GASTRONOMIA: Vamos à procura dos melhores doces da Páscoa?

Tradicionalmente, a Páscoa é uma época de celebração. Em plena Primavera comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo e existe todo um conjunto de tradições que ainda se tenta manter.
Em Portugal, a Páscoa é uma época característica de presentes cerimoniais, sobretudo de índole alimentar, e fazem-se vários doces típicos nesta ocasião. O mais famoso é o chamado Folar, que varia de Norte a Sul do país, consoante a região.
A receita do Folar mais vulgar é a de um bolo de massa seca, doce e ligada, feita com farinha de trigo, ovos, leite, banha ou pingue, açúcar e fermento, condimentado com canela e ervas aromáticas. Esta receita é comum em todo o Sul, no Algarve e no Alentejo, na Estremadura, nas Beiras e na zona do Porto. Nos arredores de Lisboa tem a forma oval, em Aveiro a de coração, e pode ainda tomar formas de animais como lagartos, pintos, borregos ou pombos. O Rio Douro demarca o limite da difusão deste tipo de Folar. Em Trás-os-Montes, os Folares são feitos em casa, no forno onde normalmente se coze o pão, mas também nas padarias locais que oferecem os fornos. Aqui o Folar é uma bola redonda, em massa dura, feita com farinha, ovos, leite, manteiga e azeite, recheada com bocados de carne de vitela, frango, coelho, porco, presunto e rodelas de salpicão, cozidos dentro de massa. Podem ser grandes e altos, como em Bragança e Mirandela, ou achatados e pequenos, em massa seca, como em Freixo de Espada à Cinta. No Sul são redondos, espessos e maciços.
Para além dos Folares, outras iguarias deliciam as bocas nesta quadra. O Pão – de-Ló não pode faltar na mesa das famílias portuguesas, sendo que existem várias especialidades:

Pão-de-ló de Margaride - elaborado com massa fina de farinha, ovos e açúcar, começou a ser produzido na primeira metade de oitocentos, quando a receita já era muito apreciada no Norte do país.
Pão-de-ló de Bolinhol – considerado o ex-líbris regional de Vizela, este doce caracteriza-se pela sua massa levemente húmida, de sabor inigualável e único, coberta por uma calda de açúcar.

 

Pão-de-ló de Ovar - tem o formato de uma broa, de massa muito leve e fofa e é coberto por uma finíssima côdea húmida, de cor levemente acastanhada circundada por uma orla de massa cremosa em tom amarelo - ovo. É tradicionalmente envolvido em papel de linho branco.

 

Pão-de-ló de Alfeizerão – muito fofo e leve, desfaz-se na boca, sendo recheado por uma espécie de mousse de ovos.


Pão-de-ló de Figueiró dos Vinhos – tem uma forma redonda e ondulada e não pode ser conservado ao ar pois seca. O segredo deste doce tão afamado deve-se às freiras que viveram outrora em Figueiró dos Vinhos.

Já que estamos embalados a falar de doçaria, não nos podemos esquecer do Ninho da Páscoa, um delicioso bolo feito à base de chocolate, coberto por fios de ovos e amêndoas; e por falar em amêndoas, sejam cobertas por chocolate branco, negro, de leite ou por calda de açúcar são sempre bem-vindas à mesa assim como os ovos de chocolate.
E porque sabemos que ficou com água na boca, nada como lhe dizer onde pode encontrar estas e outras iguarias que adoçam a alma. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões das melhores pastelarias e confeitarias de Lisboa e do Porto.

Lisboa
Confeitaria da Ajuda

Fabrica produtos tradicionais de confeitaria portuguesa e mediterrânea, tais como: Amêndoas e Pinhões drageados de açúcar, Frutas Cristalizadas, Marmelada, Bolos e Broas. Utiliza as antigas receitas caseiras e reproduz os mais deliciosos sabores.
Morada: R. João Saraiva, Nº28, Lisboa
Tel.: 218 438 100
Site: Confeitaria da Ajuda

Califa
Desde bombons e amêndoas, a bolos típicos como Bolo-Rei, até às refeições, o Califa é o local ideal para se estar, conviver, e deleitar-se com os produtos da pastelaria e da cozinha.
Morada: Estrada de Benfica, 463, Lisboa
Tel.: 217 785 030
Site: Califa

 

Confeitaria Nacional
Uma confeitaria à antiga mesmo na baixa lisboeta, com bolos tradicionais e um serviço muito personalizado. A receita do seu Bolo-Rei já foi premiada em exposições internacionais.
Morada: Praça da Figueira, 188, Lisboa
Tel.: 213 424 470
Site: Confeitaria Nacional

 

Versailles
Desde 1922 que esta pastelaria e casa de chá faz as delícias dos seus clientes. Vende bombons e amêndoas de várias qualidades e feitios.
Morada: Av. da República, 15 A, Lisboa
Tel.: 213 546 340 


Garret
No centro do Estoril e com vista para o mar, aqui pode saborear as receitas mais tradicionais de doçaria. O seu Bolo-Rei faz desencadear filas à porta.
Morada: Avenida Nice 54, Estoril
Tel.: 214 680 365
 

Páscoa
Fundada em 1956, começou a funcionar como uma pequena leitaria familiar. Hoje em dia já estendeu os seus serviços para padaria, pastelaria e cafetaria e é reconhecida pelos seus apetitosos bolos de fabrico próprio.
Morada: Av. D. Nuno Álvares Pereira, 28, 32 A
Tel.: 212 741 103
Site: Páscoa

 

Porto
Forno dos Clérigos
Com fabrico próprio de alta qualidade de pastelaria, possui uma variedade bastante grande de doces e salgados para venda ao público.
Morada:R. dos Clérigos, 69 -71, Porto
Tel.: 222 083 928
Site: Forno do Clérigos

 

Confeitaria Petúlia
De fabrico próprio, constitui um salão de chá, pastelaria, confeitaria e café ao mesmo tempo.
Morada: R. Júlio Dinis 775, Porto
Tel.: 226 066 181

Confeitaria Arcádia
Aqui fomenta-se a arte de bem-fazer chocolate. Aqui encontrará desde chocolates artesanais, tabletes, chocolates recheados com Vinho do Porto e amêndoas tradicionais ou drageias bonjour.
Morada: R. do Almada, 63, Porto
Tel.: 222 001 518
Site: Confeitaria Arcádia

 

Tavi
Quem recorda a antiga Tavi ainda sente o sabor das famosas Bolas de Berlim e das Glórias, do cheirinho aos Croissants, cozidos em fornos a lenha, da paciência nas infindáveis filas para comprar o Bolo-rei, na época natalícia.
Morada: R. Senhora da Luz, 363, Porto
Tel.: 226 180 15
Site:Tavi

 

Casa de Ló
Agora também salão de chá e bar, ocupa o espaço da Casa Margaridense e onde pão-de-ló continua a ser emblemático.
Morada: Travessa da Cedofeita, 21, Porto
Tel.: 933 619 615

Exibições: 8156

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço