GASTRONOMIA: Taverna do Cura, copos, petiscos e conversa

Mais uma reunião da "grupeta teatreira", mais uma noite cultural. Pois bem, foi na passada quinta-feira que pensámos em ir ver a senhora dona Gisela João ao Senhor Vinho. Inocentes e desinformados claro, não pensámos que a entrada neste estabelecimento tivesse um consumo mínimo de 25€ em bebidas…De olhos pregados no chão e meios cabisbaixos por não podermos ouvir uma das nossas fadistas preferidas do momento, rumámos em busca de outro destino para jantar. Naquela zona da Lapa, as ruas entre-cruzam-se quase sempre da mesma forma e fazem lembrar uma folha quadriculada a três dimensões, mas não foi preciso andar muito para darmos de caras com o novo restaurante Taverna do Cura, na rua com o mesmo nome. Bem, eu não definiria como restaurante, diria mais que é uma casa com as portas abertas a quem quiser entrar, sentar, comer um petisco, beber um copo e quiçá participar num debate. É que foi logo o que nos perguntaram à entrada: “importam-se de participar num debate?”, nós: “sobre?”, os da entrada: “sobre dinheiro e sobre a falta dele…”, nós: “realmente, todos nós temos algo a dizer sobre isso…”.

E lá entrámos na Taverna com aspecto de tasca acolhedora com apontamentos vintage, e sentámo-nos na mesa do fundo. Os preços da ementa eram apelativos, mas dos vários pratos que se apresentavam já poucos havia; é que na véspera, foi dia de festa, e até os mortos se levantaram para vir à Taverna. O senhor António, anfitrião lá da casa, tentou compensar a falta de variedade com a sua simpatia inata. Lá pedimos o que havia…pelo preço não se poderia pedir muito mais: uns mini pratos modestos.

A sangria e o chouriço assado pelo seu lado, estavam deliciosos. Desconfiámos portanto, que a Taverna do Cura se dedica mais ao prazer dos petiscos, aos copos bem servidos, e à arte de bem receber. Depois do jantar, as luzes baixaram e começou então o documentário sobre a temática prometida para debate, à entrada da Taverna.

A iniciativa é interessante e parece que começa a ser uma tendência. Tertúlias, debates, reuniões: já não é o segundo nem terceiro espaço que vejo a organizar este tipo de actividades, que puxam pelo espírito atento e participativo que há dentro de cada um de nós. Sentir-se em casa com desconhecidos e trocar impressões sobre temáticas que nos afectam a todos, pode ser um grande catalisador para um espirito mais comunitário e de entre-ajuda.

Pelo que nos disseram, estes debates costumam acontecer às terças-feiras, e todas as semanas há uma temática diferente.  Têm uma sala espaçosa dedicada a este tipo de eventos e a outros acontecimentos, como exposições de arte, demonstrações de colecções de antiguidades, para além da presença dos livros, que eles dizem, nunca mais acabar.

Venha petiscar, beber e conversar, numa Taverna perto de si!

Taverna do Cura

Morada: Rua do Cura, nº1, 1200-643, Santos-o-Velho, Lisboa

Horário: terça a domingo das 16:00 às 02:00.

Tel.: 213 930 417

Taverna do Cura Site http://tavernadocura.net

Exibições: 1985

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Marina Soares em 7 Novembro 2012 às 16:10

Ah, ah, boa ideia! Vou ficar de olho!

Comentário de Ana Pracaschandra em 7 Novembro 2012 às 16:07

Sorriso. Marina, foi exactamente o que aconteceu..ficámos todos caladinhos a ver o vídeo...e depois acabámos por ter que nos ir embora...finalizando a noite no LEFT, onde também passavam um vídeo, o documentário dos LCD Soundsystem. Quanto a timidez, somos duas! Mas estou a organizar um workshop para combater isso mesmo e soltar a franga! Em breve dou notícias aqui, no MyGuide. 

Comentário de Marina Soares em 7 Novembro 2012 às 15:57

Ana, que interessante e divertido isso do debate... a lembrar as tertúlias dos cafés de antigamente! Se bem que a mim, timidazinha, se me têm perguntado uma coisas dessas logo à entrada, era capaz de me pôr a andar para bem longe! Ou perguntar se podia ficar só de boa ouvinte...

Comentário de Ana Pracaschandra em 7 Novembro 2012 às 13:05

Obrigada eu, Pedro, pelo seu comentário. :-) Afinal esta comunidade é exactamente para dar a conhecer os segredinhos mais frescos escondidos por ai....

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 6 Novembro 2012 às 15:50

Muito obrigado , Ana , pelas duas informações que me deu ! A primeira , um pouco decepcionante , por descobrir a realidade das BOAS casas de Fado de Lisboa ! Mesmo em tempos de crise , continuam a impor preços nada moderados para nós trabalhadores portugueses ! Menos mal para eles que os estrangeiros continuam a gostar de Fado e têm dinheiro para suportar os referidos custos ! A segunda informação foi excelente ! A Taverna do Cura é sem duvida , um local a ir visitar ! Não só por ser um espaço agradável e acolhedor , por ter preços acessíveis , mas também pelas inovações que referiu !   

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço