mirandela – A alheira de Mirandela é quase uma “instituição” da gastronomia de Trás-os-Montes.

Tripas à moda do Porto – O prato típico Tripas à moda do Porto deu nome aos habitantes da cidade (tripeiros) partindo princípio de que quem come tripas é tripeiro.

Pudim Toucinho do Céu – Típico de Braga, é também conhecido por pudim de toucinho e ideal para uma mesa de festa. A receita era do abade que lhe deu o nome, um mestre na arte culinária do seu tempo (final do século XIX).

CENTRO

Leitão da Bairrada – Segundo a História, desde o século XIX que os viajantes paravam na zona da Mealhada para comerem o famoso leitão acompanhado dos bons vinhos regionais.

Chanfana – A chanfana, confecionada à base de carne de borrego, é outro prato típico da região Centro, cozinhado em recipientes de barro preto.

Ovos Moles – Uma refeição pode terminar com os Ovos Moles típicos de Aveiro.

LISBOA E VALE DO TEJO

Salmonetes à Setubalense – Salmonetes à Setubalense é um prato distintivo da região Lisboa e Vale do Tejo.

Sardinha assada – A região de Lisboa oferece um pouco de todas as especialidades gastronómicas nacionais mas apresenta também receitas e produtos seus. A tradição do peixe acentua-se entre os meses de Maio e Julho, nas Festas da Capital, onde a sardinha é a imagem do evento.

Queijadas de Sintra – As Queijadas de Sintra marcam pontos no panorama da doçaria e até serviram, segundo reza a História, de moeda em transações comerciais.

ALENTEJO

Migas à Alentejana com carne de porco – As Migas à Alentejana com carne de porco constituem um dos mais conhecidos pratos da gastronomia desta região. O pão é um elemento fundamental na cozinha do Alentejo, onde se destacam também as açordas.

Encharcada do Convento de Santa Clara – De origem conventual, a Encharcada do Convento de Santa Clara (Évora) é um dos doces, feito à base de ovos e de açúcar, que enche de orgulho os alentejanos.

ALGARVE

Cataplana de Peixes e Mariscos – Esta vasilha é uma das relíquias que o Algarve herdou devido à passagem de diferentes povos pelo seu território.

Queijo de Figo – O Queijo de Figo é um produto tradicional da região, composto por figos, açúcar, amêndoas, cacau, medronho, limão erva-doce e canela – uma receita familiar premiada, com muitos segredos.

POR TODO O PAÍS

Bacalhau – Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, Bacalhau no forno, Bacalhau cozido… Diz-se que existem 365 maneiras de cozinhar o bacalhau.

Cozido à Portuguesa – Cozido à Portuguesa é um dos pratos tradicionais e incontornáveis portugueses.

Pastel de Nata – Originários da freguesia lisboeta de Belém, hoje em dia qualquer café ou pastelaria em Portugal oferece-lhe imitações dos verdadeiros Pastéis de Belém, fabricados com a receita antiga dos frades do Mosteiro dos Jerónimos.

  

Exibições: 16820

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2023   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço