Não podendo ir à China, alinhei numa experiência gastronómica (ou seria cultural?), com um grupo de amigos. Numa noite de sábado, atrevemo-nos (é a expressão correcta, já que o percurso inclui umas escadas exteriores algo tenebrosas) a subir até ao último andar do Centro Comercial Martim Moniz, para ir ao encontro de um restaurante chinês, de seu nome Hua Ta Li. À nossa espera, um grupo de empregados sorridentes dividia-se entre tentar decifrar o que nós dizíamos e olhar para a enorme TV onde passava um animado concurso chinês. Já o nosso grupo dividia-se entre qual mesa escolher numa sala vazia e tentar decifrar o que os nossos anfitriões diziam…


O certo é que tudo se resolveu e vieram para a mesa alguns petiscos interessantes. Para começar, apresentaram umas vieiras bem temperadas e surpreenderam-nos (em alguns casos, chocaram mesmo) com uns ovos pretos. Sim, pretos! Gema preta e a clara num tom castanho transparente e com consistência de gelatina dura (peço desculpa, mas os meus conhecimentos gastronómicos só chegam até aqui…). O sabor era intenso. Seguiu-se um caranguejo frito e o sempre seguro pato à Pequim, bem tostadinho. Para finalizar, colocaram na mesa fruta fresca sortida, o que é sempre refrescante mas não deslumbra os mais gulosos. Quando pedimos sobremesas mais calóricas, apresentaram aquele menu de uma marca de gelados que as crianças adoram por causa das embalagens e que os pais detestam por causa dos preços. Ohhh, que triste final para uma refeição tão interessante…


Na hora de pagar, desembolsámos perto de 20 euros por cabeça, mas devo acrescentar que houve bastante vinho e aguardentes a rodar na mesa.
Caso tenham ficado curiosos, deixo-vos os contactos: Centro Comercial Martim Moniz, 5.º andar. Tel.: 218 869 293. Boa viagem!

Exibições: 1209

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Marina Soares em 10 Fevereiro 2012 às 10:43

Queres? Eu acho que não... (mas supeito que se chame Fotoxópe)

Comentário de Ana Tomasi em 10 Fevereiro 2012 às 10:38

AHAHA, quero ver a foto da galinha que pôs isso, Marina!

Comentário de Marina Soares em 9 Fevereiro 2012 às 18:45

Bem sei que estes não são os teus ovos chineses, Ana, mas achei-lhes muita piada...

Comentário de Marina Soares em 6 Fevereiro 2012 às 12:41

Eu gosto de comida chinesa, quando é boa é muito boa! O problema é que anda aí muito fast food chinês e a maior parte das vezes, fica tudo camuflado pelo molho de soja. Atribuo aos chineses o mérito de terem sido os primeiros a a pôr os portugueses a sair para fora da sua zona-de-conforto-aka-bacalhau-com-todos e a experimentar sabores novos. Ainda que muitos não tenham passado do seguro Pato à Pequim ou do chow mein de gambas.

Era menina para me fazer a esses ovos preto, Ana.;) Bom artigo!

Comentário de Violeta Maio em 6 Fevereiro 2012 às 11:56

Obrigada pela partilha Ana, fiquei curiosa...mas acho que vou passar os ovos pretos! Essa parte deu-me medo! lol

Há uns dias atrás falei deste artigo a uma amiga minha que me disse que já tinha ouvido algo sobre uns ovos quaisquer chineses que antes de ser comidos eram enterrados durante uns dias e fiquei a pensar, será que são estes?

Comentário de Pedro Castanheira em 6 Fevereiro 2012 às 11:42

Tudo bem, mas não me deixa de fazer confusão a falta de curiosidade, ou recusa em aprender a cultura dos países que os acolhem. Quanto à situação contrária a história demonstra exatamente o contrário, nós aprendemos a cultura local.

Comentário de Ana Tomasi em 6 Fevereiro 2012 às 11:17

Discordo, Pedro. Gostava de ver qualquer um de nós a servir num restaurante na China. Não era, de todo, minha intenção dizer que estas pessoas não se integram. Aliás, o que gostei neste restaurante foi, precisamente, do seu lado genuíno.

Comentário de Pedro Castanheira em 3 Fevereiro 2012 às 20:23

A cozinha chinesa já não faz parte das minhas ementas, mas não deixa de ser curioso que ao fim de tantos anos o problema de comunicação mantem-se igual, eles realmente nunca se integrarão. faz-me confusão

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço