Há muito tempo que ouvia falar do restaurante Santo António de Alfama, sempre bem e com muita pinta. Lá pinta tem. O restaurante fica inserido num beco pitoresco em Alfama, rodeado de casas típicas, escadarias de pequenos degraus em calçada e luzes amarelas que aquecem as ruas.
E por dentro das entranhas de Lisboa lá fomos nós em busca do famoso restaurante.
Estacionámos o carro em frente à Casa dos Bicos e andamos a pé até ao restaurante. Para quem não conhece a zona não é propriamente fácil de encontrar, mas com as coordenadas dadas por telefone chegámos lá direitinhos.

Entrando no restaurante não podíamos ter ficado com melhor mesa, uma de quatro só para dois e no melhor canto da casa…com janela. Começou bem. A decoração correspondia ao que tinha visto no site: paredes preenchidas com muitos retratos de figuras públicas, umas nacionais, outras internacionais, decoração simples, acolhedora q.b.

Veio logo para a mesa um cesto com pão alentejano e azeitonas que atacámos de seguida. Chegou o momento da escolha. A ementa tinha menos pratos do que eu pensava. Fiquei indecisa entre a Coxa de Pato com Salada de Laranja e Azeitonas, a Tagine de Coelho com Ameixas e Couscous e ainda o Robalo Grelhado com Ervas Aromáticas. A minha companhia estava desejosa de um bacalhau à lagareiro e ficou desiludido por não constar do menu. Acabou por escolher um Bacalhau Gratinado com Molho de Tomate. Para entrada optámos por uns Cogumelos Salteados. Muito bons. E para beber pedimos um chá. Atípico. Pelo preço mais valia termos pedido uma garrafa de vinho, porque acabámos por pedir quatro chás (eram doses de uma caneca de cada vez), que nos custaram 8€.

Quanto à comida propriamente dita, os cogumelos estavam deliciosos, ficámos expectantes pelos pratos. Quando chegaram à mesa, ambos desmanchámos o olhar desiludidos. O meu peixe estava bom mas era uma cria de robalo (pequeno portanto), acompanhada com brócolos rijos e metade de uma batata assada no forno com molho. O Bacalhau tinha bom aspecto, mas sabia mais a lasanha de bacalhau do que Bacalhau Gratinado, e tomate…não o descobrimos.

Perdemos o apetite para as sobremesas, foi cafés e conta.
Conclusão: arrependemo-nos de não termos optado pelos petiscos que nos fizeram olhinhos na ementa: o Frango à Passarinho, as Endívias com Gorgonzola e Nozes, as Gambas Panadas com Molho Vermelho ou os Pimentos Padron.

Valha-nos Santo António, que tenho de lá voltar para provar estas iguarias!

Santo António de Alfama
Morada: Beco de São Miguel, nº 7, Lisboa
Tel.: 218 881 321
Site

Exibições: 1330

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês M.C em 2 Fevereiro 2011 às 13:01

Joana....tens que lá voltar...MESMO!!!!

Perdeste o melhor do Santo António!....os Petiscos!....

Esquece os pratos principais e ataca as entradinhas a meias com o pessoal. As endívias com gorgonzola e nozes, as cascas de batata, o queijo panado, há tb uma saladinha óptima...até tou a ficar com água na boca..

Vai um 2nd round?...   ;-p

Comentário de Xana Ales em 2 Fevereiro 2011 às 12:27

Olá Joana

Realmente tenha pena que o Sto António a tenha deixado mal!! há uns 5 anos que n vou lá mas sempre gostei de lá ir pq sempre comi bem. Para beber um cafe à noite ou pr jantar foi, durante mt tempo, um sitio onde ía com frequência. Tinha umas tiras de casca de batata salteadas como entrada q eram uma delicia...mas pelos vistos agora n é o caso!

boa sorte na próxima tentativa

 

alexandra

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço