GASTRONOMIA: Três novas mesas em Lisboa

Se de vez em quando fica cansado de cozinhar, a sua cozinha lhe parece um sítio infernal, ou simplesmente quer conhecer novos restaurantes, provar novas receitas e experimentar novos paladares, este artigo é a sua cara.

Se andar pelo centro da cidade de Lisboa, e ao cruzar a Praça da Figueira o seu nariz sentir um cheiro apetecível e o seu estômago resmungar por um alento, pode sempre dar um salto ao novo espaço gastronómico de Olivier, Honra (foto em cima). Comida, doces e pastelaria com um toque genuinamente português fazem parte do cardápio. O imperativo passa por trabalhar com produtos e produtores nacionais. Assim, vai mesmo pensar que está a provar a comida da avó. Mas se quiser apenas refrescar-se e tomar um copo, no bar a sugestão de cocktails inspira-se nas mais características bebidas lusas com ginja, amêndoa amarga, vinho do Porto ou  licor beirão. O mais curioso é que Olivier contou com a ajuda da sua avó, que considera ser a sua cozinheira preferida, para ajudar a definir a ementa e para o ensinar a fazer alguns pratos. Honra, o nome não poderia ser outro, todo um orgulho na cultura gastronómica portuguesa.

Há sabores que perduram no tempo. E há sabores que só o povo lusitano conhece. Foi a pensar nesses sabores que a Pimenta Rosa, até então uma mercearia com os melhores sabores de Portugal, deu lugar a um novo restaurante, também no típico bairro de Campo de Ourique. O restaurante Pimenta Rosa (foto em cima) alia as raízes mais genuínas da cozinha tradicional portuguesa com os sabores mediterrânicos, sendo os senhores os produtos nacionais. Sabores que reportarão a tempos idos, a lareiras a arder, a fumeiros e a jantares em família. Sabores de antigamente, passados de geração em geração, e que através deste lugar quer-se que perdurem.

A famosa Casa Galega (foto em cima), de Paço de Arcos, abriu em Lisboa. Situado nas  instalações da antiga Cervejaria Alemã, na Rua do Alecrim,  este restaurante oferece o melhor que vem do mar, a não ser que queira petiscar umas lascas de presunto. Na Casa Galega, como o próprio nome indica, as especialidades têm receita do outro lado da fronteira. Pratos com influência galega e basca enchem o cardápio, e uma decoração requintada e acolhedora privilegia a comodidade dos seus convivas. A concha de sapateira, os percebes, o camarão da costa, o polvo à galega e os mexilhões também ajudam. As sopas de peixe e mariscos são imperdíveis. Recomendáveis são ainda a lampreia à bordalesa, o sável com açorda, as pataniscas de polvo, as postas de pescada ou de robalo fritos à basca, com o seu molho de azeite com as "guindilhas", os choquinhos fritos e as lulas com alho, a parrilhada de mariscos (duas pessoas), as fritadas mistas de pregado ou rodovalho às postas e ovas de pescada. Mas também há pratos de carne e comida vegetariana. Assim, no cardápio encontrará, por exemplo, bife do lombo com molho de pimenta, chuleton galego ou rabo de boi estufado. Se lhe apetecer comida vegetariana, fica a sugestão de legumes assados enrolados em massa fresca. Para sobremesa poderá optar pela tarte fina de maçã e gengibre caseira com gelado de baunilha. Tudo isto servido num ambiente com decoração sofisticada e elegante, em tons de dourado, mas apenas aberto para jantar.

Exibições: 1227

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Tomasi em 12 Abril 2013 às 11:10

Hummm, estou com uma vontade de ir conhecer o novo do Olivier! Logo que for dou notícias... ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço