GASTRONOMIA: Três novas mesas em Lisboa

Se de vez em quando fica cansado de cozinhar, a sua cozinha lhe parece um sítio infernal, ou simplesmente quer conhecer novos restaurantes, provar novas receitas e experimentar novos paladares, este artigo é a sua cara.

Se andar pelo centro da cidade de Lisboa, e ao cruzar a Praça da Figueira o seu nariz sentir um cheiro apetecível e o seu estômago resmungar por um alento, pode sempre dar um salto ao novo espaço gastronómico de Olivier, Honra (foto em cima). Comida, doces e pastelaria com um toque genuinamente português fazem parte do cardápio. O imperativo passa por trabalhar com produtos e produtores nacionais. Assim, vai mesmo pensar que está a provar a comida da avó. Mas se quiser apenas refrescar-se e tomar um copo, no bar a sugestão de cocktails inspira-se nas mais características bebidas lusas com ginja, amêndoa amarga, vinho do Porto ou  licor beirão. O mais curioso é que Olivier contou com a ajuda da sua avó, que considera ser a sua cozinheira preferida, para ajudar a definir a ementa e para o ensinar a fazer alguns pratos. Honra, o nome não poderia ser outro, todo um orgulho na cultura gastronómica portuguesa.

Há sabores que perduram no tempo. E há sabores que só o povo lusitano conhece. Foi a pensar nesses sabores que a Pimenta Rosa, até então uma mercearia com os melhores sabores de Portugal, deu lugar a um novo restaurante, também no típico bairro de Campo de Ourique. O restaurante Pimenta Rosa (foto em cima) alia as raízes mais genuínas da cozinha tradicional portuguesa com os sabores mediterrânicos, sendo os senhores os produtos nacionais. Sabores que reportarão a tempos idos, a lareiras a arder, a fumeiros e a jantares em família. Sabores de antigamente, passados de geração em geração, e que através deste lugar quer-se que perdurem.

A famosa Casa Galega (foto em cima), de Paço de Arcos, abriu em Lisboa. Situado nas  instalações da antiga Cervejaria Alemã, na Rua do Alecrim,  este restaurante oferece o melhor que vem do mar, a não ser que queira petiscar umas lascas de presunto. Na Casa Galega, como o próprio nome indica, as especialidades têm receita do outro lado da fronteira. Pratos com influência galega e basca enchem o cardápio, e uma decoração requintada e acolhedora privilegia a comodidade dos seus convivas. A concha de sapateira, os percebes, o camarão da costa, o polvo à galega e os mexilhões também ajudam. As sopas de peixe e mariscos são imperdíveis. Recomendáveis são ainda a lampreia à bordalesa, o sável com açorda, as pataniscas de polvo, as postas de pescada ou de robalo fritos à basca, com o seu molho de azeite com as "guindilhas", os choquinhos fritos e as lulas com alho, a parrilhada de mariscos (duas pessoas), as fritadas mistas de pregado ou rodovalho às postas e ovas de pescada. Mas também há pratos de carne e comida vegetariana. Assim, no cardápio encontrará, por exemplo, bife do lombo com molho de pimenta, chuleton galego ou rabo de boi estufado. Se lhe apetecer comida vegetariana, fica a sugestão de legumes assados enrolados em massa fresca. Para sobremesa poderá optar pela tarte fina de maçã e gengibre caseira com gelado de baunilha. Tudo isto servido num ambiente com decoração sofisticada e elegante, em tons de dourado, mas apenas aberto para jantar.

Exibições: 1295

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Tomasi em 12 Abril 2013 às 11:10

Hummm, estou com uma vontade de ir conhecer o novo do Olivier! Logo que for dou notícias... ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço